Avançar para conteúdo principal

Ecossistema de Investigação - Unidades de I&D

O ecossistema de I&D da U.Porto mobiliza diversas Unidades de Investigação e Desenvolvimento em todas as grandes áreas do conhecimento.

Unidades de Investigação e Desenvolvimento

Se o ensino da U.Porto se define pela sua diversidade, abertura e inovação, todas estas características são projetadas no trabalho produzido pelas nossas 48 unidades de investigação (Unidades de I&D), algumas das quais figuram entre as mais avançadas e prestigiadas na I&D desenvolvida em Portugal nos mais diversos domínios do conhecimento.

Com dimensões, finalidades e estruturas organizativas variáveis, as Unidades de I&D da U.Porto estão integradas maioritariamente nas nossas faculdades, bem como em institutos de investigação associados, nos quais participam, além da Universidade, várias entidades públicas e privadas, o que favorece a ligação das atividades de I&D à comunidade.

Frequentemente, as Unidades de I&D congregam elementos provenientes de múltiplas instituições portuguesas de ensino superior, e demais entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

As Unidades de I&D, que contam com cerca de 3000 doutorados integrados (2019-2021) e primam pela competitividade e excelência. Cada Unidade de I&D é composta por equipas de investigadores, equipamentos e infraestruturas técnicas. Estas Unidades constituem a base do ecossistema da U.Porto, desempenhando um papel fundamental ao nível da educação e formação avançada e da atividade científica, incluindo produção científica e desenvolvimento de projetos de I&D, nos quais se integram desde estudantes de doutoramento a investigadores doutorados.

A grande maioria das Unidades de I&D disponibiliza as suas infraestruturas e instalações para a prestação deserviços ao exterior.

Lista de Unidades de Investigação e Desenvolvimento

Unidades de I&D da U.Porto

Descubra as nossas Unidades de I&D

Legenda da iconografia do mapa