Criado em 1976, por iniciativa de um grupo de personalidades inspiradas no pensamento de Abel Salazar, o ICBAS assumiu-se, desde as origens, como uma escola multidisciplinar e multiprofissional na área das Ciências da Vida.
Ao apostar numa formação abrangente em áreas como a Medicina, a Medicina Veterinária, ou as Ciências do Meio Aquático, mas também na cooperação com diferentes instituições da cidade – designadamente o Hospital Geral de Santo António – e na promoção de serviços especializados à comunidade, o instituto introduziu uma série de princípios inovadores que acompanham a vida da instituição até hoje, fazendo jus ao lema da escola: “Um médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe”.
O ICBAS está instalado, desde 2011, no moderno complexo ligado às Ciências da Vida e da Saúde, situado no Polo I (Centro) da U.Porto, o qual partilha com a Faculdade de Farmácia.
O Instituto possui ainda instalações no Campus Agrário de Vairão (Vila do Conde), dedicadas ao ensino e investigação científica no campo das ciências veterinárias.