Avançar para conteúdo principal

O que Investigamos - Investigação na U.Porto

À imagem das melhores universidades mundiais, a Universidade do Porto combina a vocação para o ensino com um trabalho de excelência na área da investigação científica.

É na amplitude do seu ecossistema e na relação umbilical entre as dimensões da aprendizagem e da criação de saber que se radica o posicionamento da U.Porto enquanto Universidade de Investigação.

Refletindo o dinamismo e interdisciplinaridade do Ecossistema de Investigação, a U.Porto assume-se hoje como um dos grandes produtores de Ciência do país em todas as áreas do conhecimento.

Este resultado é reflexo do esforço liderado pelas suas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI) e da atividade levada a cabo pelas diferentes entidades que compõem o ecossistema de investigação, bem como do envolvimento ativo da U.Porto em Laboratórios Associados e Laboratórios Colaborativos e a significativa participação da Universidade em infraestruturas do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação.

O caráter de excelência que define a investigação, a produção científica e toda a comunidade de investigação da U.Porto é tornado particularmente evidente pelo cada vez maior destaque da Universidade nos principais rankings académicos e científicos internacionais.

Para o volume e qualidade do conhecimento produzido na U.Porto contribui também o forte investimento em laboratórios e equipamentos de ponta, aliado a um corpo científico altamente qualificado.

O que melhor define a investigação da U.Porto é, contudo, o caráter profundamente orientado para as necessidades da sociedade e para as estratégias de investigação e inovação regionais, nacionais e internacionais.

Do trabalho colaborativo desenvolvido diariamente pelas nossas estruturas de I&D – muitas vezes em articulação com outros organismos nacionais e internacionais – têm nascido importantes descobertas nos diferentes domínios do conhecimento e algumas das mais relevantes inovações da indústria portuguesa.