Avançar para conteúdo principal

O que Investigamos - [email protected]

A qualidade do ecossistema de I&D da U.Porto tem vindo a ser reconhecida com a atribuição de bolsas do European Research Council (ERC), financiando investigadores com ideias inovadoras em diversas áreas científicas.

Criado em 2007, com vista a fomentar a investigação da mais alta qualidade, o European Research Council (ERC) oferece financiamento atrativo para apoiar investigadores com ideias inovadoras a formarem a sua equipa, com vista à prossecução de investigação de fronteira e de alto risco/alto ganho, em todos os domínios científicos.

As bolsas ERC são atribuídas através de concurso entre projetos liderados por investigadores que trabalham ou pretendem trabalhar na Europa e que se encontrem em início de carreira ou já estabelecidos. O único critério de seleção é a excelência científica.

A qualidade do ecossistema de Investigação da U.Porto tem vindo a traduzir-se na captação crescente destas prestigiadas bolsas, tendo os investigadores da Universidade captado até ao momento 18 bolsas ERC nas suas diversas tipologias – 10 Starting Grants, 5 Consolidator Grants, 2 Advanced Grants e 1 Synergy Grant.

Sobre as Bolsas ERC

Tipologias de Bolsas ERC

ERC Starting Grant

1.5 milhões € atribuídos ao longo de cinco anos a investigadores promissores que iniciam a sua própria equipa ou programa de investigação independente;

ERC Consolidator Grant

2 milhões € atribuídos ao longo de cinco anos a investigadores em fase de consolidação de equipa;

ERC Advanced Grant

2.5 milhões € atribuídos ao longo de cinco anos a investigadores principais experientes cujo trabalho inovador seja disruptivo na respetiva área;

ERC Synergy Grant

10 milhões € atribuídos ao longo de seis anos e destinados a projetos científicos de excelência submetidos por um grupo de 2 a 4 Investigadores Principais, orientados para a resolução de problemas de investigação ambiciosos cuja resolução exija o trabalho conjunto de todos os investigadores e equipas envolvidas;

ERC Proof of Concept

Apoio disponibilizado aos investigadores que já possuem uma bolsa ERC, para estabelecer a prova de conceito de uma ideia gerada no decurso dos seus projetos ERC.

Apoio a candidatos ERC

O Serviço de Investigação e Projetos da U.Porto (SIP) fornece apoio aos investigadores do ecossistema da U.Porto que pretendam candidatar-se a bolsas ERC.

Este apoio pode traduzir-se sob várias formas, nomeadamente através da realização de mock interviews, dinamização de sessões de informação dedicadas ao tema, workshops para treino em avaliação e redação de propostas, e prestação de informações e apoio a candidatos individuais.

Serviço de Investigação e Projetos

Reitoria da Universidade do Porto