Avançar para conteúdo principal

Cultura, Museus e Património - Espaços Verdes

O Porto está repleto de belos e amplos espaços verdes. Descubra a beleza natural da cidade, começando pelos jardins e parques da Universidade do Porto.

Do histórico Jardim Botânico do Porto aos jardins que "pintam" a maioria das nossas faculdades, é fácil encontrar na U.Porto um espaço verde para desfrutar da natureza, praticar exercício físico ou simplesmente relaxar e conviver.

O campus dispõe de parques e jardins com grande biodiversidade vegetal, qualidade ambiental e riqueza paisagística. Entre os espaços mais recentes, destaca-se o Parque Central da Asprela, que liga as várias faculdades e centros de investigação do maior polo da U.Porto.

Mas este é apenas um dos muitos espaços verdes de que pode desfrutar na U.Porto. Abaixo deixamos mais algumas sugestões...

Jardim Botânico da U.Porto e Casa Andresen

Jardim Botânico da U.Porto e Casa Andresen

Projetando-se numa área de quatro hectares, o histórico Jardim Botânico da U.Porto convida a horas de passeio por entre sebes de japoneiras, lagos com plantas aquáticas, um parque povoado por magnólias ou tulipeiros, um jardim de suculentas e uma zona de estufas com orquídeas e plantas variadas.

Ideal para uma pausa no estudo e no trabalho, o Jardim, que pertenceu à família dos famosos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) e Ruben A. (1920-1975), alberga a Casa Andresen. Ali está instalada, desde 2017, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).

Localização: Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto, Portugal.

Casa Andresen vista do Jardim Botânico
Casa Andresen Jardim Botânico

Mais informações sobre o Jardim Botânico da U.Porto

Parque Botânico do Campo Alegre

Ocupando uma área total de cerca de 13 hectares, entre edificado e espaço exterior, o recém-criado Parque Botânico do Campo Alegre estende-se desde os jardins da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) ao jardim da Casa Primo Madeira e ao Jardim Botânico da Universidade do Porto. Neste "tour verde, é possível apreciar cerca de 2000 espécies botânicas.

Localização: Rua do Campo Alegre, 4150-180 Porto, Portugal.

Parque botânico do Campo Alegre
Parque Botânico Campo Alegre FCUP Jardim Primo Madeira

Jardim de Belas Artes / Palacete Braguinha

Jardim de Belas Artes / Palacete Braguinha

O histórico Palacete oitocentista que serve de "casa" à Faculdade de Belas Artes é a porta de entrada para um autêntico museu ao ar livre em pleno centro do Porto.

Para além dos edifícios de grande interesse arquitetónico que povoam o jardim da Faculdade, uma visita convida também a conhecer as belas esculturas que ali vivem, criadas por antigos estudantes da FBAUP e das escolas que a antecederam.

Localização: Avenida Rodrigues de Freitas, 265-269, 4049-021 Porto, Portugal.

Três estudantes a passearem no jardim da FBAUP
Jardim Belas Artes 3

Casa do Gólgota

Casa do Gólgota

Antes de se instalar no atual edifício projetado por Álvaro Siza Vieira, a Faculdade de Arquitetura da U.Porto esteve instalada durante vários anos nesta moradia centenária, também ela recuperada pelo primeiro Pritzker português. Mantendo-se integrada no complexo da FAUP, a Casa do Gólgota é por isso o espaço ideal para respirar arquitetura, mas também o ar puro do espantoso jardim que a rodeia.

Localização: Rua do Gólgota, 215, 4150-351 Porto, Portugal.

Casa do Gólgota
Casa do Gólgota

Parque Central da Asprela

Parque Central da Asprela

Estendendo-se entre a UPTEC e a Faculdade de Desporto, numa área de mais de 60.000 m2, o Parque Central da Asprela é o mais recente "pulmão verde" da U.Porto. Com centenas de árvores, duas ribeiras, vários equipamentos e uma ampla zona verde, o Parque serve de ponto de ligação entre as várias faculdades, centros de investigação e outras estruturas que coabitam no maior polo da Universidade.

Localização: Rua Júlio Amaral de Carvalho, 4200-804 Porto, Portugal.

Parque Central da Asprela

Parque da Quinta de Lamas

Parque da Quinta de Lamas

Inaugurado em julho de 2015, no polo da Asprela, o Parque da Quinta de Lamas estende-se ao longo de três hectares de jardim e espaços desportivos localizados entre as faculdades de Engenharia e de Economia da U.Portoo. O parque é composto por mais de 18.000 metros quadrados relvados, onde poderás encontrar zonas de desporto informal, percursos pedonais e cicláveis e áreas de socialização.

Localização: Parque da Quinta de Lamas, 4200-465 Porto, Portugal.

Parque da Quinta de Lamas
Parque da Quinta de Lamas

Casa Burmester / "Casa dos Livros"

Localizado entre a Casa Andresen / Jardim Botânico da U.Porto e a Casa Primo Madeira, o recentemente renovado Palacete Burmester acolhe o Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, também conhecido como "Casa dos Livros". E porque não aproveitar uma pausa na visita para pegar num livro e degustá-lo no maravilhoso jardim que integra o complexo?

Localização: Rua do Campo Alegre, 1055. 4150-180 Porto, Portugal.

Fachada da Casa Brumester
Conhecer Casa Brumester

Casa Primo Madeira / Círculo Universitário do Porto

À procura de um espaço para um evento de exceção? Então coloque no topo das opções este Palacete do final do século XIX, "casa" do Círculo Universitário do Porto e, mais recentemente, dos alumni da U.Porto. A Casa Primo Madeira pode ser reservada para cerimónias, receções, entre outros eventos sociais e profissionais. Guarde o brinde para o imponente jardim, onde predomina a vegetação romântica, idêntica à do vizinho Jardim Botânico da U.Porto.

Localização: Rua do Campo Alegre, 877. 4150-180 Porto, Portugal.

Acesso à Casa Primo Madeira
Conhecer Casa Primo Madeira