Avançar para conteúdo principal

Estudantes Internacionais - Informações Úteis

Queres vir para Portugal, mas não tens condições económicas para o fazer? Foste aceite na Universidade mas não sabes como começar a preparar a aventura da tua vida? Aqui fica uma ajuda...

Bolsas e financiamento

A Universidade do Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes, os quais abrangem igualmente os estudantes internacionais.

As bolsas de estudo concedidas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) estão disponíveis para todos os estudantes da U.Porto inscritos em Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados, incluindo os nacionais de Estados-membros da União Europeia, apátridas e oriundos de países com os quais a Universidade tem estabelecidos protocolos de cooperação. A única exceção são os estudantes com Estatuto do Estudante Internacional.

Uma vez na U.Porto, e mediante desempenho escolar excecional, podes candidatar-te a bolsas de mérito financiadas pelo Governo português. Estas bolsas são destinadas a estudantes de Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados.

Algumas faculdades da U.Porto concedem incentivos financeiros aos estudantes com Estatuto do Estudante Internacional, em função da classificação geral de acesso.

A frequência de um programa de formação na U.Porto pode ser financiada através de bolsas de estudo e de investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais ou instituições parceiras, por via da celebração de acordos e de consórcios nacionais e internacionais.

Entre as entidades e iniciativas que prestam este tipo de apoios, incluem-se o Portal das Comunidades Portuguesas, o Instituto Camões, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa Santander Universidades, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millenium BCP, os programas UT Austin Portugal, CMU Portugal e MIT Portugal, entre outros.

Uma vez na U.Porto, deves fazer a prova do tipo de bolsa de que usufruis.

Vistos

Neste caso, deves solicitar um visto de residência no Consulado de Portugal no teu país de origem.

Caso não tenhas sido submetido/a a nenhum controlo pelos serviços de imigração, deves dirigir-te ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no prazo de três dias após a tua chegada a Portugal para fazer o registo de entrada (Declaração de Entrada). Este procedimento é obrigatório e os prazos devem ser respeitados.

Se já tens o teu visto de Residência, deves agendar uma entrevista no SEF para pedires a Autorização de Residência. Esta pode ser prolongada até ao final do teu período de estudos, investigação, estágio ou formação profissional.

Se vens de um Estado-membro da União Europeia, podes entrar em Portugal mediante a apresentação do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou passaporte válido. No entanto, se vais ficar no país mais de três meses, deves certificar o teu registo na Câmara Municipal do Porto, no final desse período.

Alojamento

A U.Porto reserva um determinado número de vagas nas suas residências universitárias para estudantes de 1º Ciclo ou 2.º Ciclo, ao abrigo de um programa de mobilidade. Alternativamente, encontras na cidade do Porto várias opções de alojamento a custo acessível no setor privado.

Para mais informações, contacta a Unidade de Alojamento dos  Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), entidade responsável pela gestão das unidades de alojamento da Universidade.

Conta bancária

Aconselhamos-te a abrir uma conta bancária em Portugal, de maneira a evitares taxas elevadas de transações e dificuldades com cartões de crédito estrangeiros.

Abrir uma conta bancária é bastante simples. Dirige-te ao banco pretendido com:

  • o teu passaporte ou bilhete de identidade internacional;
  • um endereço em Portugal;
  • um número fiscal português, que podes solicitar na Loja do Cidadão.

A Universidade do Porto tem um acordo com o Banco Santander Totta, o qual garante condições e vantagens especiais aos estudantes que abram conta neste banco.

Seguros e apoio médico

O teu bem-estar é uma prioridade para a U.Porto. Por isso mesmo, aconselhamos-te a procurar outras formas de proteção pessoal além do seguro escolar obrigatório.

O Seguro Escolar da U.Porto é obrigatório e assegura um conjunto de garantias em situações ocorridas no decorrer de atividades académicas (aulas, visitas de estudo, aulas ao ar livre, estágios ligados à atividade escolar, outras atividades promovidas pela Universidade ou viagens no percurso normal de ida e volta da residência para a escola):

  • Acidentes pessoais;
  • Invalidez permanente ou morte;
  • Despesas de tratamento e responsabilidade civil dos estudantes perante terceiros.

Este seguro não cobre casos de doença ou acidentes ocorridos fora do âmbito escolar.

Inscreve-te na secretaria da tua faculdade. Para mais informações sobre os serviços de apoio médico disponibilizados pela U.Porto, contacta o Gabinete Médico dos SASUP.

Se vens de um Estado-membro da União Europeia, do Espaço Económico Europeu ou da Suíça, tens direito ao Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Com este cartão, terás assistência em caso de doença súbita ou acidente. Deves requisitar o CESD no serviço de segurança social do teu país de origem, antes da vinda para o Porto. À chegada, inscreve-te no Centro de Saúde da tua nova área de residência. O cartão permite-te recorrer aos cuidados de saúde pública em Portugal e pagar o mesmo que os cidadãos locais nas mesmas circunstâncias.

Se és do Brasil e pretendes beneficiar dos cuidados de saúde pública em Portugal, deves solicitar o formulário PB4 – atestado de direito à assistência médica – junto dos serviços de segurança social do teu país. Neste documento, será indicado o período de concessão das prestações médicas. À chegada ao Porto, apresenta o PB4 no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social da tua nova área de residência.

Os estudantes de países fora do Espaço Económico Europeu (EEE) e Suíça devem informar-se sobre as opções de proteção pessoal disponíveis junto das autoridades competentes do país de origem. Caso não exista um sistema cooperante, deves obrigatoriamente contratar um seguro de saúde privado para garantir a cobertura de eventuais problemas de saúde durante a tua estadia.

Todos estamos susceptíveis a acidentes. Este seguro, de preço acessível, não é obrigatório mas é recomendável. Os seguros de saúde e o CESD não cobrem situações de acidentes de responsabilidade civil.

Este seguro não é obrigatório, mas pode ser aconselhável em alguns casos. Para além de contemplar acidentes pessoais, cobre, em muitos casos, despesas de repatriamento em caso de doença ou acidente.

Ajuda e suporte

A U.Porto disponibiliza um amplo dispositivo de suporte especialmente dirigido aos estudantes internacionais. Mobilizando dezenas de funcionários, esta estrutura garante que tenhas todo o acompanhamento necessário nas várias fases da tua experiência na Universidade.

A nível central, o Serviço de Formação e Organização Académica (FOA) e o Serviço de Relações Internacionais (SRI), ambos sediados na Reitoria, estão sempre disponíveis para orientar os estudantes internacionais da U.Porto antes e após a sua chegada à Universidade. Podes igualmente recorrer aos serviços académicos e a outras estruturas de apoio existentes na tua faculdade.

Os nossos estudantes internacionais prestam também um apoio importante àqueles que, todos os anos, chegam de todo o mundo para se juntarem à comunidade académica mais cosmopolita em Portugal. Conhece as nossas associações de estudantes internacionais.

Contactos

Unidade de Formação e Organização Académica (FOA)

Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal

Tel.: (+351) 220 408 198
E-mail: [email protected]

Mais informações sobre a FOA / More information about FOA


Serviço de Relações Internacionais

Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira, s/n
4099-002 Porto, Portugal 

Tel.: (+351) 220 408 161 / 000
E-mail: [email protected]
Web: https://international.up.pt

Agendar atendimento com o Serviço de Relações Internacionais / Schedule a meeting with the International Relations Service