Avançar para conteúdo principal

Sobre a U.Porto - Qualidade e Acreditação

Apesar de o compromisso com a Qualidade estar assumido desde os primórdios da Universidade, nas últimas décadas deram-se passos importantes para estabilizar e formalizar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), vetor central na “Cultura da Qualidade” que atravessa toda a atividade da U.Porto.

A U.Porto dispõe, desde 2006, de um Serviço de Melhoria Contínua - atual Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) - que tem a missão de promover e consolidar uma cultura da qualidade na Universidade e acompanhar todos os processos de avaliação institucional.

Nesta missão geral, incluem-se as seguintes vertentes:

  • Planear, apoiar e controlar um SGQ inclusivo, no qual todos os colaboradores da U.Porto sejam agentes da Qualidade, independentemente de onde e quando realizem o seu trabalho;
  • Integrar, através de procedimentos simples, nas tarefas correntes os mecanismos de avaliação e de melhoria;
  • Promover a "Cultura da Qualidade".

O reforço e a consolidação de uma “Cultura da Qualidade” foram assumidos como elementos estratégicos na Gestão da U.Porto, como se pode confirmar nos sucessivos planos estratégicos e grandes linhas de ação.

Em 2017, a U.Porto solicitou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a auditoria ao Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ.UP) que o Conselho de Administração da A3ES certificou sem condições por um período de 6 anos.

Pilares do Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto

Pilares do Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto

Recolha, tratamento, análise e divulgação de informação relevante e detalhada, sempre que possível em comparação nacional, sobre o desempenho da U.Porto nos principais domínios da sua atividade.

Educação

Investigação

Internacionalização

Recursos Humanos

Incorporação dos procedimentos de garantia da qualidade no Sistema de Informação da U.Porto (SIGARRA), no qual se formatam e normalizam a maioria das rotinas e se estabilizam boas práticas.

(*) Consulte também as edições anteriores do Procedimento de Monitorização e Monitorização da Oferta Formativa.

Aplicam-se aos principais domínios da sua atividade.

O Balanced Scorecard da U.Porto é o instrumento adotado para monitorização do desempenho da U.Porto e é apresentado nos planos estratégicos e grandes linhas de ação, e monitorizado anualmente nos planos de atividades e nos relatórios de atividades e contas.

Adota-se o Manual do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto como instrumento de verificação da adequação dos procedimentos de gestão aos requisitos ESG - 2015 e Referenciais SIGQ da A3ES - 2016.

Avaliação e Acreditação

Desde 2009 que todos os ciclos de estudos da U.Porto são sujeitos a um processo de avaliação externa, conduzido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) .

A avaliação e acreditação dos ciclos de estudos nacionais é realizada de acordo com as seguintes modalidades:

  • Acreditação preliminar: todos os ciclos de estudos que estavam em funcionamento em 2010
  • Acreditação Prévia de Novos Ciclos de Estudos (PAPNCE): destinada aos pedidos de criação apresentados a partir de 2010
    • A criação de ciclos de estudos implica a apresentação, por parte das Faculdades, de um pedido de acreditação prévia de novos ciclos de estudo (PAPNCE) junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esse pedido é instruído com os pareceres dos órgãos da(s) Faculdade(s) proponente(s) e carece de parecer prévio do Senado da U. Porto e aprovação pelo Reitor, ao abrigo das competências estatutárias que lhes estão atribuídas.
    • A criação de novos ciclos de estudo tem em consideração a oferta formativa do mesmo nível e área(s) científica(s) já existentes na U. Porto e, em caso de sobreposição desta(s), considera a possibilidade de supressão de ciclos de estudo cujos objetivos gerais possam ser substituídos pela nova proposta, evitando excessiva dispersão de docentes e estudantes.
    • Consulte a documentação relativa aos novos ciclos de estudos da U. Porto acreditados até ao momento.
  • Avaliação de Ciclos de Estudos em Funcionamento (ACEF ou PERA), no âmbito dos ciclos de autoavaliação regulares:

A acreditação de um ciclo de estudos assegura o cumprimento dos requisitos legais exigidos para a sua criação e funcionamento, assim como uma avaliação positiva nos critérios científicos e pedagógicos definidos pela A3ES.

Em 2019, a Universidade do Porto foi acreditada por 6 anos pela A3ES.

Em 2010, a Universidade do Porto foi avaliada pela European University Association (EUA) no âmbito do Institutional Evaluation Programme (IEP).