Avançar para conteúdo principal

Sobre a U.Porto - Sustentabilidade

A pensar no bem-estar das atuais e - sobretudo nas - futuras gerações, a Universidade do Porto posiciona-se como um agente de mudança em prol do desenvolvimento sustentável. E fazemos questões de dar o exemplo através de iniciativas e ações concretas.

Consciente do papel de relevo que desempenha nas áreas da educação e da investigação científica, mas também da responsabilidade social e da defesa do bem comum, a U.Porto é uma instituição fortemente comprometida com a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030.

Não é por acaso que a sustentabilidade é hoje uma marca cada vez mais presente nas salas e laboratórios da Universidade. Seja através da oferta de cursos e unidades curriculares onde aquela é abordada nas suas diversas dimensões (ambiental, social e económica); ou da dinamização de projetos de investigação direcionados para a resposta aos grandes desafios globais que a sociedade enfrenta em áreas como o saúde, o clima, biodiversidade ou as energias renováveis.

Enraizada em toda a comunidade académica, esta "cultura de sustentabilidade" está impressa no próprio campus, através da implementação de medidas que visam a eficiência energética nos edifícios, a valorização dos resíduos produzidos, ou a promoção da mobilidade sustentável (e.g.: projeto U-Bike). E respira-se no número cada vez maior de espaços verdes que pintam o campus da Universidade.

A este nível, é de destacar o papel da Faculdade de Engenharia, a primeira instituições de ensino superior portuguesa a publicar, em 2006, o seu relatório de sustentabilidade. Das inúmeras ações em curso na FEUP destaca-se, por exemplo, o recém-criado projeto [email protected] (Educação para o Desenvolvimento Sustentável), que visa o desenvolvimento de competências em sustentabilidade nos diferentes ciclos de estudo na instituição..

Na linha da frente por um mundo mais sustentável

Posicionando-se como um leading player no domínio da sustentabilidade, a U.Porto tem também procurado "contagiar" as outras universidades portuguesas através de iniciativas como a Rede Campus Sustentável, cuja conferência inaugural - realizada na FEUP, em 2019 - resultou na assinatura da primeira carta de compromisso para o desenvolvimento sustentável, no quadro do ensino superior português.

A nível local, a U.Porto é uma das instituições subscritoras do Pacto do Porto para o Clima. Através desta iniciativa, a Universidade coloca a sua massa crítica, recursos científicos e inovações tecnológicas na área do ambiente ao serviço do desenvolvimento sustentável da cidade e, em particular, dos seus objetivos de neutralidade carbónica.

A Universidade do Porto é ainda a sede da Casa Comum da Humanidade, uma rede que preconiza a governação global dos recursos naturais da Terra.