Avançar para conteúdo principal

Apoio à Investigação - Oportunidades de Financiamento

Tendo como objetivo diversificar e incrementar a participação institucional em projetos de I&D+i, a Universidade está atenta a programas e oportunidades de financiamento, públicas ou privadas, de âmbito regional, nacional, europeu e internacional.

A U.Porto reconhece a importância da comunidade científica se manter atualizada quanto a oportunidades de financiamento que potenciem as atividades de I&D, estimulando a criação de equipas e consórcios interinstitucionais, nacionais e além-fronteiras.

Entre as diversas oportunidades de financiamento regionais, nacionais, europeias e internacionais disponíveis, as entidades financiadoras ou programas mais procurados pela comunidade de investigação da U.Porto são:

A U.Porto apoia a sua comunidade de investigação na captação de financiamento externo e disponibiliza informação relevante através dos serviços locais de acompanhamento de candidaturas existentes em algumas das suas Unidades Orgânicas e, ao nível central, através do Serviço de Investigação e Projetos (SIP), especializado em matérias relacionadas com a angariação de financiamento para a atividade científica.

Em articulação com os serviços e gabinetes locais nas Unidades Orgânicas e Institutos de Investigação associados, o SIP presta informação sobre registos institucionais em programas e/ou plataformas e apoio à identificação de oportunidades de financiamento, preparação e submissão de candidaturas, assim como no seu acompanhamento, pós-submissão e contratualização.

Entre as competências do SIP incluem-se ainda a (co)organização de sessões de formação e informação relacionadas com a angariação de financiamento para investigação.

Grupo de Trabalho para Investigação e Angariação de Financiamento (GT IAF)

O GT IAF corporiza o espírito de cooperação e partilha internos, reunindo periodicamente elementos da Vice-Reitoria Investigação, Inovação e Internacionalização, do Serviço de Investigação e Projetos, das Unidades Orgânicas, Unidades de Investigação e Institutos de Investigação associados à U.Porto, com vista a discutir as oportunidades de financiamento para a investigação, entre outros aspetos relacionados. Com o objetivo de intensificar sinergias e dinamizar iniciativas colaborativas no ecossistema de investigação, o grupo periodicamente debate e agiliza atividades relacionadas com a partilha, discussão e concertação de temas e iniciativas no domínio da investigação, como sejam a angariação de financiamento competitivo e ou o desenvolvimento de projetos estratégicos e de I&D+i.

Para saber mais sobre oportunidades de financiamento, contacte o Serviço de Investigação e Projetos:

Serviço de Investigação e Projetos

Praça Gomes Teixeira