Avançar para conteúdo principal

Iniciativas - Encontro de Investigação Jovem - IJUP

O Encontro de Investigação Jovem da U.Porto (IJUP) é uma iniciativa pioneira em Portugal que procura incentivar a participação dos estudantes na atividade científica.

Realizado desde 2008, o IJUP ocorre anualmente no segundo semestre de cada ano letivo.

Durante este evento, os estudantes da U.Porto têm a oportunidade de apresentar e discutir os resultados dos projetos em que participaram no âmbito da sua formação. Pretende-se assim incentivar o envolvimento, o mais precocemente possível, dos estudantes em atividades de I&D, ao longo do seu percurso universitário.

Especialmente destinado aos estudantes dos 1.º e 2.º ciclos (licenciaturas, mestrados e mestrados integrados) da U.Porto, o IJUP tem como objetivos:

• Facilitar o contacto dos estudantes com as metodologias de criação de conhecimento e a sua compreensão das dinâmicas específicas deste processo, enriquecendo a formação dos discentes e promovendo novos modelos de ensino/aprendizagem;
  • Estimular a aproximação de potenciais investigadores aos grupos de I&D da U.Porto, favorecendo o despertar do interesse pela investigação científica;
  • Fomentar a discussão pública dos resultados dos trabalhos desenvolvidos, apoiando a participação dos estudantes em encontros científicos interdisciplinares, na U.Porto ou em universidades parceiras;
  • Estimular a incorporação de estudantes de áreas do saber complementares em grupos de I&D da U.Porto, tendo em vista o desenvolvimento de projetos pluridisciplinares;
  • Dar mais visibilidade, interna e externa, às competências dos diversos grupos de I&D da U.Porto.