Avançar para conteúdo principal

Integração de Unidades Curriculares com o Moodle e o Microsoft Teams

Conteúdo destinado a estudantes

Separador

A funcionalidade de integração das UC (Unidades Curriculares) com o Moodle e o Microsoft® Teams tem por objetivo permitir, de forma automática (mas que poderá não ser imediata), que os docentes, regentes, estudantes inscritos e gestores de conteúdos tenham acesso aos conteúdos da UC no Moodle e/ou Microsoft® Teams.

Para estas plataformas é enviada a seguinte informação respeitante à UC:

• Nome;
  • Código;
  • Semestre;
  • Ano letivo;
  • Estudantes inscritos;
  • Turmas;
  • Docentes;
  • Regentes;
  • Gestores de conteúdos.

Relativamente ao Moodle, os estudantes são associados a grupos que correspondem às turmas onde estão inscritos no Sistema de Informação. Por omissão são os docentes e os regentes da UC que têm acesso a esta funcionalidade. No entanto, as Unidades Orgânicas (UO) podem acrescentar quem mais entenderem, adicionando grupos de validação ou pessoas individuais ao grupo de validação UCURR_ELEARNING_ADM.

No caso de se tratar de um docente ou regente da UC deverá seguir os seguintes passos:

1. Autentique-se no Sistema de Informação da UO administrativa das UC que leciona/rege;
  2. Clique no seu nome para aceder à sua página pessoal;
  3. Escolha a opção lateral "Distribuição de Serviço", dentro do menu "Opções";
  4. Clique na UC para a qual quer configurar a integração com o Moodle e/ou com o Microsoft® Teams;
  5. Na página da ficha da UC está disponível o menu lateral "E-learning" com as opções "Integração com Plataformas" e "Gestor de Conteúdos".
MT001

Opções "Integração com Plataformas" e "Gestor de Conteúdos"

Integração com Plataformas

Pode solicitar a integração da UC com o Moodle ou o Microsoft® Teams de forma independente.

MT002

Solicitar a Integração da UC com plataformas

Se se tratar do Moodle, é apresentada uma página com a indicação de que o docente será contactado quando a UC estiver disponível nessa plataforma. Uma vez solicitada esta integração, não é possível revertê-la.

MT003

Indicação de que o docente será contactado quando a UC estiver disponível no Moodle

Se se tratar do Microsoft® Teams, é apresentada uma página com a indicação de que o pedido está a ser processado.

MT004

Indicação de que o pedido está a ser processado

Depois de efetuada a integração, a página da UC no Sistema de Informação apresentará o ícone do Moodle e/ou do Microsoft® Teams ao lado da designação da ocorrência respetiva.

MT005

Ícones das plataformas disponíveis

Recursos úteis:

Gestor de Conteúdos

Pode indicar quais os utilizadores que deverão possuir as mesmas permissões que os docentes no que diz respeito à gestão dos conteúdos das UC nas plataformas Moodle e Microsoft® Teams.

No campo “Nome” é possível pesquisar o utilizador que vai possuir essas permissões e no campo “Responsabilidade” indicar qual a plataforma pretendida.

MT006

Gestores de conteúdos e suas responsabilidades

Depois de indicado o novo gestor de conteúdos a página é atualizada.

MT007

Atualização da página dos gestores de conteúdos e suas responsabilidades

É possível definir mais do que um gestor de conteúdos para cada plataforma.

No ícone “Cessar responsabilidade” é possível retirar um gestor de conteúdos da lista já definida. O gestor de conteúdos retirado continuará visível na lista mas com a indicação da data de fim dessa função.

MT008

Cessar responsabilidade de um gestor de conteúdos

Os gestores de conteúdos ativos ficam visíveis na ficha da UC, no campo "Gestor(es) de conteúdos E-learning", para os utilizadores associados ao grupo de validação UCURR_GCM_VIEW.

MT009

Gestores de conteúdos associados à UC

O docente ou o gestor de conteúdos deve uma conta Microsoft® Office 365 ativa. Para tal, consulte a página Microsoft® Office 365 (Docentes e Funcionários).

Para mais informações:

Unidade de Apoio e Consultadoria