A participação da U.Porto em redes da investigação, para além de potenciar o desenvolvimento do conhecimento científico dos investigadores e de promover a integração e o relacionamento da comunidade científica da U.Porto com outras congéneres reconhecidas internacionalmente, assume-se como uma das principais componentes da estratégia de internacionalização da U.Porto.
O ecossistema da U.Porto conta com mais de 360 participações em Ações COST (à data de janeiro de 2024), as quais mobilizam várias centenas de investigadores da Universidade nas áreas das Artes e Humanidades, Ciências da Engenharia e Tecnologias, Ciências Exatas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
Com vista a reforçar a capacidade de inovação da Europa, o ecossistema I&D da U.Porto marca também presença em 4 das Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs) do EIT, nas áreas de Tecnologia de informação e comunicação do Futuro (EIT Digital); Inovação para uma vida saudável e o envelhecimento ativo (EIT Health); Redução de valor acrescentado (EIT Manufacturing); Matérias primas (EIT Raw Materials) e Indústrias culturais e criativas (EIT Culture and Creativity).
Ao nível de parcerias em investigação, a U.Porto acompanha e participa igualmente em parcerias público-privadas de âmbito europeu, como é o caso das Parcerias Europeias de Inovação ou das Iniciativas Tecnológicas Conjuntas.
Estas parcerias visam contribuir para o aumento do investimento na investigação, promovendo sinergias entre os setores público e privado, e possibilitando a participação dos investigadores da U.Porto em grandes projetos colaborativos com os mais avançados e reconhecidos laboratórios e empresas internacionais.
A integração da U.Porto nestas redes internacionais, para além de impulsionar uma crescente internacionalização da investigação “made in U.Porto”, potencia a qualidade científica e a capacidade de angariação de financiamento para as várias atividades de I&D da U.Porto.