A Universidade do Porto providencia diferentes serviços e programas cujo principal objetivo é ajudar a transformar as ideias que fervilham nas nossas escolas e centros de investigação em produtos que possam chegar ao mercado e ser comercializados.
Com o apoio da U.Porto Inovação, qualquer investigador, docente, funcionário ou estudante pode usufruir de um acompanhamento personalizado em todos os passos que compõem a cadeia de transferência de conhecimento. Entre eles incluem-se a comunicação de uma invenção; a proteção dos direitos de propriedade intelectual sobre uma solução ou invenção (por via de uma patente nacional ou internacional); o apoio, através do programa BIP PROOF, à prova de conceito e maturação do projeto de valorização da tecnologia; a identificação de oportunidades de negócio; o estabelecimento de contactos com a indústria; e, finalmente, a comercialização e negociação da exploração de tecnologias.
O empreendedorismo com base no conhecimento científico e tecnológico é também uma componente essencial da transferência de tecnologia. Das tecnologias geradas na Universidade do Porto tem resultado a criação e o reconhecimento de empresas spin-offs com alto potencial inovador. A este nível, a Universidade promove várias atividades de apoio ao empreendedorismo para a comunidade académica.
Atendendo ao potencial de aplicação dos resultados de investigação da U.Porto, a proteção via patente de invenções e posterior comercialização desses resultados tem especial peso no processo de transferência de tecnologia da U.Porto.
Todos estes princípios estão na base do Regulamento de Propriedade Intelectual da Universidade do Porto (RPIUP). Através deste quadro legal, procura-se proporcionar aos nossos inventores o acesso direto aos benefícios resultantes da valorização do conhecimento, potenciando desta forma a visibilidade e notoriedade da instituição e da sua comunidade científica junto da indústria, das empresas e da sociedade em geral.
O empreendedorismo com base no conhecimento científico e tecnológico é também uma componente essencial da transferência de tecnologia. Das tecnologias geradas na U.Porto tem resultado a criação e o reconhecimento de empresas spin-offs com alto potencial inovador. A este nível, a Universidade promove várias atividades de apoio ao empreendedorismo para a comunidade académica.