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Sobre a UPdigital

A missão da Universidade do Porto Digital (UPdigital) é conceber, disponibilizar e gerir infraestruturas e serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade do Porto (U.Porto), bem como incentivar o desenvolvimento e a utilização de serviços inovadores.

Descrição

Compete à UPdigital assegurar às Entidades Constitutivas (EC) da U.Porto, unidades orgânicas e serviços autónomos, um serviço padrão no domínio das TIC, incluindo um catálogo de serviços e respetivo apoio técnico e consultoria, no âmbito do desenvolvimento, gestão e operação:

  • Dos sistemas de informação;
  • Dos centros de dados;
  • Das infraestruturas tecnológicas de redes de dados e voz;
  • Das infraestruturas e serviços da U.Porto;
  • Das aplicações informáticas de suporte à atividade da Universidade.

Por solicitação de uma EC, poderão ser contratualizados, mediante acordo interorgânico, serviços adicionais, incluindo a alocação de recursos humanos sob coordenação da UPdigital, de forma permanente ou esporádica, suportados financeiramente pela EC requerente.

A UPdigital poderá rentabilizar os meios humanos e técnicos de que dispõe através de projetos de prestação de serviços, no âmbito das suas competências, sendo os encargos destes serviços suportados pelas entidades que os solicitarem.

Visão

Ser um referencial de excelência na gestão de infraestruturas e prestação de serviços de TIC para merecer a confiança da Comunidade U.Porto.

Valores

  • Ambição na fixação de objetivos;
  • Rigor na execução;
  • Entusiasmo para enfrentar desafios;
  • Colaboração para ter impacto;
  • Humildade para continuar a aprender;
  • Integridade nas relações internas e externas.

Organização

Serviço de Infraestruturas Tecnológicas

Exerce as suas competências nos domínios do apoio informático, gestão de infraestruturas técnicas, serviços de redes e telecomunicações, serviços de computação e armazenamento, gestão de servidores aplicacionais e de computação, dos respetivos sistemas operativos e middleware, bem como da gestão de bases de dados.

Exerce as suas competências nos domínios da administração de sistemas e bases de dados de suporte a serviços e aplicações da U.Porto.

Compete-lhe:

  • Assegurar o planeamento, implementação, administração, melhoria e manutenção dos serviços alojados nas infraestruturas da U.Porto e que façam parte da oferta padrão do catálogo da UPdigital;
  • Administrar bases de dados de suporte a serviços e aplicações da U.Porto;
  • Administrar serviços de armazenamento e assegurar serviços de cópias de segurança incluindo serviços de backup remoto;
  • Assegurar a interoperabilidade entre sistemas informáticos e de informação, evitando a disrupção de serviços;
  • Assegurar um serviço transversal de gestão de identidades, alinhado com os requisitos identificados pela unidade de Segurança de Informação e capaz de responder ás necessidades de configuração e aprovisionamento dos serviços de cada uma das EC;
  • Implementar mecanismos de autenticação para os serviços, nomeadamente autenticação forte e autenticação federada;
  • Administrar e gerir serviços alojados nas infraestruturas da U.Porto;
  • Instalar e administrar as plataformas de e-learning e de suporte a Massive Open Online Courses (MOOC) usadas pelo Núcleo de Tecnologias Educativas;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação, nas áreas e sistemas intervencionados pela AOS;
  • Participar em projetos/task-forces nacionais e internacionais nas suas áreas de intervenção, tendo em vista promover o desenvolvimento de serviços inovadores;
  • Manter a base de conhecimento do Serviço, incluindo os diagramas das infraestruturas técnicas e o cadastro dos equipamentos;
  • Definir normas, procedimentos técnicos e condições de utilização nas áreas da sua competência;
  • Manter um contacto de proximidade com as EC da U.Porto para conhecer necessidades nas suas áreas de intervenção, propondo ações com vista à sua satisfação;
  • Definir normas e procedimentos técnicos nas áreas da sua competência;
  • Assegurar operação e continuidade de serviços identificados como críticos para a organização (24x7);
  • Assegurar uma planificação adequada para a formação contínua de recursos humanos da unidade, de forma a garantir a continuidade da operação;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Exerce as suas competências nos domínios do apoio informático a utilizadores, na gestão de sistemas exclusivamente locais, e no desenvolvimento de novos serviços a prestar aos utilizadores da U.Porto.

Tem por objetivo assegurar apoio de qualidade a utilizadores (HelpDesk), gestão do parque informático, planeamento da aquisição e manutenção de computadores, gestão de licenciamentos de software transversal à UP e gestão dos recursos de impressão.

A coordenação das equipas de AI é organizada por polos, assegurando um apoio de proximidade aos utilizadores nas EC.

Compete à AI:

  • Prestar apoio TIC ao utilizador previsto no catálogo de serviços da UPdigital;
  • Gerir parques informáticos, assegurando o planeamento da aquisição e manutenção de computadores, de recursos de impressão e projetores multimédia;
  • Gerir as salas de aula e anfiteatros, prestando apoio a exames realizados em salas de computadores;
  • Gerir o serviço de impressão unificado, assegurando a manutenção/disponibilização do serviço aos aderentes e a gestão do contrato de assistência técnica;
  • Administrar a plataforma de Inquéritos baseada no Limesurvey, em colaboração com a equipa de Administração e Operação de Sistemas, sendo da responsabilidade do AI a gestão dos utilizadores;
  • Gerir o acervo de licenças e contratos de manutenção de software, bem como os processos de aquisição e licenciamento de software;
  • Assegurar o cadastro dos recursos sob a sua gestão e prestar o apoio técnico necessário à sua boa utilização;
  • Definir normas e procedimentos técnicos nas áreas da sua competência;
  • Disponibilizar e manter um sistema de Perguntas/Respostas Frequentes (FAQ) sobre os serviços que a UPdigital disponibiliza à comunidade académica da U.Porto;
  • Manter um contacto de proximidade com as EC da U.Porto para conhecer as necessidades das suas áreas de intervenção, propondo ações e novos serviços com vista a melhorar a eficácia;
  • Divulgar informação e boas práticas de utilização de recursos e serviços da UPdigital no domínio das TIC, assegurando a produção de documentação e de conteúdos online de apoio;
  • Divulgar informação sobre a atividade da Unidade;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Exerce as suas competências nos domínios das infraestruturas de rede e de voz, nas suas componentes passivas e ativas, dos seus mecanismos de segurança, dos centros de dados, das infraestruturas de computação e armazenamento e dos serviços de autenticação e autorização da U.Porto.

Compete à IR:

  • Planear, implementar e gerir infraestruturas passivas e ativas de redes de voz, dados e vídeo, na sua componente de área local e área metropolitana;
  • Gerir a conectividade da U.Porto à rede de ciência, tecnologia e sociedade (RCTS) e outras redes externas;
  • Gerir os centros de dados da U.Porto e os serviços de alojamento de equipamentos;
  • Planear, implementar e gerir a infraestrutura privada de computação e armazenamento da U.Porto;
  • Assegurar serviços transversais de identidade, de autenticação e de autorização, incluindo mecanismos de autenticação forte, de acordo
  • com os requisitos definidos;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação;
  • Contribuir para a manutenção da base de conhecimento da UPdigital para os serviços sob gestão da unidade, nomeadamente com os diagramas das infraestruturas técnicas e o cadastro dos equipamentos;
  • Manter um contacto de proximidade com as entidades da U.Porto para conhecer necessidades nas suas áreas de intervenção, propondo ações com vista à sua satisfação;
  • Assegurar operação e continuidade de serviço (24x7) para infraestruturas tecnológicas identificadas como críticas para a organização;
  • Assegurar uma planificação adequada para a formação contínua de recursos humanos da unidade, de forma a garantir a continuidade da operação.
  • Definir normas e procedimentos técnicos nas áreas da sua competência;
  • Participar em projetos/task-forces nacionais e internacionais nas suas áreas de intervenção, tendo em vista promover o desenvolvimento de serviços inovadores;
  • Helpdesk de 2ª linha para os serviços disponibilizados pela Unidade de Infraestruturas e Rede;
  • Planear, implementar e gerir infraestrutura wireless;
  • Planear, implementar e gerir equipamentos de segurança (firewalls) implementando regras de acesso e sistemas de VPN;
  • Planear, implementar, monitorizar e gerir o equipamento de switch e routers nas EC e Data center;
  • Realizar troubleshoooting necessários no âmbito da unidade de infraestruturas e rede;
  • Planear, implementar e gerir os serviços DNS, DHCP e NTP;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Serviço de Sistemas de Informação

Exerce a sua atividade no âmbito do planeamento, do desenvolvimento, da implementação e da manutenção de sistemas de informação, desenvolvendo-os de forma articulada e integrada no ecossistema aplicacional da Universidade, proporcionando assim o suporte tecnológico necessário à gestão estratégica da informação da Universidade, à monitorização do seu funcionamento e à melhoria contínua. Exerce, também, atividade nos domínios do património da informação, onde se inclui a implementação dos arquivos de documentos em formatos digitais e físicos, e gestão dos recursos eletrónicos para o apoio ao ensino e investigação.

Exerce as suas competências no âmbito do apoio especializado aos Serviços da U.Porto no contexto de utilização do sistema de informação, e consultadoria na evolução e boas práticas do mesmo.

Compete à AC:

  • O apoio (helpdesk) aos Serviços na utilização do sistema de informação;
  • A gestão de perfis e o controlo de acessos ao backoffice do sistema de informação;
  • A identificação de erros e inconformidades do código, com o respetivo reporte à unidade DI;
  • A produção de materiais de apoio à utilização e divulgação do sistema de informação, incluindo a produção de notícias sobre o sistema;
  • O controlo de qualidade de dados;
  • Auditoria do sistema de informação;
  • A produção de estatísticas e de relatórios de apoio à gestão;
  • Contribuir para a melhoria contínua do desempenho da Universidade e para a identificação de novas oportunidades de desenvolvimento, através da gestão estratégica da informação;
  • A consultadoria aos Serviços e Gestores de Informação para a boa utilização do sistema de informação;
  • A análise de requisitos e processos e a elaboração de documentação de âmbito funcional;
  • A produção e atualização de conteúdos sobre o sistema de informação, designadamente sobre novas funcionalidades;
  • Assegurar a gestão de informação do sistema de informação da U.Porto;
  • O contacto de proximidade com as entidades da U.Porto para conhecer as suas necessidades ou dificuldades, propondo ações com vista à sua satisfação;
  • A promoção de boas práticas e o estímulo à utilização dos vários módulos do sistema;
  • A formação às equipas locais;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Exerce as suas competências nas áreas de engenharia de software e sistemas de informação, concentrando a sua atividade na especificação, desenvolvimento e manutenção do sistema de informação da U. Porto, nas suas múltiplas vertentes administrativa/gestão,  ensino e investigação, e extensão universitária.

Compete à DI:

  • O desenvolvimento de funcionalidades, cobrindo todo o ciclo de vida, desde o levantamento de requisitos à entrega em produção.
  • A especificação de mecanismos de interoperabilidade entre sistemas.
  • O desenho de interfaces.
  • A definição da arquitetura do software.
  • O desenvolvimento de software.
  • A manutenção de software.
  • A gestão de versões de software e respetiva documentação.
  • A implementação dos mecanismos técnicos adequados à salvaguarda da proteção de acesso e gestão dos dados depositados no sistema de informação, de acordo com os regulamentos aplicáveis.
  • O controlo de qualidade de software, desenvolvendo e executando planos de teste devidamente alinhados com os requisitos e assegurando a conformidade com normas aplicáveis.
  • A elaboração e gestão de documentação, incluindo a documentação técnica e os manuais de instalação.
  • A formação de equipas técnicas de apoio e consultadoria.
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Exerce as suas competências nos domínios do património da informação da Universidade.

Compete à GDI:

  • Assegurar e promover o acesso a conteúdos e fontes de informação disponibilizados pela U.Porto à comunidade académica e científica;
  • Gerir os conteúdos informacionais do Repositório da U.Porto nas suas diversas vertentes, incentivando e apoiando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade;
  • Promover a preservação digital de documentos;
  • Promover a política de acesso aberto da U.Porto em alinhamento com projetos e iniciativas de reconhecido mérito;
  • Gerir o Arquivo Digital da U.Porto, alargando o seu âmbito de intervenção e fomentando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade;
  • Promover a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação da U.Porto tendo em vista facilitar a pesquisa, melhorar o acesso e incrementar a utilização dos recursos de informação que a Universidade disponibiliza;
  • Assegurar o apoio à gestão documental na U.Porto;
  • Conceber referenciais de apoio à organização e tratamento documental com vista à adoção de procedimentos normativos necessários à preservação digital do património documental da U.Porto;
  • Manter e gerir o Arquivo da U.Porto, definindo normas para a sua gestão e assegurando o controlo da informação em todo o seu ciclo de vida;
  • Elaborar e manter atualizadas as disposições relativas a prazos de conservação de documentos, assegurando a sua aplicação em articulação com as EC da U.Porto;
  • Promover, assegurar e validar as transferências documentais, garantindo a segurança e a preservação no longo termo da informação de conservação permanente, independentemente do suporte em que se encontre registada;
  • Garantir o funcionamento de um serviço de requisições, consultas e pesquisas, observando os requisitos de acessibilidade e de comunicabilidade da informação;
  • Tratar, preservar e divulgar o património bibliográfico e iconográfico que constitui o Fundo Antigo da Universidade e os fundos de reservados existentes;
  • Divulgar e alargar as atividades desenvolvidas pela Oficina de Conservação e Restauro e as suas competências;
  • Apoiar as Bibliotecas, os Arquivos e os Museus da U.Porto na utilização e aquisição de recursos tecnológicos e recursos de informação disponíveis em linha;
  • Administração e gestão dos sistemas de informação usadas pelas bibliotecas, arquivos, museus;
  • Apoio à investigação, incluindo por exemplo o processamento de Author Pocessing Charges (APC) associados aos contratos com as editoras científicas, análise de acessos e retorno financeiro, e a gestão de utilizadores);
  • Promover as ações de formação dirigidas a docentes/investigadores, na disponibilização de informação e apoio à publicação, nomeadamente no acesso aberto e na pesquisa e recuperação de documentos científicos;
  • Promover ações de formação especificas para a capacitação dos colaboradores das bibliotecas do ecossistema U.Porto, nomeadamente na identificação de revistas científicas relevantes, na análise de métricas de avaliação de revistas científicas;
  • Apoio à edição de revistas científicas editadas no ecossistema U.Porto, com recurso à plataforma Open Journal System (OJS), incluindo orientação na indexação de revistas nas plataformas disponíveis, como por exemplo Scopus e Web of Science;
  • Representar a U.Porto nas atividades, eventos e reuniões relacionadas com a área de atuação da unidade;
  • Promover a realização de eventos e ações que divulguem os recursos e serviços de informação disponibilizados pela Unidade;
  • Desenvolver e implementar projetos e serviços inovadores nos domínios de intervenção da Unidade, bem como a troca de experiências e de boas práticas entre as entidades constitutivas da U.Porto;
  • Assegurar a manutenção e beneficiação do património afeto à Unidade;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Unidade de Segurança de Informação

Exerce as suas competências nos domínios da gestão de identidades e da segurança de informação.

  • Definir referencias normativos nas áreas da sua competência;
  • Desenvolver e implementar capacidades de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção destinadas a fazer face a incidentes em matéria de segurança de informação;
  • Assegurar o serviço de resposta a incidentes de segurança informação da U.Porto, CSIRT.UPORTO, com competência para o tratamento e coordenação da resposta a incidentes nas infraestruturas e sistemas da U.Porto, em permanência, articulando com entidades internas e as autoridades competentes na matéria;
  • Garantir a articulação e a harmonização dos procedimentos relativos aos mecanismos de identificação, autenticação e autorização em utilização nos sistemas e infraestruturas da U.Porto;
  • Definir requisitos de segurança de informação, eficiência e usabilidade para os mecanismos de autenticação e controlo de acessos que sejam adotados pelos sistemas de informação e infraestruturas da U.Porto;
  • Definir requisitos de segurança para os sistemas de gestão de identidades da U.Porto, que permitam a integração eficiente de mecanismos de controlo de acessos a recursos e serviços;
  • Assegurar a custódia de chaves criptográficas e gestão da infraestrutura de certificação para os membros da comunidade académica e domínios da U.Porto;
  • Assegurar a custódia e gestão de superutilizadores e chaves raiz de gestão da infraestrutura e sistemas utilizados na U.Porto, gerindo a atribuição permissões de topo aos mesmos;
  • Promover a formação e a qualificação dos membros da comunidade académica da U.Porto em matéria de segurança de informação;
  • Definir os requisitos mínimos de registos de auditoria dos sistemas informáticos (logs) dos sistemas e infraestruturas tecnológicas, bem como colecionar, aceder e tratar a informação por estes gerados;
  • Monitorizar as vulnerabilidades dos sistemas e infraestruturas da U.Porto, conduzindo para o efeito auditorias ativas ou passivas;
  • Produzir indicadores, de forma regular e preventiva, em matéria de segurança informação da U.Porto;
  • Efetuar auditorias de segurança física e lógica, avaliando o grau de utilização das políticas e dos procedimentos definidos ou normativos legais vigentes;
  • Implementar e operar o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Informação da U.Porto;
  • Auxiliar as Unidades na elaboração de planos de recuperação de desastre, continuidade de negócio e de planos de segurança da informação e consolidar no sistema integrado de gestão de segurança de informação;
  • Participar em projetos/task-forces nacionais e internacionais nas suas áreas de intervenção, tendo em vista promover o desenvolvimento de serviços inovadores;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.

Gabinete de Assessoria e Controlo de Gestão

Presta suporte à direção da UPdigital em questões técnico-administrativas. Desempenha um papel crucial na implementação de boas práticas na gestão de projetos, no controle da execução orçamental e no acompanhamento da atividade financeira da UPdigital.

  • Promover a implementação de boas práticas na gestão de projetos da UPdigital;
  • Elaborar e disponibilizar reportes dos indicadores para apoio à gestão e à tomada de decisão;
  • Monitorizar o desempenho do serviço;
  • Produzir estatísticas de reporte institucional;
  • Elaborar estudos e relatórios periódicos;
  • Apoiar a elaboração do plano e relatório de atividades;
  • Executar as tarefas de gestão orçamental do serviço;
  • Apoiar a direção da UPdigital nos assuntos técnico-administrativos;
  • Realizar o secretariado;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção da UPdigital.