Pode a história de uma instituição ficar guardada entre as quatro paredes de um edifício? No caso da U.Porto, o nosso legado escreve-se todos os dias entre edifícios modernos e harmoniosamente integrados na paisagem urbana e um conjunto de edifícios que são testemunhos de quase 250 anos de uma história extraordinária.
Entre estes espaços, merece uma referência especial o Edifício Histórico da Universidade, localizado na Praça Gomes Teixeira (ou Praça dos Leões).
Erguendo-se sobre o antigo Monte do Olival, a "casa-mãe" da U.Porto foi construída sobre os alicerces do Colégio dos Meninos Órfãos e da Igreja de Nossa Senhora da Graça (século XVII). Aqui esteve instalada a Academia Real de Marinha e Comércio e, posteriormente, a Academia Politécnica do Porto, ambas antecessoras da U.Porto.
Após a criação da Universidade, em 1911, o edifício passou a acolher as instalações da Reitoria, da Faculdade de Ciências (1911-2006), da Faculdade Técnica (1915-1937), da 1ª Faculdade de Letras (1919) e da Faculdade de Economia (1953-1974).
Na sequência do incêndio que destruiu parte do edifício, em 1974, os serviços da Reitoria foram transferidos para as instalações do ex-CICAP, na Rua D. Manuel II. Regressariam em 2007, após a mudança da Faculdade de Ciências para o polo do Campo Alegre.
Atualmente, e para além dos serviços da Reitoria, estão aqui sedeados o Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP), a Casa Comum, a Loja da Universidade do Porto ou a histórica Biblioteca do Fundo Antigo.