Avançar para conteúdo principal

O Porto - À descoberta da cidade

Descobrir o Porto significa ir ao encontro de tantas surpresas quantas uma das cidades mais antigas e belas da Europa pode proporcionar. Aqui ficam algumas dicas para te "perderes" no "melhor destino do mundo".

Povoada por igrejas, monumentos e museus, a cidade “Invicta” possui um dos mais ricos patrimónios artísticos, culturais e históricos em Portugal. Uma riqueza que tem a sua expressão máxima no Centro Histórico do Porto, classificado como património mundial pela UNESCO em 1996 e ponto de partida ideal para uma viagem que mistura, na medida certa, o passado e a contemporaneidade.

Mas o Porto é, também, uma cidade que se descobre numa pequena viela ou num recanto de uma rua estreita; numa caminhada matinal junto ao Rio Douro ou num almoço na Ribeira; a assistir a um pôr-do-sol numa esplanada da Foz, ou à mesa de um restaurante tradicional; e sempre no diálogo com o “saber a Porto” dos seus habitantes. Ficam algumas sugestões que convidam à exploração e à aventura:

Museus, Exposições e Galerias

Além dos museus da Universidade, o Porto acolhe instituições de renome como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, um projeto arquitetónico de Álvaro Siza Vieira com uma proposta expositiva inovadora. O Museu Nacional Soares dos Reis, localizado no Palácio das Carrancas, foi o primeiro museu português de arte, onde hoje encontrarás variadas obras dos séculos XIX e XX. Visita também as diversas galerias de arte espalhadas pela cidade, as quais refletem a intensa atividade artística da cidade.

Monumentos

Um pouco por toda a cidade encontrarás marcos históricos, que transmitem a essência da cidade e das suas gentes. Para os que se interessam por arquitetura, os Clérigos ou a Sé do Porto proporcionam uma viagem pela História, com uma vista inigualável da cidade.

Parques e Jardins

Cidade adepta de espaços verdes, o Porto convida a desfrutar da Natureza nos seus parques e jardins, muitos deles com vista generosa para o rio Douro. Destacamos o Parque da Cidade, o Parque de Serralves e o Palácio de Cristal. No campus universitário podes, por exemplo, explorar o novo Parque Botânico do Campo Alegre, que integra o histórico Jardim Botânico da Universidade do Porto, o Jardim da Casa do Primo Madeira e os jardins da Faculdade de Ciências.

Cruzeiros no Rio Douro

É impossível conhecer verdadeiramente o Porto sem descobrir o rio Douro. E uma das melhores formas de o fazer, além das caminhadas ao longo da calçada que acompanha a curva do rio desde a Ribeira até à Foz, é embarcar num passeio de barco. Durante praticamente todo o ano, a Praça da Ribeira é ponto de partida de diversas embarcações. Com viagens mais ou menos longas, o final poderá ser brindado com Vinho do Porto...

O Vinho do Porto e as Caves

Mundialmente famoso, o Vinho do Porto continua a ser um dos tesouros mais procurados da cidade. Um vinho sem igual, que tem as suas caves ao longo da margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Proveniente das terras do Alto Douro, o Vinho do Porto desce o rio para envelhecer em cascos de carvalho ou em garrafas, armazenados com vista para a Ribeira. Uma visita obrigatória, com direito a degustação.