Avançar para conteúdo principal

Mestrados - Funcionamento e Propinas

Como funcionam e qual a duração dos Mestrados da Universidade do Porto? Quanto tens de pagar para frequentar um curso na U.Porto? Descobre as respostas abaixo.

Funcionamento e propinas dos Mestrados da U.Porto

Como funcionam?

Os Mestrados da U.Porto têm uma duração compreendida entre três e quatro semestres (ano e meio a 2 anos), a que correspondem, respetivamente, 90 e 120 créditos ECTS. A grande maioria dos programas de Mestrado da U.Porto têm uma duração correspondente a 120 créditos.

Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares denominado curso de Mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.

A conclusão do curso implica ainda a realização de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, especialmente realizados para este fim, ou um estágio profissional objeto de relatório final, a que corresponde um mínimo de 35% do total de créditos do do ciclo de estudos.

O grau de Mestre é conferido aos estudantes que se inscrevam na dissertação/projeto/estágio e obtenham aprovação no respetivo ato público de defesa. Aos estudantes que obtenham aprovação a todas as unidades curriculares que integram a componente curricular pode ainda ser atribuído um diploma de curso de Mestrado (não conferente de grau).

Para mais informações, consulta o Regulamento Geral dos Segundos Ciclos de Estudos (Mestrados) da Universidade do Porto.

Nota ainda que cada curso tem, por sua vez, o seu próprio regulamento.

Glossário Académico

Funcionamento e propinas dos Mestrados da U.Porto

Quanto custam?

A frequência de um curso de 2.º Ciclo (Mestrado) da U.Porto está sujeita ao pagamento de uma propina/taxa anual.

No ano letivo 2023/2024, o valor indicativo da propina/taxa anual dos Mestrados na U.Porto, para estudantes nacionais e/ou equiparados, é de 1.250 euros (+1,95 euros de seguro escolar).

Se tens o Estatuto do Estudante Internacional, nota que o valor da propina/taxa é definido por cada faculdade da U.Porto, de acordo com o custo real do curso. Nestes casos, pode ser aplicada uma redução até 45% do valor aos estudantes nacionais dos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Para saberes os valores exatos por curso, consulta a nossa Oferta Formativa.

Para mais informações (prazos, condições de pagamento, etc.), podes consultar o Regulamento de Propinas da U.Porto, ou contactar os serviços académicos da faculdade que pretendes frequentar.

Bolsas e Financiamento