Conceito
Na aprendizagem baseada em problemas, os/as estudantes enfrentam situações da vida real ou cenários próximos da realidade para desenvolverem habilidades e adquirirem conhecimentos específicos, que lhes permitam resolver, transferir e aplicar conhecimentos para abordar problemas bem definidos, complexos e relevantes numa lógica de desenvolvimento de competências.
Esta abordagem permite aos/às estudantes serem protagonistas de uma aprendizagem autodirigida, que promove a aquisição e a produção de conhecimentos. Adota-se, assim, uma aprendizagem ativa e significativa, em que os/as estudantes se envolvem mais no processo de aprendizagem por estarem mais motivados/as.
Princípios subjacentes
Problema como ponto de partida
- A aprendizagem tem início com a apresentação de um problema complexo e relevante que os/as estudantes devem resolver.
Papel do/a professor/a
- Criar condições para envolver os/as estudantes na aprendizagem, orientando e conduzindo-os/as nos conteúdos e na sequência da aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências.
- Incentivar os/as estudantes a pesquisar, refletir e desenvolver uma avaliação crítica.
- Contribuir para consolidar a autonomia dos/as estudantes, através de um apoio tutorial orientado para mitigar as lacunas nos conhecimentos prévios, encaminhando o processo de aprendizagem.
- Fornecer feedback, para que os/as estudantes compreendam o seu desempenho e façam melhorias ao longo do tempo.
- Promover a cooperação entre pares e garantir apoio tutorial.
Aprendizagem autodirigida
- Integrar o conhecimento e a prática em contextos reais, incentivando os/as estudantes a procurar ativamente o conhecimento necessário para resolver o problema.
Pensamento crítico
- Promover a aquisição e desenvolvimento de competências, desafiando os/as estudantes a pensar criticamente, a analisar informações, a tomar decisões e a justificar as suas escolhas.
Colaboração
- Promover a colaboração e trabalho de grupo, gerando troca de ideias, envolvimento, comunicação e desenvolvimento de competências interpessoais de todos os elementos do grupo.
Criatividade
- Promover a criatividade ao incentivar abordagens inovadoras e soluções originais para os problemas apresentados.
Contextualização do conhecimento
- Promover maior grau de envolvimento nas atividades (resolução de problemas reais e/ou próximos da realidade), diretamente relacionado com um nível mais elevado de compreensão.
Avaliação Contínua
- Reforçar a avaliação contínua, através da avaliação do progresso e das competências e não o conhecimento factual isolado.
Vantagens
- Estimula o desenvolvimento de competências transversais (tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade)
- Aumenta a motivação para a aprendizagem, uma vez que o conteúdo está relacionado com o contexto resolução de problemas reais ou aproximados à realidade)
- Aumenta a capacidade de compreensão e de aplicação dos seus conhecimentos
- Promove a metacognicão (reflexão sobre a própria aprendizagem)
- Estimula a aprendizagem ativa uma vez que estimula a pesquisa de informações, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento
- Promove a aprendizagem autodirigida (aprendizagem centrada no/a estudante)
Etapas
Etapas de preparação
- Definição de objetivos de aprendizagem
- Seleção e elaboração de problemas
- Formação de grupos de trabalho
- Orientação
- Avaliação
Etapas de implementação
- Definir o problema
- Identificar conceitos
- Analisar o problema
- Criar hipóteses
- Identificar lacunas de conhecimento
- Aplicar novos conhecimentos ao problema
- Avaliar se o conhecimento é adequado e se o problema foi resolvido
Inicialmente, o/a docente deve fornecer aos/às estudantes informações sobre o problema em questão. Após a clara definição do problema os/as estudantes devem identificar os conceitos sobre os quais precisam aprender para resolver o problema. Ao considerar o problema os/as estudantes são encorajados/as a pesquisar de forma autónoma, criando hipóteses. Posteriormente, devem reconsiderar hipóteses e/ou criar hipóteses (identificar lacunas de conhecimento).
Ao concluir a tarefa, os/as estudantes são incentivados/as a refletir sobre o problema (aplicar novos conhecimentos ao problema), bem como sobre o seu desempenho na aprendizagem, avaliando se o seu conhecimento é adequado e se o problema foi resolvido satisfatoriamente.
A aprendizagem baseada em problemas implica a pesquisa, discussão, compreensão e aquisição de conhecimento (Hmelo & Barrows, 2006). Estas etapas delineiam o caminho desde a fase de preparação, onde são definidos os objetivos e recursos, até à fase de implementação, onde os/as estudantes estão ativamente envolvidos/as na sua própria aprendizagem à medida que se envolvem na resolução de problemas concretos (Hmelo-Silver & Eberbach, 2011).
Recursos
Recursos para docentes
Referências
- Almeida, L., Gonçalves, S., Rebola, F., & Soares, S. (2022). Inovação pedagógica no ensino superior cenários e caminhos de transformação.
- Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical education, 20(6), 481-486.
- Barrows, H. S. (1988). The tutorial process. Southern Illinois University, School of medicine.
- Barrows, H. S. (1996). Problem‐based learning in medicine and beyond: A brief overview. New directions for teaching and learning, 1996(68), 3-12.
- Biggs, John, & Tang, Catherine. (2011). Teaching for quality learning at university. McGraw-hill education. Maidenhead, Reino Unido: Open University Press.
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- De Graaf, E., & Kolmos, A. (2003). Characteristics of problem-based learning. International journal of engineering education, 19(5), 657-662.
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- Hmelo-Silver, C. E., & Eberbach, C. (2011). Learning theories and problem-based learning. In Problem-based learning in clinical education: The next generation (pp. 3-17). Dordrecht: Springer Netherlands. DOI: 10.1007/978-94-007-2515-7_1
- Kolmos, A., Kuru, S., Hansen, H., Eskil, T., Podesta, L., Fink, F., ... & Soylu, A. (2007). Problem Based Learnig. TREE – Teaching and Research in Engineering in Europe Special Interest Group B5 "Problem based and project oriented learning" SIG Leader: Selahattin Kuru, Isik University
- Trindade, R. (2014). A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões. Revista Lusófona de Educação, (27), 43-57.