Avançar para conteúdo principal

Sobre a UPdigital

A missão da Universidade do Porto Digital (UPdigital) é conceber, disponibilizar e gerir infraestruturas e serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade do Porto (U.Porto), bem como incentivar o desenvolvimento e a utilização de serviços inovadores que contribuam para a digitalização da U.Porto.

Descrição

Compete à UPdigital assegurar às Entidades Constitutivas (EC) da U.Porto, Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação e Serviços Autónomos, um serviço padrão no domínio das TIC, incluindo o desenvolvimento, gestão e operação de:

  • sistemas de informação;
  • centros de dados;
  • infraestruturas tecnológicas de redes de dados e voz;
  • infraestruturas de armazenamento e servidores;
  • aplicações informáticas de suporte às áreas de atividade da Universidade;
  • aplicações, plataformas, infraestruturas e serviços cloud;
  • segurança da informação.

Nestes domínios, compete-lhe também assegurar apoio técnico e consultoria junto das EC da U.Porto.

Visão

Ser um referencial de excelência na gestão de infraestruturas e prestação de serviços de TIC para merecer a confiança da Comunidade U.Porto.

Valores

  • Ambição na fixação de objetivos;
  • Rigor na execução;
  • Entusiasmo para enfrentar desafios;
  • Colaboração para ter impacto;
  • Humildade para continuar a aprender;
  • Integridade nas relações internas e externas.

Organização

Serviço de Apoio Informático

Exerce as suas competências nos domínios do apoio informático a utilizadores e na gestão de sistemas exclusivamente locais.

Email: [email protected]

  • Operar o serviço de apoio informático da UPdigital;
  • Assegurar apoio de proximidade a utilizadores nas EC, atendendo, registando, procedendo à triagem e respondendo às solicitações recebidas;
  • Disponibilizar conteúdos online para apresentação do catálogo dos serviços que a UPdigital presta à comunidade académica;
  • Divulgar informação e boas práticas de utilização de recursos e serviços da UPdigital no domínio das TIC, nomeadamente assegurando a produção de documentação e vídeos para apoio informático ao utilizador;
  • Gerir parques informáticos, assegurando o planeamento da aquisição, manutenção e cadastro de computadores, de recursos de impressão, sistemas de projeção multimédia e demais equipamentos informativos essenciais para uma eficiente atividade da comunidade académica;
  • Gerir o acervo de licenças e contratos de aquisição e manutenção de software transversal à U.Porto;
  • Gerir os recursos informáticos das salas de aula, prestando apoio a exames realizados em salas de computadores;
  • Gerir o serviço de impressão unificado, assegurando a manutenção/disponibilização do serviço aos aderentes e a gestão do contrato de assistência técnica;
  • Gerir a utilização da plataforma de inquéritos disponibilizada pela UPdigital.

Serviço de Gestão de Documentação e Informação

Exerce a sua atividade nos domínios do património da informação da U.Porto, onde se inclui a implementação dos arquivos de documentos em formatos digitais e físicos, o acompanhamento do sistema de gestão das bibliotecas e dos museus, a gestão de recursos eletrónicos para o apoio ao ensino e à investigação, e a conservação e restauro do património bibliográfico e iconográfico que constitui o Fundo Antigo da U.Porto.

Email: [email protected]

  • Apoiar as bibliotecas, os arquivos e os museus da U.Porto na aquisição de recursos tecnológicos e recursos de informação disponíveis em linha, assim como promover a interoperabilidade, administrar, gerir e apoiar a disseminação de boas práticas na utilização dos sistemas de informação associados;
  • Gerir os conteúdos informacionais do Repositório da U.Porto, incentivando e apoiando a sua utilização pelas entidades constitutivas da U.Porto;
  • Manter e gerir o arquivo da U.Porto, definindo normas para a sua gestão e assegurando o controlo da informação em todo o seu ciclo de vida;
  • Promover, assegurar e validar as transferências documentais, garantindo a segurança e a preservação no longo termo da informação de conservação permanente, independentemente do suporte em que se encontre registada;
  • Garantir o funcionamento de um serviço de pesquisa, requisição, consulta, reserva, reprodução e empréstimo da documentação existente nos arquivos da U.Porto, observando os requisitos de acessibilidade e de comunicabilidade da informação, incluindo a gestão do serviço de balcão eletrónico da U.Porto, alargando o seu âmbito de intervenção e fomentando a sua utilização pelas EC;
  • Assegurar a conservação dos registos arquivados e promover a preservação digital de documentos, elaborando e atualizando regularmente diretrizes referentes aos prazos de conservação documental, assegurando a sua aplicação na U.Porto em articulação com as EC;
  • Conceber referenciais de apoio à organização, tratamento e gestão documental na U.Porto, com vista à adoção de procedimentos normativos necessários à preservação digital do património documental da U.Porto;
  • Tratar, preservar e divulgar o património bibliográfico e iconográfico que constitui o Fundo Antigo da U.Porto e os fundos de reservados existentes, através das atividades desenvolvidas pela Oficina de Conservação e Restauro;
  • Promover a política de acesso aberto da U.Porto;
  • Apoio à investigação, incluindo por exemplo o processamento de taxas de processamento do autor associados aos contratos com as editoras científicas, análise de acessos e retorno financeiro, e a gestão de utilizadores;
  • Apoio à edição de revistas científicas editadas no ecossistema U.Porto, com recurso à plataforma informática em utilização na UPdigital, incluindo orientação na indexação de revistas nas plataformas disponíveis.

Serviço de Infraestruturas Tecnológicas

Exerce as suas competências nos domínios da gestão de infraestruturas técnicas, dos centros de dados, dos serviços de redes de comunicação e de voz, dos serviços e/ou plataformas cloud, dos serviços de armazenamento, da gestão de servidores aplicacionais e de computação, dos respetivos sistemas operativos e middleware, bem como da gestão de bases de dados.

Email: [email protected]

Exerce as suas competências nos domínios da administração de sistemas de suporte a serviços e aplicações da U.Porto.

Compete à UAS:

  • Assegurar o planeamento, implementação, instalação, administração, melhoria e manutenção dos serviços informáticos da U.Porto que façam parte da oferta padrão do catálogo da UPdigital, em colaboração com as outras equipas;
  • Administrar serviços de armazenamento e assegurar serviços de cópias de segurança incluindo serviços de backup remoto;
  • Assegurar a resiliência dos sistemas informáticos e de informação, evitando a disrupção de serviços na sua área de competência;
  • Administrar e gerir outros serviços informáticos alojados nas infraestruturas da U.Porto que sejam requisitados pelas EC e aprovados pelo diretor da UPdigital;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação, nas áreas e sistemas intervencionados pela UAS;
  • Assegurar operação e continuidade dos serviços identificados como críticos para a organização (24×7);
  • Disponibilizar apoio informático de segunda linha para os serviços disponibilizados pela unidade.

Exerce as suas competências nos domínios da gestão de infraestruturas técnicas do sistema de informação, das plataformas de ensino e aprendizagem, da gestão de identidades, e da gestão dos mecanismos de autenticação e autorização.

Compete à UPT:

  • Assegurar serviços transversais de identidade, de autenticação e de autorização, incluindo mecanismos de autenticação forte, capaz de responder às necessidades de configuração e aprovisionamento dos serviços de cada uma das EC de acordo com os requisitos definidos e articulados com a Unidade de Segurança de Informação;
  • Promover a harmonização dos procedimentos relativos aos mecanismos de identificação, autenticação e autorização em utilização nos sistemas e infraestruturas da U.Porto para o controlo de acesso a recursos e serviços, nomeadamente definir requisitos para os sistemas de gestão de identidades da U.Porto em articulação com a Unidade de Segurança de Informação;
  • Prover o sistema federado de gestão de identidades das funcionalidades para a gestão do ciclo de vida dos utilizadores dos serviços da U.Porto;
  • Gerir e otimizar os serviços de bases de dados em que assentam os serviços da UPdigital;
  • Gerir os diversos ambientes e plataformas relacionadas com o desenvolvimento, a qualidade, o pré-produtivo e o produtivo, requeridos para o funcionamento do ecossistema de sistemas de informação;
  • Instalar, em ambiente produtivo, as novas versões de software desenvolvido na UPdigital;
  • Implementar e manter medidas robustas de proteção de dados para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação armazenada nas bases de dados, em conformidade com as políticas de segurança da informação e regulamentações aplicáveis;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação;
  • Assegurar operação e continuidade das infraestruturas e dos serviços identificados como críticos para a organização (24×7);
  • Disponibilizar apoio informático de segunda linha para os serviços disponibilizados pela unidade.

Exerce as suas competências nos domínios das infraestruturas de redes de comunicação e de voz, nas suas componentes passivas e ativas, dos seus mecanismos de segurança, dos seus centros de dados, e dos serviços de autenticação e autorização para acesso a estes domínios da U.Porto.

Compete à URC:

  • Gerir os centros de dados da U.Porto e os serviços de alojamento de equipamentos;
  • Planear, implementar e gerir infraestruturas ativas de redes de dados e voz, na sua componente de área local e área metropolitana e acompanhar com as EC a componente de rede passiva;
  • Planear, implementar e gerir a infraestrutura privada de computação e armazenamento da U.Porto para assegurar o funcionamentos dos serviços informáticos fornecidos pela U.Porto aos seus
    utilizadores;
  • Gerir a conectividade da U.Porto à rede de ciência, tecnologia e sociedade (RCTS) e outras redes externas;
  • Planear, implementar e gerir a infraestrutura da rede sem fios da U.Porto;
  • Planear, implementar e gerir equipamentos de segurança de redes de comunicação (firewalls) implementando regras de acesso e sistemas de VPN;
  • Planear, implementar, monitorizar e gerir o equipamento de comutação e encaminhamento nas EC e nos centros de dados;
  • Planear, implementar e gerir outros serviços de rede necessários ao correto funcionamento da infraestrutura de comunicação e serviços da U.Porto;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação;
  • Assegurar operação e continuidade das infraestruturas e dos serviços identificados como críticos para a organização (24x7);
  • Disponibilizar apoio informático de segunda linha para os serviços disponibilizados pela unidade.

Serviço de Sistemas de Informação

Exerce a sua atividade no âmbito do planeamento, do desenvolvimento, da implementação e da manutenção de sistemas de informação, desenvolvendo-os de forma articulada e integrada no ecossistema digital da U.Porto proporcionando, deste modo, o suporte tecnológico necessário à gestão estratégica da informação da U.Porto, à monitorização do seu funcionamento e à melhoria contínua.

Exerce as suas competências no âmbito do apoio especializado e capacitação dos Serviços da U.Porto e aos utilizadores em geral no contexto da utilização do sistema de informação.

Compete à UAC:

  • O apoio aos utilizadores do sistema de Informação da U.Porto;
  • Prestar apoio para a boa utilização do sistema de informação, promovendo as boas práticas e estimulando a utilização dos seus vários módulos;
  • Realização de testes aos novos desenvolvimentos realizados em ambiente de qualidade, com o respetivo reporte de erros e inconformidades à UDA, documentando as novas funcionalidades associadas, para divulgação posterior;
  • Produção e atualização de conteúdos formativos sobre o sistema de Informação, bem como outros materiais de apoio à utilização e divulgação do sistema de informação;
  • Elaboração de um plano anual de capacitação centrada no sistema de informação;
  • Realização de ações de formação e outras formas de capacitação aos utilizadores do sistema de informação;
  • Extração de dados para produção de estatísticas e de relatórios de apoio à gestão e outros serviços;
  • Assegurar o cumprimento rigoroso das regras para o acesso, consulta e extração de dados das bases de dados, assegurando a conformidade plena com as políticas de segurança e de proteção de dados;
  • A gestão de perfis e o controlo de acessos ao sistema de informação, assegurando uma gestão eficiente e segura, alinhada com as políticas de segurança e as necessidades operacionais da organização;
  • Monitorizar e garantir a qualidade do serviço prestado às EC.

Email: [email protected]

Exerce as suas competências no âmbito da consultadoria especializada de sistemas de informação e no desenho de serviços digitais.

Compete à UCDS:

  • Prestar serviços de consultoria aos Serviços Administrativos e aos RT para a evolução do sistema de informação;
  • Assegurar um contacto de proximidade com as EC para conhecer as suas necessidades, visando a produção de propostas de melhoria nos processos e procedimentos existentes;
  • Promover abordagens transversais, integradas e colaborativas que aumentem a eficácia, a eficiência e a simplificação administrativa na U.Porto;
  • Realizar sessões de cocriação com os stakeholders para o desenho de novos serviços ou funcionalidades a implementar no ecossistema digital da U.Porto, em colaboração com a Unidade de Inovação Digital e Design;
  • Especificar os novos serviços ou funcionalidades, centrados nas necessidades dos utilizadores, orientados para a simplificação administrativa e alinhados com os objetivos da U.Porto;
  • Realizar testes de aceitação e validar com o utilizador o cumprimento dos requisitos funcionais estabelecidos nos desenvolvimentos realizados, garantindo a conformidade com os padrões de qualidade exigidos;
  • Elaborar a documentação de âmbito funcional no âmbito da análise de processos e levantamento de requisitos em colaboração com a UDA.

Exerce as suas competências no âmbito da gestão dos dados, da definição e gestão de arquiteturas de soluções digitais e na definição e gestão dos requisitos de interoperabilidade no ecossistema digital da U.Porto.

Compete à UDAI:

  • Desenvolver e manter o catálogo de dados da U.Porto;
  • Efetuar o controlo da qualidade de dados inseridos no sistema de informação;
  • Efetuar auditorias ao sistema de informação;
  • Desenvolver modelos quantitativos, preditivos e/ou prescritivos que permitam utilizar os dados disponíveis para apoiar os processos de decisão da U.Porto;
  • Desenhar o referencial de arquitetura de sistemas de informação, nas suas diferentes camadas, designadamente informacional, aplicacional e tecnológica, tanto ao nível da arquitetura de solução, como arquitetura de software, para utilização no desenvolvimento de novas soluções digitais na U.Porto;
  • Definir a pilha tecnológica no âmbito dos sistemas de informação e gerir os artefactos arquiteturais que suportam o planeamento e o desenvolvimento, em colaboração com a UDA;
  • Promover a criação de aceleradores de desenvolvimento aplicacional, garantindo as condições para a adoção da abordagem de DevSecOps;
  • Especificar, desenvolver, configurar e operar a plataforma de interoperabilidade da U.Porto para providenciar a interligação dos sistemas da U.Porto e a interação com sistemas externos;
  • Desenvolver, documentar, publicar e manter o catálogo de serviços informáticos fornecidos para interoperabilidade da UPdigital.

Exerce as suas competências nas áreas de engenharia de software e sistemas de informação, concentrando a sua atividade no desenvolvimento e manutenção do sistema de informação da U.Porto, nas suas múltiplas vertentes de apoio ao ensino, investigação, serviços administrativos e extensão universitária.

Compete à UDA:

  • O desenvolvimento de software com elevada qualidade, agilidade e eficiência, alinhado com as necessidades da U.Porto e centrados no utilizador;
  • Colaborar com as equipas de (i) Consultoria e Desenho de Serviços e de (ii) dados, Arquiteturas e Interoperabilidade na definição de requisitos de software e garantir a sua implementação técnica e operacional;
  • A manutenção de software utilizado no sistema de informação;
  • A gestão de versões de software e respetiva documentação;
  • Documentar o desenvolvimento de software;
  • Definir e promover a utilização de boas práticas de desenvolvimento de software e a utilização de metodologias ágeis durante as fases de desenvolvimento;
  • A implementação dos mecanismos técnicos adequados à salvaguarda da proteção de acesso e gestão dos dados depositados no sistema de informação, de acordo com os regulamentos aplicáveis;
  • O controlo de qualidade de software, desenvolvendo e executando validações do cumprimento dos requisitos e assegurando a conformidade com normas aplicáveis;
  • Realizar testes unitários e de integração para garantir a qualidade e funcionamento adequado dos componentes do sistema desenvolvido;
  • A elaboração e gestão de documentação, incluindo a documentação técnica e os manuais de instalação;
  • A formação de equipas técnicas de apoio e consultadoria sobre os desenvolvimentos efetuados do sistema de informação.

Unidade de Inovação Digital e Design

Impulsiona a inovação no ecossistema da UPdigital desenvolvendo protótipos de soluções digitais disruptivas, centrados nas necessidades dos utilizadores, e visando a melhoria contínua de processos, produtos e serviços por meio da utilização de tecnologias emergentes. Também promove estratégias de comunicação eficaz com recurso a tecnologias digitais.

  • Desenvolver projetos inovadores de novos produtos e/ou serviços baseados num modelo de inovação aberta, centrados nas necessidades da U.Porto e dos seus utilizadores, alinhados com a missão da UPdigital, e fazer a respetiva experimentação através de protótipos;
  • Monitorizar tendências que impulsionem a inovação, promovendo a cocriação e a experimentação, em contextos seguros, de soluções inovadoras, focadas em respostas ágeis e na antecipação de necessidades;
  • Elaborar candidaturas a projetos de inovação, em articulação com as restantes equipas da UPdigital;
  • Acompanhar projetos relacionados com a transformação digital, desde a sua conceção até à fase de implementação, garantindo a integração eficaz de soluções inovadoras e auxiliando nas decisões estratégicas;
  • Promover e apoiar a definição de estratégias e planos de ação para a simplificação, modernização e transformação digital da U.Porto;
  • Implementar o sistema de design e desenvolvimento da U.Porto, apoiando toda a UPdigital e as entidades constitutivas da U.Porto na criação e manutenção de padrões de design, acessibilidade e usabilidade para as interfaces com os utilizadores;
  • Recolher, sistematizar e divulgar as atividades, produtos e serviços da UPdigital através de formatos digitais ou impressos;
  • Incentivar a utilização de ferramentas de marketing digital para comunicar com toda a comunidade;
  • Fazer a edição gráfica de publicações e materiais de comunicação multimédia;
  • Gerir o sítio web institucional da UPdigital.

Unidade de Segurança de Informação

Exerce as suas competências nos domínios da cibersegurança e da segurança de informação, tendo como principal missão assegurar, na esfera da U.Porto, a adoção e cumprimento das medidas técnicas e organizativas relativas à aplicação dos requisitos previstos em legislação internacional, europeia e nacional em matéria de segurança da informação.

Email: [email protected]

  • Avaliar e assegurar a conformidade de todos os sistemas de informação e infraestrutura associada, sob a tutela da U.Porto e geridos pela UPdigital com a legislação aplicável no âmbito da segurança da informação, incluindo a definição de referências normativos e indicadores nas áreas da sua competência;
  • Implementar e gerir o sistema de gestão da segurança da informação para gestão do risco associado aos recursos da U.Porto, utilizando normas nacionais e internacionais para o efeito;
  • Elaborar e manter atualizado o plano de segurança para os recursos e sistemas de informação da U.Porto, cuja gestão esteja a cargo da UPdigital, garantindo entre outros a segurança dos procedimentos dos mecanismos de identificação, autenticação e autorização em utilização nesses sistemas;
  • Assegurar o funcionamento do “ponto de contacto permanente” em matéria de cibersegurança, nos termos do regime jurídico da segurança do ciberespaço;
  • Operacionalizar atividades de avaliação de risco, de implementação de controlos de segurança e de resposta a incidentes de segurança, em articulação com outras equipas da UPdigital;
  • Desenvolver capacidades de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção destinadas a fazer face a incidentes em matéria de segurança de informação;
  • Assegurar o serviço de resposta a incidentes de segurança de informação da U.Porto, CSIRT.UPORTO, com competência para a coordenação da resposta a incidentes nas infraestruturas e sistemas da U.Porto, articulando com entidades internas e as autoridades competentes na matéria;
  • Assegurar a custódia de chaves criptográficas e gestão da infraestrutura de certificação para os membros da comunidade académica e domínios da U.Porto;
  • Assegurar a custódia e gestão de superutilizadores e chaves raiz de gestão da infraestrutura e sistemas utilizados na U.Porto, gerindo a atribuição de permissões de topo aos mesmos;
  • Promover a sensibilização, a formação e a qualificação dos membros da comunidade da U.Porto em matéria de segurança de informação;
  • Definir os requisitos apropriados de registos de auditoria dos sistemas informáticos (logs) dos sistemas e infraestruturas tecnológicas, bem como recolher e processar a informação gerada por estes;
  • Monitorizar as vulnerabilidades dos sistemas e infraestruturas da U.Porto, conduzindo para o efeito auditorias ativas ou passivas; estas auditorias de segurança física e lógica, devem também avaliar o grau de conformidade com as políticas e procedimentos definidos ou normativos legais vigentes;
  • Produzir relatórios com reporte de indicadores, de forma regular, em matéria de segurança de informação da U.Porto;
  • Auxiliar as equipas da UPdigital na definição de planos de recuperação de desastre, continuidade de negócio e de segurança da informação, consolidando no sistema integrado de gestão de segurança de informação.

Salvo decisão superior em contrário, o dirigente da USI assumirá as funções de responsável de segurança junto do Centro Nacional de Cibersegurança, nos termos e para os efeitos do regime jurídico de segurança do ciberespaço.

Núcleo de Administração Geral

Presta assessoria à direção da UPdigital em questões administrativas, implementação de boas práticas na gestão de projetos, no controle da execução orçamental e no acompanhamento da atividade financeira da UPdigital.

Email: [email protected]

  • Gerir o portfolio de projetos, acompanhando a sua execução e monitorizando os eventuais riscos, disponibilizando de forma sistemática informação à direção da UPdigital, sobre o respetivo ponto de situação;
  • Definir as metodologias, processos e ferramentas de gestão de projetos, em alinhamento com as melhores práticas internacionais e atendendo ao contexto específico da UPdigital;
  • Dinamizar iniciativas de sensibilização e partilha de boas práticas relacionadas com a gestão de projetos;
  • Assegurar a gestão dos recursos financeiros da UPdigital, elaborando as propostas de orçamento, tendo em conta os planos de atividades e os projetos aprovados;
  • Executar as tarefas de acompanhamento da execução orçamental da UPdigital, de acordo com uma rigorosa gestão dos recursos disponíveis;
  • Garantir o aprovisionamento dos bens correntes de uso geral e acompanhar as tarefas de gestão do património assegurando que o respetivo cadastro está organizado;
  • Apoiar a elaboração do plano de atividades e do relatório de atividades da UPdigital;
  • Desenvolver e implementar processos e procedimentos administrativos aplicáveis à UPdigital;
  • Assegurar a implementação de um método regular de avaliação dos serviços baseado em indicadores, compilando reportes para apoio à tomada de decisão;
  • Fazer a articulação da UPdigital com os serviços prestados pelos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP) nos domínios administrativo e financeiro, orçamental, contratação pública, recursos humanos e jurídicos;
  • Assegurar o apoio administrativo geral, providenciar o suporte logístico às atividades, gerir o expediente e secretariar a direção da UPdigital.