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Na assinatura de um documento produzido no Microsoft Office (por exemplo, um documento Word - *.docx), deverá selecionar a opção File.
Assinatura do Documento
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Na janela que lhe é apresentada, clique em Protect Document e selecione a opção Add a Digital Signature.
Add a Digital Signature
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Nesta fase poderá assinar o documento selecionando a opção Sign.
Sign
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Recebida a mensagem de sucesso, clique em OK para prosseguir.
Mensagem
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Uma vez assinado digitalmente, o documento ficará com o registo de identidade do seu Autor.Se o documento for posteriormente editado por terceiros, a assinatura digital será “removida”. Esta funcionalidade permite aferir a integridade do documento.
Registo de Identidade do Autor
Acrobat Reader
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No menu Edit, selecione a opção Preferences.
Preferences
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Na secção Signatures, navegue até Identities & Trusted Certificates e clique em More.
Signatures
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Selecione o seu Certificado Digital. Clique na opção Usage Options e selecione Use for Signing. Feche a janela para prosseguir.
Usage Options
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Por forma a assinar digitalmente o documento, abra-o (*.PDF).
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Clique no separador Tools e selecione a opção Certificates.
Tools
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Selecione a opção Digital Sign.
Digital Sign
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Leia as instruções e clique em OK para prosseguir.
Mensagem
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Selecione a área do documento onde pretende que a sua assinatura figure.
Área de Assinatura
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Será apresentada uma janela onde deverá selecionar o seu Certificado Digital. Clique em Continue para prosseguir.
Seleção do Certificado Digital
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Pré-visualize a assinatura e bloqueie o documento, se assim o pretender, selecionando a opção Lock document after signing. Clique em Sign para assinar digitalmente o documento.
Acrobat Reader - Sign
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Defina o diretório onde pretende guardar o documento assinado e clique em Save para finalizar o processo.
Guardar Certificado
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O seu documento está agora assinado digitalmente. No entanto, o Acrobat Reader irá indicar que a assinatura não é válida. Este alerta é gerado pelo facto de a Sectigo (Autoridade de Certificação - AC) não fazer parte da lista Adobe Approved Trusted List.Para corrigir este aspeto, é possível adicionar a Sectigo à Adobe Approved Trusted List no seu equipamento. Para esse efeito, clique em Signature Panel.
Alerta
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Clique com o botão direito do rato sobre Document Locked by Signature e, de seguida, selecione Show Signature Properties.
Signatures Properties
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Verificará que o documento é íntegro e que não foi modificado desde que foi assinado digitalmente, no entanto, o alerta lançado pelo Acrobat Reader persistirá.
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Clique em Signature Properties.
Signatures Validation Status
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Clique em Show Signer’s Certificate.
Signatures Properties
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Navegue para o separador Trust, selecione GEANT Personal CA 4 e clique em Add to Trusted Certificates.
Certificate Viewer
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Confirme que pretende prosseguir com a operação clicando em OK.
Acrobat Security
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Selecione a opção Use this certificate as a trusted root. Clique em OK para prosseguir.
Import Contact Settings
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De acordo com o Acrobat Reader, a assinatura digital é agora válida. Recorde-se que este detalhe é meramente estético, visto que o documento já se encontrava assinado digitalmente por uma AC válida (Sectigo) e com a menção The document has not been modified since this signature was applied.
Signature Validation Status
Para mais informações:
Unidade de Segurança de Informação
E-mail: [email protected]