A U.Porto dispõe, desde 2006, de um Serviço de Melhoria Contínua - atual Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) - que tem a missão de promover e consolidar uma cultura da qualidade na Universidade e acompanhar todos os processos de avaliação institucional.
Nesta missão geral, incluem-se as seguintes vertentes:
- Planear, apoiar e controlar um SGQ inclusivo, no qual todos os colaboradores da U.Porto sejam agentes da Qualidade, independentemente de onde e quando realizem o seu trabalho;
- Integrar, através de procedimentos simples, nas tarefas correntes os mecanismos de avaliação e de melhoria;
- Promover a "Cultura da Qualidade".
O reforço e a consolidação de uma “Cultura da Qualidade” foram assumidos como elementos estratégicos na Gestão da U.Porto, como se pode confirmar nos sucessivos planos estratégicos e grandes linhas de ação.
Em 2017, a U.Porto solicitou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a auditoria ao Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ.UP) que o Conselho de Administração da A3ES certificou sem condições por um período de 6 anos.