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Aprendizagem baseada em problemas

Uma aprendizagem ativa e significativa, em que os/as estudantes se envolvem mais no processo de aprendizagem por estarem mais motivados/as

Conceito

Na aprendizagem baseada em problemas, os/as estudantes enfrentam situações da vida real ou cenários próximos da realidade para desenvolverem habilidades e adquirirem conhecimentos específicos, que lhes permitam resolver, transferir e aplicar conhecimentos para abordar problemas bem definidos, complexos e relevantes numa lógica de desenvolvimento de competências.

Esta abordagem permite aos/às estudantes serem protagonistas de uma aprendizagem autodirigida, que promove a aquisição e a produção de conhecimentos. Adota-se, assim, uma aprendizagem ativa e significativa, em que os/as estudantes se envolvem mais no processo de aprendizagem por estarem mais motivados/as.

Princípios subjacentes

Problema como ponto de partida 

  • A aprendizagem tem início com a apresentação de um problema complexo e relevante que os/as estudantes devem resolver.

Papel do/a professor/a 

  • Criar condições para envolver os/as estudantes na aprendizagem, orientando e conduzindo-os/as nos conteúdos e na sequência da aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências.
  • Incentivar os/as estudantes a pesquisar, refletir e desenvolver uma avaliação crítica.
  • Contribuir para consolidar a autonomia dos/as estudantes, através de um apoio tutorial orientado para mitigar as lacunas nos conhecimentos prévios, encaminhando o processo de aprendizagem.
  • Fornecer feedback, para que os/as estudantes compreendam o seu desempenho e façam melhorias ao longo do tempo.
  • Promover a cooperação entre pares e garantir apoio tutorial.

Aprendizagem autodirigida 

  • Integrar o conhecimento e a prática em contextos reais, incentivando os/as estudantes a procurar ativamente o conhecimento necessário para resolver o problema.

Pensamento crítico 

  • Promover a aquisição e desenvolvimento de competências, desafiando os/as estudantes a pensar criticamente, a analisar informações, a tomar decisões e a justificar as suas escolhas.

Colaboração 

  • Promover a colaboração e trabalho de grupo, gerando troca de ideias, envolvimento, comunicação e desenvolvimento de competências interpessoais de todos os elementos do grupo.

Criatividade 

  • Promover a criatividade ao incentivar abordagens inovadoras e soluções originais para os problemas apresentados.

Contextualização do conhecimento 

  • Promover maior grau de envolvimento nas atividades (resolução de problemas reais e/ou próximos da realidade), diretamente relacionado com um nível mais elevado de compreensão.

Avaliação Contínua

  • Reforçar a avaliação contínua, através da avaliação do progresso e das competências e não o conhecimento factual isolado.

Vantagens

  • Estimula o desenvolvimento de competências transversais (tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade)
  • Aumenta a motivação para a aprendizagem, uma vez que o conteúdo está relacionado com o contexto resolução de problemas reais ou aproximados à realidade)
  • Aumenta a capacidade de compreensão e de aplicação dos seus conhecimentos
  • Promove a metacognicão (reflexão sobre a própria aprendizagem)
  • Estimula a aprendizagem ativa uma vez que estimula a pesquisa de informações, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento
  • Promove a aprendizagem autodirigida (aprendizagem centrada no/a estudante)
abordagens-ABP-vantagens

Etapas

Etapas de preparação

  1. Definição de objetivos de aprendizagem
  2. Seleção e elaboração de problemas
  3. Formação de grupos de trabalho
  4. Orientação
  5. Avaliação

abordagens-ABP-preparacao

Etapas de implementação

  • Definir o problema
  • Identificar conceitos
  • Analisar o problema
  • Criar hipóteses
  • Identificar lacunas de conhecimento
  • Aplicar novos conhecimentos ao problema
  • Avaliar se o conhecimento é adequado e se o problema foi resolvido

abordagens-ABP-implementacao

Inicialmente, o/a docente deve fornecer aos/às estudantes informações sobre o problema em questão. Após a clara definição do problema os/as estudantes devem identificar os conceitos sobre os quais precisam aprender para resolver o problema. Ao considerar o problema os/as estudantes são encorajados/as a pesquisar de forma autónoma, criando hipóteses. Posteriormente, devem reconsiderar hipóteses e/ou criar hipóteses (identificar lacunas de conhecimento).

Ao concluir a tarefa, os/as estudantes são incentivados/as a refletir sobre o problema (aplicar novos conhecimentos ao problema), bem como sobre o seu desempenho na aprendizagem, avaliando se o seu conhecimento é adequado e se o problema foi resolvido satisfatoriamente.

A aprendizagem baseada em problemas implica a pesquisa, discussão, compreensão e aquisição de conhecimento (Hmelo & Barrows, 2006). Estas etapas delineiam o caminho desde a fase de preparação, onde são definidos os objetivos e recursos, até à fase de implementação, onde os/as estudantes estão ativamente envolvidos/as na sua própria aprendizagem à medida que se envolvem na resolução de problemas concretos (Hmelo-Silver & Eberbach, 2011).

Recursos

Referências