Avançar para conteúdo principal

Mobilidade - Estudar na U.Porto

Ao optares por um período de mobilidade na U.Porto, estarás a juntar-te aos milhares de estudantes de todo o mundo que chegam anualmente até nós para viverem uma experiência de ensino (e não só) excecional. Se queres viver a aventura de uma vida, chegaste ao sítio certo!

A história repete-se com sucesso há mais de três décadas pelas mãos dos estudantes de todo o mundo que chegam, anualmente, à U.Porto para usufruírem das potencialidades da mais cosmopolita universidade portuguesa.

Enquanto porta de entrada para o mundo, a U.Porto dá-te a possibilidade de realizares um período de mobilidade “IN – INcoming” nas nossas faculdades e centros de investigação. Estas oportunidades são oferecidas no âmbito de iniciativas como o famoso Programa Erasmus +, ou ao abrigo de acordos de cooperação bilaterais que a Universidade dinamiza no quadro da cooperação internacional com instituições dos quatro cantos do planeta.

Eis o que deves saber para te juntares a nós...

Candidatura online

A candidatura um período de mobilidade na U.Porto é feita totalmente online. Só tens de seguir os seguintes passos:

  1. Acede à página de Candidatura
  2. Preenche o Formulário de Candidatura, de acordo com o Manual de Candidatura Online
  3. Recolhe as assinaturas necessárias (estudante e Coordenador de Mobilidade na tua universidade de origem);
    – Uma vez que a U.Porto implementou o uso de assinatura digital nos documentos relativos a estas candidaturas, o seu tratamento é feito apenas por via eletrónica (e-mail ou pendrive).
  4. Reúne os seguintes documentos:
    - Transcrição de Registos / Histórico Escolar (obrigatório)
    - CV (opcional)
    - Carta de Motivação e/ou Recomendação (opcional)
  5. Submete o Formulário de Candidatura, juntamente com os documentos.

Importante: Tanto o Formulário de Candidatura como o Contrato de Estudos devem ser assinados por ti e pelo Coordenador Local e/ou Institucional da tua universidade de origem.

Nota ainda que a submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceites após confirmação através de Carta de Aceitação, emitida pela Universidade do Porto.

Transcrição de Registos/Histórico Escolar

A Transcrição de Registos é um certificado que apresenta uma lista de todas as disciplinas realizadas, os créditos ECTS correspondentes a cada uma delas, os créditos atribuídos de acordo com a escala local ou nacional, as notas atribuídas de acordo com a escala de classificações local e as notas ECTS atribuídas. Este é um documento obrigatório.

Prazos de candidatura

As candidaturas para mobilidade internacional na U.Porto devem ser feitas nos seguintes prazos:

Prazos das candidaturas a mobilidade
Duração da Mobilidade Prazo Anúncio dos Resultados

Um Ano Académico

Até 21 de maio

Durante o mês de junho

1.º Semestre

Até 21 de maio

Durante o mês de junho

2.º Semestre

Até 15 de outubro

Durante o mês de novembro

Nota que a submissão da candidatura não te garante uma vaga na U.Porto. Considera-te IN apenas quando receberes a Carta de Aceitação.

Se a tua candidatura for aprovada, mas não conseguires estar presente no início do período académico (consulta o Calendário Académico), deves chegar sem falta até ao final da primeira semana letiva.

Checklist

Se a tua mobilidade foi aprovada, só falta mesmo assegurares-te de que não falta nenhum dos documentos necessários antes da partida para o Porto. Não percas esta checklist!

  • Carta de aceitação;
  • Confirmação de alojamento;
  • Documento de identificação (Passaporte/BI);
  • Visto Estada Temporária (permanência inferior a 1 ano) / de Residência (permanência superiores a 1 ano);
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença / Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM/PB4) / Seguro privado;
  • Dinheiro de bolso (numerário para despesas correntes);
  • Contrato de estudos/estágio.

Propinas / Taxas

Os estudantes de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+ e de alguns acordos de cooperação beneficiam da isenção de propinas e/ou taxas na instituição de acolhimento, incluindo taxas de registo, de inscrição em exames, de acesso a laboratórios e bibliotecas, entre outras.

Nestas despesas não estão incluídos os gastos associados à mobilidade, como o seguro escolar, alojamento, Curso de Língua Portuguesa, fotocópias, produtos de laboratório, etc.

Mais informações

Mais informações

Para mais informações, podes sempre contactar o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, estrutura responsável por assegurar o acompanhamento e orientação dos estudantes antes (apoio à candidatura) e durante o período de mobilidade.

Contactos

Serviço de Relações Internacionais

Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira, s/n
4099-002 Porto, Portugal 

Tel.: (+351) 220 408 161 / 000
E-mail: [email protected]
Web: https://international.up.pt

Agendar atendimento / Schedule a meeting