Avançar para conteúdo principal

Ética na Investigação - Código Ético de Conduta Académica

As questões de integridade e ética assumem um papel central nas atividades de investigação da U.Porto. É por isso que trabalhamos no sentido de garantir a observância e promoção de padrões éticos por toda a comunidade.

Código Ético de Conduta Académica

A investigação na U.Porto rege-se pelo Código Ético de Conduta Académica, um instrumento fundamental no desenvolvimento das melhores práticas pedagógicas, científicas e cívicas.

Neste regulamento estão definidos aqueles que devem ser os deveres de toda a comunidade de investigação da U.Porto, desde o respeito pelos princípios do Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação, à promoção e divulgação socialmente útil de conhecimento verdadeiro e abstenção de condutas impróprias como o plágio / auto-plágio, fabricação, falsificação ou distorção intencional de resultados, entre outros aspetos de relevo.

O documento foi elaborado pela Comissão de Ética da U.Porto (CEUP) órgão que tem como função principal analisar questões que suscitem problemas éticos de índole geral, providenciando documentos, pareceres ou recomendações quanto às mesmas.

A comunidade científica pode ainda realizar pedidos de apreciação às diferentes comissões de éticas locais, nas Unidades Organicas e nos Institutos de Investigação Associados da U.Porto, sobre os aspetos éticos específicos, no âmbito de iniciativas ou projetos de I&D+i que incluam, sob qualquer forma, pessoas ou animais (ou material biológico proveniente de pessoas ou animais).