Avançar para conteúdo principal

Cadernos de Inovação Pedagógica

Introdução

Cadernos de Inovação Pedagógica é uma publicação da iniciativa da unidade de Inovação Educativa da U.Porto destinada a divulgar um conjunto de reflexões, de relatos de experiências, de projetos de melhoria pedagógica contínua, de propostas metodológicas e de textos de cariz mais teórico sobre inovação pedagógica no ensino universitário.

Esta publicação nasceu da necessidade de aprofundar a reflexão sobre a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior, de atualizar e disponibilizar os conhecimentos na área e de reunir resultados de iniciativas de inovação pedagógica.

Cadernos de Inovação Pedagógica - Volume 4

Cadernos de Inovação Pedagógica (Vol. 4)

Apresentação

Apresentação

Este quarto volume dos Cadernos de Inovação Pedagógica apresenta estudos de caso que detalham as transformações pedagógicas implementadas durante a COVID-19. Estas mudanças foram motivadas por preocupações educativas especificas e tiveram como objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes nesse contexto único. O volume enfatiza a necessidade crítica de capacitação digital para estudantes e professores. Além disso, apresenta práticas pedagógicas premiadas no concurso Prática Pedagógica Inovadora, mostrando as transformações realizadas pelos docentes para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes.

Ficha técnica

Título: Cadernos de Inovação Pedagógica- Vol. 4 – Desafios pedagógicos em contexto educativo pandémico e pós-pandémico.
Coleção: Cadernos de Inovação Pedagógica
Diretor da coleção: Sónia Rodrigues
Ano: Dezembro 2024
Edição: 4.ª
Editora: U.Porto Press
ISBN: 978-989-746-402-7
Número de páginas: 294
Língua: Português
DOI:

Artigos e respetivos autores

  • Introdução [PDF]
    Sónia Valente Rodrigues
  • Utilização de ferramentas digitais de apoio ao ensino e aprendizagem em contexto de pandemia [PDF]
    Isabel Ventura, Hugo Ribeiro, Margarida Amaral, Teresa Correia
  • UPORTO Santander - Inspira-te! Formação online para desenvolvimento de projetos com impacto social [PDF]
    Maria Clara Martins, Filipe Castro, Cristina Neves, Ana Paula Ramalho, Carlota Montenegro, Diogo Cruz, Margarida Amaral, Nuno Regadas
  • Impacto da pandemia nas prática pedagógica de Fisiologia [PDF]
    Jorge Ascenção Oliveira
  • O impacto da pandemia na minha prática pedagógica [PDF]
    Manuel Nuno Alçada
  • Desafio pedagógico no Moodle - Ginástica à distância [PDF]
    Manuel Campos
  • E agora, o que faço?! Como as tecnologias digitais me ajudaram a manter a actividade lectiva a distância e a não desesperar [PDF]
    Maria José Goulão
  • Aulas gravadas no Panopto, testes no Moodle e funcionamento em modo de cooperação docente/estudante como grandes trunfos durante a pandemia [PDF]
    Mariana Sottomayor
  • Uso de vídeos demonstrativos em aulas laboratoriais [PDF]
    Maria Salomé Gomes
  • Aprender através da criação de conteúdos: o estudante como influencer digital [PDF]
    Mariana Martins
  • Exame microscópico de esfregaços sanguíneos - Uso de ferramentas digitais em Hematologia [PDF]
    Luís Belo, Alice Santos Silva
  • Diálogos intergeracionais, educação e desafios das sociedades contemporâneas [PDF]
    Amélia Lopes, Luciana Joana, Rita Tavares de Sousa
  • Bonder - Ferramenta didática para consolidar o conhecimento sobre a tecnologia de colagem adesiva [PDF]
    Ana Queirós Barbosa, Lucas da Silva, Eduardo Marques, Catarina Borges, Ricardo Carbas, Ana Duarte, Carolina Leite, Diogo Barbieri, Livia Barts
  • NeuroMed2: Neurociências e meditação para estudantes de Medicina [PDF]
    Isaura Ferreira Tavares
  • O ensino da relação médico-doente em Psicologia Médica: um modelo práxico [PDF]
    Irene Carvalho, Margarida Figueiredo Braga, Ivone Castro Vale, Raquel Martins, Dilermando Sobral, Vanessa Pais, Raquel Pedrosa
  • CreoPhonPt: introdução à prática científica na era digital com impacto sobre a preservação dos crioulos [PDF]
    Carlos Silva, Luís Trigo, Vera Moitinho de Almeida
  • Saber sobre investigar, aprender investigando pelo recurso a pedagogias centradas no aluno (Metodologia de investigação qualitativa) [PDF]
    Cláudio Farias, Sara Mesquita da Silva, Isabel Mesquita
  • Finestra desenho [PDF]
    José Maria Lopes, José Manuel Barbosa, Armando Ferraz, Luís Fortunato Lima, Nuno Sousa, Ricardo Leite
  • Aprendizagem colaborativa no ecossistema da U.Porto [PDF]
    Isabel Martins de Almeida, Purificação Silvano, Joaquim Antero Ferreira
  • Innerscape: a landscape design hackathon [PDF]
    José Miguel Lameiras, Isabel Martinho da Silva, David Campos

Cadernos de Inovação Pedagógica - Volume 3

Cadernos de Inovação Pedagógica (Vol. 3)

Capa do livro Cadernos de Inovação Pedagógica volume 3

Apresentação

Este volume dos Cadernos de Inovação Pedagógica é inteiramente dedicado à Aprendizagem em Serviço. Os textos aqui reunidos desenvolvem-se em torno do projeto de criação da Unidade Curricular - A Comunidade como Prática: Uma Experiência Transdisciplinar e Colaborativa de Intervenção - que decorreu em contexto de pandemia. Aqui são analisados as diversas dimensões e os desafios da aprendizagem em serviço com destaque para o trabalho colaborativo entre docentes e estudantes de diferentes Unidades Orgânicas, e entre estes e a comunidade, na implementação de projetos de intervenção.

Ficha técnica

Título: Cadernos de Inovação Pedagógica- Vol. 3 – A comunidade como prática – uma experiência de aprendizagem em serviço na Universidade do Porto.
Coleção: Cadernos de Inovação Pedagógica
Diretor da coleção: Sónia Rodrigues
Ano: Outubro 2023
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
ISBN: 978-989-746-355-6
Número de páginas: 277
Língua: Português
DOI: https://doi.org/10.34626/10216/2023/003

Artigos e respetivos autores

  • Introdução [PDF]
    João Veloso
  • Aprender com a aprendizagem em serviço: uma experiência [PDF]
    Isabel Menezes
  • A InovPed enquanto plataforma de diversidades [PDF]
    Preciosa Fernandes, Marta Resende
  • O desenvolvimento da Unidade Curricular “A comunidade como prática – Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção” [PDF]
    Ana Beatriz Farah, Pedro D. Ferreira
  • Invisibilidades em comum: Territórios da terceira missão, no contexto de uma “comunidade como prática”, numa escola democrática [PDF]
    Mário Mesquita
  • A entrada no terreno: Reconhecimento das comunidades como lugares de “necessidades” e de “recursos [PDF]
    Diana Alves, Sofia Pais, Antero Ferreira
  • A construção de projetos de serviço comunitário: como transformar uma “ideia” num “projeto” [PDF]
    Teresa Silva Dias, Joaquim Luís Coimbra
  • A relação como dimensão estruturante de transformação do/a Sujeito/Comunidade [PDF]
    Carlos Gonçalves, Helena Lopes
  • A construção de si como “alguém que sabe” [PDF]
    Cidália Duarte, Rita Ruivo Marques
  • A monitorização do processo e dos resultados na UC “A Comunidade como Prática” - Um espaço colaborativo de intervenção [PDF]
    Sofia Pais, Teresa Silva Dias, Ana Beatriz Farah
  • A análise sobre o processo e os resultados a partir da visão dos amigos críticos [PDF]
    Catarina Brandão, Cristina Parente, Sofia Cruz, Manuel Nuno Alçada

Cadernos de Inovação Pedagógica - Volume 2

Cadernos de Inovação Pedagógica (Vol. 2)

Capa do livro Cadernos de Inovação Pedagógica volume 2

Apresentação

Este volume dos Cadernos de Inovação Pedagógica reúne premiados em concursos UC InovPed. Os textos reunidos mostram bem a diversidade de experiências pedagógicas inovadoras que têm sido levadas a cabo por docentes da U.Porto e que têm como principal objetivo o sucesso académico dos estudantes. Este volume inclui casos de utilização de abordagens ativas como: aula invertida, brainstorming, estudo de casos, participação colaborativa e interativa e aprendizagem orientada para a investigação.

Ficha técnica

Título: Cadernos de Inovação Pedagógica- Vol. 2 – Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto. Transversalidade e criatividade.
Coleção: Cadernos de Inovação Pedagógica
Diretor da coleção: João Veloso
Ano: Agosto 2022
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
ISBN-13: 978-989-746-330-3
Número de páginas: 184
Língua: Português
DOI: https://doi.org/10.34626/10216/2022/002

Artigos e respetivos autores

  • Introdução [PDF]
    João Veloso
  • Representações, desenhos e imagens do território: alguns resultados de três edições, um estímulo à divulgação das UC InovPed [PDF]
    Vasco Cardoso, Mário Gonçalves Fernandes, Carlos Rodrigues
  • Culturas na produção de conhecimento em ciência – análise de uma experiência multidisciplinar no contexto de formação graduada [PDF]
    Maria Strecht Almeida, Orfeu Bertolami, Manuel Vilanova
  • Património e paisagem. Gestão, análise, projeto [PDF]
    Teresa Cunha Ferreira, Teresa Portela Marques, Maria Leonor Botelho, Xavier Romão, Rui Fernandes Póvoas
  • Sustentabilidade da produção e consumo agroalimentar na base da inovação na formação oferecida na Universidade do Porto [PDF]
    Belmira Neto, Susana M. P. Carvalho, Sara Rodrigues, Ada Rocha
  • Inovação sustentável e aprendizagem integrada com o Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar [PDF]
    Maria Manuela Pinto, Armando Sousa, António Coelho, António Machuco Rosa, Hugo Barreira, Inês Amorim, Joana Miranda, Maria Leonor Botelho, Rodolfo Matos, Susana Medina
  • BioLab – uma proposta para o desenvolvimento de projetos em ambiente multidisciplinar [PDF]
    Pedro Dias Ramos, Filipe Marques, Maria Manuela Lopes, Júlio Borlido Santos, Fernando Tavares, I. Anna S. Olsson, Maria Strecht Almeida
  • Desenvolvimento de competências pessoais: a experiência de participação dos estudantes na unidade curricular InovPed [PDF]
    Sandra Torres, Rosa Tomás Ferreira, Ana Azevedo, Filipa Mucha Vieira
  • A unidade curricular de Saúde Digital: formação para o empreendedorismo e inovação num contexto de transição digital [PDF]
    Sofia Laranjeiro, Joana Carrilho, Luís Midão, Marta Almada, Pedro Rocha, Constança Paúl, Elísio Costa

Cadernos de Inovação Pedagógica - Volume1

Cadernos de Inovação Pedagógica (Vol. 1)

Capa do livro Cadernos de Inovação Pedagógica vol1

Apresentação

Neste primeiro número dos Cadernos de Inovação Pedagógica, estão reunidos trabalhos apresentados no IV Workshop de Partilha e Inovação Pedagógica de 2020. Este volume abre com um texto da oradora convidada Professora Nada Moghaizel-Nasr, docente da Universidade de São José de Beirute. Seguem-se outros contributos que nos mostram a diversidade de experiências pedagógicas que têm sido promovidas por docentes da U.Porto e que incluem utilização de abordagens de aprendizagem ativa como: a aula invertida em contexto laboratorial, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação, entre outras.

Ficha técnica

Título: Cadernos de Inovação Pedagógica- Vol. 1 – Workshop de Partilha Pedagógica da Universidade do Porto 2020
Coleção: Cadernos de Inovação Pedagógica
Diretor da coleção: João Veloso
Ano: Janeiro 2021
Edição: 1.ª
Editora: U.Porto Press
ISBN-13: 978-989-746-286-3
Número de páginas: 118
Língua: Português
DOI: https://doi.org/10.34626/10216/2021/001

Artigos e respetivos autores

  • Introdução [PDF]
    João Veloso
  • The issue of HE pedagogy in a quality assurance process in the light of 21th century challenges [PDF]
    Nada Moghaizel-Nasr
  • Ensino farmacêutico centrado no doente [PDF]
    Isabel Martins de Almeida
  • IUC4: Integração de unidades curriculares básicas e profissionalizantes [PDF]
    C. Fernandes, C. Afonso, H. Cidade M. E. Tiritan, M. E. Sousa, M. Correia-da-Silva
  • Aprendizagem ativa em aula invertida [PDF]
    Rita Ruivo Marques, Inmaculada Velo Gala, Eliana S. da Silva, Maria J. Sampaio, Cláudia G. Silva, Joaquim Luís Faria
  • Envolver-se para aprender [PDF]
    Luísa Estriga, Paula Batista
  • Livro aumentado para “Introdução Criativa à Programação” [PDF]
    António Coelho