Depois de uma primeira (e curta) existência no início do século XX, a Faculdade de Letras da U.Porto foi encerrada pelo poder político em 1928 e (re)instituída em 1961, com o objetivo de garantir o ensino humanístico na cidade.
Com cerca de 4.000 estudantes, a FLUP oferece atualmente um conjunto alargado de cursos de 1º ciclo (licenciatura), 2º ciclo (mestrado) e de 3º ciclo (doutoramento), enquadrados nas seguintes áreas disciplinares matriciais: Arqueologia, Ciências da Comunicação e Informação, Ciências da Linguagem, Estudos Românicos e Clássicos, Estudos Ingleses e de Expressão Inglesa, Estudos Alemães e de Expressão Alemã, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Museologia e Sociologia.
A oferta formativa da faculdade engloba ainda áreas mais especializadas, como por exemplo, as Relações Internacionais, a Tradução, o Português Língua Estrangeira, a Literatura Comparada, a Didática, os Estudos Africanos, os Estudos de Património, os Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território ou os Estudos Medievais e ainda uma variada gama de cursos de educação contínua abertos a toda a comunidade.
A FLUP é também um importante polo de investigação científica, potenciado pelo trabalho de oito Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Ao longo da sua existência, a FLUP funcionou em vários edifícios históricos da U.Porto. Em 1995, foi inaugurado o atual edifício da faculdade, situado no Polo III (Campo Alegre) da U.Porto.