Avançar para conteúdo principal

O Porto - Informações e Serviços Úteis

Como vou ao médico? Onde posso fazer compras? A cidade é segura? No Porto tens disponíveis vários espaços e infraestruturas muito importantes para a tua vida e bem-estar.

Serviços de Saúde e Urgências

À semelhança da maioria dos países europeus, o número nacional de emergência é o 112.

Os dois maiores hospitais públicos da cidade são o Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Hospitalar Universitário do Porto, ambos com serviços de urgência abertos 24 horas por dia. Por toda a cidade, estão ainda disponíveis clínicas e centros de saúde, públicos e privados, alguns também com atendimento permanente.

Para recorrer a assistência no serviço público são válidos estes documentos:

  • Cartão do Cidadão, para cidadãos nacionais.
  • CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença), para cidadãos da União Europeia.
  • PB4, para cidadãos brasileiros. Neste caso, terá apenas de pagar uma taxa moderadora.

Caso seja necessário, podes também contactar a linha SNS24, disponível todos os dias 24h/dia, através do número 808 24 24 24 .

No caso dos serviços de saúde privados, é exigido o pagamento das respetivas despesas, podendo ser usado um seguro de saúde previamente ativado.

Saber mais sobre o SNS24

Serviços de Segurança

As forças de segurança pública predominantes no Porto são a PSP (Polícia de Segurança Pública), que atua nas zonas urbanas, e a GNR (Guarda Nacional Republicana), presente nas zonas com menos população. Podes pedir auxilio através do mesmo número de emergência: 112.

Existem outras forças policiais, como a GNR-BT – Brigada de Trânsito da GNR (responsável pela circulação automóvel), a PJ – Polícia Judiciária (responsável pela investigação criminal) e a Polícia Municipal.

Serviços de Água e Limpeza

A água canalizada (da torneira) no Porto é potável e de elevada qualidade para consumo, garantida pelos SMAS (Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento) da cidade.

A cidade está bem provida de ecopontos e equipamentos de deposição de resíduos indiferenciados, pelo que cabe a cada um de nós cumprir o seu papel na limpeza e gestão dos resíduos!

Informações Turísticas e Apoio à Juventude

Por várias vezes distinguido como o melhor destino turístico europeu, o Porto recebe diariamente milhares de turistas. A vida na cidade, a oferta cultural e o património são fatores que ajudam na escolha do Porto como um destino de eleição. Também por isso, a cidade está empenhada em ter todas as infraestruturas e serviços de apoio ao turismo (visitas guiadas, tours, excursões, experiências gastronómicas, passeios de barco, degustação de vinhos, programas culturais, etc.), além de estar a reforçar a sua capacidade hoteleira.

No Porto tens opções de alojamento a vários preços e para diferentes estilos. Para encontrar a oferta adequada, basta pesquisares nos conhecidos sites de reservas online ou no portal Visit Porto.

O IPJ (Instituto Português da Juventude) presta apoio específico à juventude através da emissão de um cartão com inúmeras vantagens – o Cartão Jovem – e gere as Pousadas de Juventude, entre muitas outras atividades, publicações e projetos.

Bibliotecas

Para além das bibliotecas da Universidade, existem outras de acesso público, geralmente coordenadas pela Câmara Municipal do Porto.

As principais bibliotecas da cidade são:

Existem ainda bibliotecas municipais em Matosinhos e em Vila Nova de Gaia. O horário de funcionamento deve ser consultado junto de cada instituição.

Livrarias e Papelarias

Como cidade literária, o Porto desfruta de uma enorme rede de livrarias, alfarrabistas e papelarias, algumas de renome internacional.

  • Livraria Lello
  • Flâneur
  • Livraria Poetria
  • Livraria Papa-Livros
  • Livraria Académica
  • Moreira da Costa Alfarrabistas
  • TimtimPorTimtim
  • Livraria Chaminé da Mota
  • Papelaria Araújo & Sobrinho

Entre muitas outras!

Postos de Turismo

Os postos de turismo garantem o acesso a todo o tipo de serviços e informações para visitar e explorar o Porto, além de mapas.

Consoante a tua localização, podes visitar os vários postos de turismo abertos ao público.

Comércio

Célebres pela sua intensa atividade comercial, as zonas de Santa Catarina, Boavista e Cedofeita têm uma longa tradição como destinos de compras. No centro da cidade e nas zonas limítrofes, existem também centros comerciais com estacionamento gratuito.

Há também o conhecido Mercado do Bolhão (atualmente em requalificação) e o Mercado do Bom Sucesso, transformado num espaço de lazer com restaurantes e pequenas lojas. Na cidade, realizam-se ainda pequenas feiras e mercados urbanos, como a Feira da Vandoma, o Mercado Porto Belo, o Flea Market ou o Mercado de Artesanato do Porto.