Avançar para conteúdo principal

Certificados Digitais de Clientes - Obter um Certificado

1. Aceda ao portal da Sectigo.

2. Introduza o texto "University of Porto" e aguarde que a Instituição seja reconhecida e apresentada no ecrã.

04_certificadosDigitaisClientes_01

Aceder ao Portal da Sectigo

Uma vez apresentada a Instituição, clique em "University of Porto" para iniciar a Autenticação Federada. As credenciais de autenticação são as mesmas que utiliza para se autenticar no Sistema de Informação da Universidade do Porto.

3. Uma vez introduzidas as credenciais, clique em "Login" para prosseguir.

4. Consulte informação adicional sobre Autenticação Federada.

04_certificadosDigitaisClientes_02

Autenticação Federada

5. Observe os atributos que serão partilhados no âmbito da Autenticação Federada, elencados no seu Cartão Digital. Clique em “Accept” para prosseguir.

04_certificadosDigitaisClientes_03

Autenticação Federada

6. Após a autenticação, deverá selecionar o tipo de certificado pretendido na secção Certificate Profile. Selecione a opção GÉANT Personal Certificate, defina o data de expiração (ex.: 365 dias), escolha o método de geração (ex.: Generate RSA[1]), escolha qual o tipo de chave que pretende gerar (ex.: RSA - 4096) e defina uma palavra-passe robusta para o Certificado.

7. Leia o End-User License Agreement, clique em Agree e por fim, clique no botão Submit.

04_certificadosDigitaisClientes_04_v2

Certificate Profile

8. O seu Certificado Digital será gerado com a designação Certs.p12 e será disponibilizado para download.

04_certificadosDigitaisClientes_06

Download do Certificado Digital

Notas

1. Ao selecionar esta opção, concordará com a geração do par de chaves (pública e privada) em Dispositivo de Criação de Assinatura da autoridade de certificação Sectigo. Se desejar executar este processo unicamente no seu equipamento, deverá selecionar a opção CSR (Certificate Signing Request), gerar o referido ficheiro e proceder com a importação do mesmo para o portal.

Para mais informações:

Unidade de Segurança de Informação