Avançar para conteúdo principal

Ecossistema de Investigação - Estruturas de I&D

A U.Porto conta com uma ampla estrutura de investigação científica, que oferece as melhores condições para o desenvolvimento das atividades de investigação, desenvolvimento e inovação a todo o ecossistema da Universidade.

Introdução Estruturas de Investigação e Desenvolvimento

O ecossistema de I&D+i da U.Porto está estruturado, internamente, em torno de Unidades Orgânicas, Institutos de Investigação associados e Centros Funcionais e de Competência.

A Universidade participa ainda em Laboratórios Associados (LA) e Laboratórios Colaborativos (CoLAB), bem como em Infraestruturas de Investigação, que integram o Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), entre outros.

Esta estrutura dinâmica, que abrange diversas áreas de investigação, está empenhada em apoiar e incentivar a produção de conhecimento que dê resposta aos principais desafios científicos e societais da atualidade.

Unidades Orgânicas

As Unidades Orgânicas (faculdades) têm por missão, para além do ensino e formação, também a investigação, nos domínios das suas atribuições específicas. A U.Porto é composta por 14 faculdades que se encontram dispersas pelos três polos do campus (Polo 1, Baixa; Polo 2, Asprela; Polo 3, Campo Alegre).

Às faculdade junta-se ainda uma escola de negócios reconhecida internacionalmente ao nível da formação empresarial - a Porto Business School.

Institutos de Investigação associados

A U.Porto conta com 11 Institutos de Investigação associados, os quais potenciam a criação de conhecimento e a inovação. Participam nestes institutos, para além da Universidade, outras entidades públicas e privadas, o que favorece a ligação das atividades de I&D+i da U.Porto à comunidade.

Alguns destes institutos estão também inseridos em Laboratórios Associados, estruturas de investigação orientadas para a prossecução da política científica e tecnológica do Governo português:

Alguns destes institutos estão também inseridos em Laboratórios Associados, estruturas de investigação orientadas para a prossecução da política científica e tecnológica do Governo português.

Centros Funcionais e de Competência

A U.Porto conta ainda com Centros Funcionais e de Competência, que têm como função prestar serviços de apoio a atividades de I&D+i em diferentes temáticas (desde os materiais, a cibersegurança, o envelhecimento, até à biomecânica), para além de agregar os conhecimentos e as competências existentes na Universidade.

Laboratórios Associados

O ecossistema de I&D+i da U.Porto, através das suas Unidades de I&D, integra 17 Laboratórios Associados (LA)reconhecidos pela FCT, em dez domínios temáticos.

Constituídos através de consórcios entre instituições de I&D+i, os LA visam incentivar a agregação e organização de recursos humanos e materiais com qualidade e dimensão necessárias para responderem aos objetivos específicos da política científica e tecnológica nacional:

Biomedicina e Biologia Molecular e Celular

Ciências Agrárias, Agroalimentares e Veterinárias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências do Mar

Engenharia Eletrotécnica e Informática

Engenharia Mecânica

Engenharia Química e Biotecnologia

• LaPMET - Laboratório de Física para Materiais e Tecnologias Emergentes

Inteligência Artificial

Laboratórios Colaborativos

A U.Porto participa em 22 Laboratórios Colaborativos (CoLAB) reconhecidos pela FCT, em onze áreas temáticas.

Os CoLAB consistem em associações privadas sem fins lucrativos que aproximam a academia do setor industrial, criando sinergias que facilitam e impulsionam a transferência de conhecimento gerado no meio académico para o mercado.

Agroalimentar

Biodiversidade e Florestas

Ciência de Dados e Serviços de Inovação

Clima, Espaço e Oceanos

Digital e Sistemas de Informação

Energia e Hidrogénio Verde

Energia e Sustentabilidade

Materiais, Economia Circular e Sustentabilidade Urbana

Serviços Sociais

Valorização e Transferência da Tecnologia da Água

Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação

A U.Porto integra 24 infraestruturas de investigação do RNIE da FCT, em seis domínios temáticos.

Estas infraestruturas incluem plataformas, recursos e serviços disponíveis para a comunidade científica, oferecendo equipamentos de grande porte e outros instrumentos científicos, coleções, arquivos e dados, sistemas computacionais e redes de comunicação, fomentando o acesso aberto digital, numa perspetiva de estímulo à excelência nas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Ciências do Ambiente

• C4G - Colaboratório para as Geociências
  • EMBRC.PT - Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos Portugal
  • EMSO-PT - Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água – Portugal