Avançar para conteúdo principal

Iniciativas - Three Minute Thesis - 3MT®

A competição 3MT® U.Porto oferece aos estudantes de doutoramento da Universidade a oportunidade de testarem as suas capacidades de comunicação.

Three Minute Thesis (3MT®) é uma competição académica destinada a estudantes de doutoramento, desenvolvida e patenteada pela University of Queensland (Austrália). Desde a sua primeira edição, em 2008, a popularidade da competição tem vindo a aumentar, levando a que esta ocorra atualmente em mais de 900 universidades de todo o mundo.

Os estudantes de doutoramento são desafiados a explicar, a uma audiência não especializada, a importância e o significado da sua investigação. Tudo isto em apenas 3 minutos, e usando como auxiliar não mais que um único diapositivo de PowerPoint.

A competição 3MT® U.Porto oferece aos estudantes de doutoramento a oportunidade de desenvolver capacidades importantes e necessárias dentro e fora da academia, como falar para uma audiência, comunicar ideias complexas de forma clara e acessível e gerir o tempo e o conteúdo da comunicação. Ao participar neste evento os estudantes têm ainda a oportunidade para refletir de forma criativa sobre como comunicar os resultados da sua investigação.

Em 2022 e pela primeira vez, a Universidade do Porto promoveu esta competição, dando a oportunidade aos seus estudantes de doutoramento de pôr em prática as suas capacidades de comunicação e de se juntarem, conhecerem e interagirem, partilhando os resultados da sua investigação entre si e com a comunidade.