A Ciência Aberta, com foco no livre acesso ao conhecimento científico multilingue, é um objetivo estratégico da U.Porto há vários anos. No âmbito da Ciência Aberta, a Universidade procura ainda aumentar as colaborações científicas, fomentar a partilha de informações para benefício da ciência e da sociedade, assim como abrir os processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico à comunidade de investigação e aos atores da sociedade.
A Política de Ciência Aberta (Open Science) da Universidade do Porto, publicada a outubro de 2024, atualiza a Política de Acesso Livre (Open Access) da U.Porto, originalmente publicada em setembro de 2008.
O diploma enquadra a atividade da comunidade científica, desde os estudantes, docentes, investigadores e não docentes, às estruturas de investigação. A nova Política reforça a Recomendação sobre Ciência Aberta da Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e dá resposta aos avanços regulares, consistentes e expressivos, a nível nacional e internacional, no âmbito da Ciência Aberta.
Reconhecendo o Acesso Aberto como um dos seus princípios orientadores, a U.Porto coloca ao dispor da comunidade científica diversos recursos, que incluem dois repositórios institucionais orientados à produção intelectual e científica, recursos externos em Acesso Aberto, e apoio à publicação de artigos científicos em Acesso Aberto.