Avançar para conteúdo principal

Conta de Email (Docentes e Funcionários)

Acesso via Web

  1. Aceda ao endereço https://webmail.up.pt
  2. Introduza o seu utilizador na forma up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico;
  3. Introduza a sua palavra-passe;
image001

Autenticação no acesso via Web ao email

Acesso via Cliente de email Microsoft Outlook

É importante ter instalada uma versão atual do Microsoft Outlook, preferencialmente o Microsoft Outlook 365. Não utilize uma versão anterior ao Microsoft Outlook 2016.

Se já tiver a sua conta de email institucional da U.Porto configurada no Microsoft Outlook, deverá criar um novo perfil Outlook.

  1. Abra o Microsoft Outlook e selecione o menu "File";

    image002

    Menu "File"

  2. Clique no botão "Add Account";

    image003

    Adicionar conta

  3. Introduza o seu endereço de email no formato [utilizador]@[instituição].up.pt[ 1 ];

  4. Ainda na mesma janela, escolha "Advanced options" e coloque um visto em "Let me set up my account manually";

    image004

    Endereço de email e configurar conta manualmente

  5. Clique no botão "Connect";

  6. Na janela seguinte selecione o ícone "Exchange";

    image005

    Ícone Exchange

  7. Introduza o utilizador no formato up[123456789]@up.pt em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico - não coloque o seu endereço de email porque, se o fizer, o procedimento não funcionará;

  8. Ainda na mesma janela, coloque um visto em "Remember my credentials";

    image006

    Utilizador, palavra-passe e lembrar as credenciais

  9. Clique no botão "OK";

  10. Na janela "Exchange Account Settings", poderá deslizar o cursor azul para a direita para descarregar todos os seus emails;

  11. Clique no botão "Next";

    image007

    Botão "Next"

  12. Clique no botão "Done" para reiniciar o Microsoft Outlook;

    image008

    Botão "Done"

  13. A configuração está concluída.

Se tiver outra conta associada, como uma conta de serviço, não necessita repetir o processo porque essa conta será adicionada automaticamente

Acesso via Cliente de email Mozilla Thunderbird

  1. Selecione o menu de configuração de conta de email;

  2. Introduza o seu nome, endereço de email no formato [utilizador]@[instituição].up.pt[ 1 ] e a respetiva palavra-passe;

  3. Clique no botão "Configure manually...";

    image009

    Configurar manualmente

  4. Preencha os dados dos servidores da seguinte forma:

    INCOMING
    Protocol: IMAP
    Server: mail.up.pt
    Port: 993
    SSL: SSL/TLS
    Authentication: NTLM
    Username: up[123456789]@up.pt

    OUTGOING
    Server: mail.up.pt
    Port: 587
    SSL: STARTTLS
    Authentication: NTLM
    Username: up[123456789]@up.pt

  5. O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico. Se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;

  6. Clique no botão "Done" para terminar.

    image010

    Botão "Done"

  7. A sua conta de email está configurada.

Configuração dos serviços de Calendário e Tarefas

Necessita de instalar dois add-ons no Mozilla Thunderbird:

  1. Clique no Menu (canto superior direito da janela do Mozilla Thunderbird) e escolha a opção Add-ons;

    image011

    Add-ons

  2. Na caixa de pesquisa escreva a expressão tbsync;

  3. Instale os add-ons "TbSync" e "Provide for Exchange ActiveSync" clicando nos botões verdes "Add to Thunderbird";

    image012

    Adicionar ao Thunderbird

  4. Após a instalação, clique no ícone TbSync (canto superior direito da janela do Mozilla Thunderbird);

    image013

    Ícone TbSync

  5. Na aba "Account Settings" da janela "TbSync account manager" clique no botão "Account Actions" e, dentro da opção "Add new account", selecione "Exchange ActiveSync";

    image014

    Exchange ActiveSync

  6. Na janela "Account information", selecione a opção "Automatic configuration" e preencha os campos:

    Account name: U.Porto;

    User name (email address): up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico - não coloque o seu endereço de email porque, se o fizer, o procedimento não funcionará;

    Password: a sua palavra-passe da U.Porto.

  7. Clique no botão "Autodiscover settings and add account";

    image015

    Descobrir automaticamente as configurações e adicionar conta

  8. Na aba "Synchronization status", em "Available resources", escolha o que pretende sincronizar;

  9. Clique no botão "Synchronize now".

    image016

    Sincronizar agora

  10. O acesso aos Calendários e Tarefas está configurado. Se escolheu sincronizar os seus contactos, terá acesso à lista geral de contactos do sistema de email.

Acesso via Gmail

  1. Na página de entrada do Gmail, clique no ícone "Opções" no canto superior direito e depois em "See all settings";

    gm1

    Opções > See all settings

  2. Escolha a aba "Accounts and Import" e, na opção "Check mail from other accounts", selecione a opção "Add a mail account";

    gm2

    Opção "Add a mail account"

  3. Preencha o seu endereço de email da U.Porto e clique em "Next";

    gm3

    Introduzir o endereço de email

  4. Escolha a opção "Import emails from my other account (POP3)";

    gm4

    Opção "Import emails from my other account (POP3)"

  5. Preencha os campos com os dados seguintes:

    Username - up[123456789]@up.pt
    O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico; se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;

    Password - a sua palavra passe da U.Porto;

    POP Server - mail.up.pt

    Port - 995

  6. A opção "Always use a secure connection (SSL) when retrieving email" deverá estar selecionada;

  7. Se pretender que os emails sejam automaticamente colocados numa label específica, deverá defini-la em "Label incoming messages";

  8. Clique em "Add Account";

    gm5

    Add Account

  9. A sua conta foi configurada;

  10. Agora é necessário configurar o Gmail para poder enviar email em nome da conta U.Porto;

  11. Clique em "Next";

    gm6

    Enviar email em nome da conta U.Porto

  12. Preencha a informação solicitada e clique em "Next Step";

    gm7

    Preencher a informação solicitada

  13. Preencha os campos do servidor SMTP com os dados seguintes:

    SMTP Server - mail.up.pt

    Port - 587

    Username - up[123456789]@up.pt
    O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico; se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;

    Password - a sua palavra passe da U.Porto;

  14. A opção "Secured connection using TLS" deverá ser selecionada;

    gm8

    Configuração do servidor SMTP

  15. Clique em "Add Account";

  16. Irá receber na sua caixa de correio da U.Porto um código de validação;

  17. Copie o código para a janela e clique em "Verify";

    gm9

    Código de validação

  18. O acesso via Gmail está pronto.

Notas

  1. A instituição corresponde à sua instituição de origem (arq, fade, fba, fc, fcna, direito, fe, fep, ff, fmd, fpce, icbas, letras ou med).

Para mais informações:

Unidade de Administração e Operações de Sistemas
E-mail:
[email protected]