A Bíblia, Livro de Livros III Esta formação não está ativa.
O Antigo Testamento encerra um conjunto de livros que são muito menos conhecidos do que o Novo Testamento. No entanto, o seu conhecimento e a sua simbologia emergem em inúmeros produtos culturais, embora a sua presença passe, frequentemente, despercebida, em virtude desse desconhecimento.
Na sequência do Cursos ¿Bíblia, Livro dos livros¿ 1 e 2, procura-se estudar, através de uma perspetiva temática transversal, alguns livros do A. Testamento mais significativos para o pensamento ocidental nas áreas da Lei, da Justiça e do Culto (Levítico e Deuteronómio).
Consideramos igualmente decisivo para o pensamento artístico ocidental o Livro dos Salmos, tal como os Livros Judite e Tobias, que, através do ¿Midrash¿, associam o conceito de conto popular à transmissão de uma certa sabedoria. Por sua vez, o Livro da Sabedoria, influenciado pela cultura grega, abre igualmente à cultura ocidental um horizonte sapiencial.
Procura-se que o estudo dos temas apresentados permita revelar as grandes linhas de força antropológicas do Antigo Testamento que se repercutem no modo como o pensamento ocidental configurou o sentido da existência humana.