Avançar para conteúdo principal

Aprendizagem ao Longo da Vida - Acesso e Ingresso

Pensados e construídos segundo os mesmos padrões de qualidade que definem a restante oferta formativa da U.Porto, os cursos de Educação Contínua (não conferentes de grau académico) estão abertos à comunidade em geral.

A oferta formativa não conferente de grau inclui os cursos de pós-graduação, as unidades e os cursos de formação contínua, bem como as formações livres.

Os cursos de nível pós-graduado incluem cursos de Especialização (nível de 2.º ciclo / Mestrado) e Estudos Avançados (nível de 3º ciclo / Doutoramento).

Já o acesso às Unidades de Formação Contínua ou aos Cursos de Formação Contínua (com planos de estudo que incluem várias unidades de formação) ou Unidades de Formação Contínua, não pressupondo formação inicial graduada, pode exigir a satisfação de condições específicas para a frequência do ensino superior.

As formações livres (Cursos de Formação Livre ou Unidades de Formação Livre) não exigem formação inicial graduada nem condições de frequência do ensino superior, sendo por isso abertos a qualquer pessoa. Neste âmbito, a oferta da UPorto inclui também o Programa de Estudos Universitários para Seniores (PEUS), dirigido a diplomados com mais de 55 anos.

A U.Porto possibilita ainda a frequência de unidades curriculares singulares dos seus ciclos de estudos de todos os níveis de formação a candidatos internos ou externos à U.Porto interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas de estudo oferecidas pela Universidade.

As qualificações e condições de acesso às unidades curriculares singulares encontram-se especificadas no Regulamento de Frequência de Unidades Curriculares Singulares dos Cursos e Ciclos de Estudos da U.Porto.

Candidatura

As condições de acesso (critérios de acesso e de seriação, documentos necessários, prazos, vagas disponíveis, etc.) às formações da U.Porto na área da Educação Contínua são estabelecidas pela faculdade responsável.

No caso das unidades curriculares singulares, a candidatura deve ser apresentada junto da faculdade da U.Porto que o estudante pretende frequentar. Os candidatos externos – que não estejam a frequentar um curso da U.Porto – devem apresentar um documento comprovativo das qualificações que possuem.

O acesso à frequência de unidades curriculares singulares de 3.º Ciclo (Doutoramento) da U.Porto está dependente das condições definidas pelos seus diretores. Deverá, por isso, ser consultada a informação disponibilizada pelas várias faculdades.

Propinas e Taxas

O valor da propina (e respetivas modalidades de pagamento) das formações de Educação Contínua da U.Porto é definido e aprovado anualmente por cada faculdade, tendo em consideração a relevância formativa ou profissional e a sustentabilidade financeira do mesmo.

Mais informações

Mais informações

A informação apresentada nesta página não dispensa a consulta dos serviços académicos da faculdade a que pretende candidatar-se.

Para esclarecimento genéricos, poderá contactar o Serviço de Formação e Organização Académica (FOA), sediado na Reitoria da U.Porto.

Contactos

Serviço de Formação e Organização Académica (FOA)

Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal

Tel.: (+351) 220 408 328
E-mail: [email protected]

Mais informações sobre a FOA / More information about FOA