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Inquéritos Pedagógicos - IPUP

Visite a área de Inquéritos Pedagógicos da U. Porto e faça parte da melhoria contínua da qualidade do ensino na U.Porto.

Inquéritos Pedagógicos da Universidade do Porto (IPUP)

Os IPUP são um instrumento de recolha das perceções dos estudantes acerca do ensino. As respostas são anonimamente armazenadas no sistema de informação da U.Porto. Este instrumento representa um recurso valioso, proporcionando informações essenciais que possibilitam a implementação de ações de melhoria contínua na educação, destacando a importância da voz dos estudantes como elemento central.

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IPUP - Perguntas Frequentes

IPUP - Perguntas Frequentes

Encontre respostas rápidas e esclarecedoras sobre os Inquéritos Pedagógicos da U. Porto na nossa seção de FAQs.

FAQs - Perguntas Frequentes

Os IPUP são um instrumento de recolha das perceções dos estudantes acerca do ensino, através de uma bolsa diversificada e abrangente de questões relativas a cada Unidade Curricular.

Trata-se de um instrumento que mobiliza docentes e estudantes desde a conceção e preenchimento dos inquéritos à análise dos resultados que resultam do seu preenchimento.

As respostas são armazenadas no sistema de informação da U. Porto, de forma anónima.

Os IPUP constituem um contributo valioso, uma vez que facultam informação e permitem ações de melhoria contínua da educação a partir da voz dos estudantes. Destacam-se as seguintes ações:

  • Diagnóstico de situações que evidenciam, pela sua persistência e gravidade, resultados menos favoráveis e consequente adoção de iniciativas visando ultrapassar essas fragilidades.
  • Reconhecimento e valorização do trabalho dos docentes.
  • Análise do funcionamento dos ciclos de estudos pelas Comissões Científicas e de Acompanhamento, de que resulta uma reflexão que é incluída nos relatórios anuais.

Análise dos Resultados Globais pelos Conselhos Pedagógicos, com relatório final público e passível de discussão e de reflexão interna em cada Unidade Orgânica.

Os IPUP são compostos por 18 itens. Cada um dos itens contém uma afirmação ou uma pergunta, a que corresponde uma escala de 1 a 7, para que os estudantes atribuam um determinado valor de concordância: “1” representa um nível muito baixo e “7” representa um nível muito elevado. Incluem ainda um item de comentários/sugestões escritos (até 4000 carateres).

Os itens relacionam-se, na generalidade, com três dimensões principais:

  • Unidade curricular, em que se avaliam aspetos estruturantes, formais e de conteúdos.
  • Docente, em que se avaliam as práticas pedagógicas individuais e a maneira como é organizado o processo de ensino-aprendizagem
  • Estudante, avaliando o seu grau de envolvimento.

Se uma unidade curricular não está disponível nos inquéritos no período correspondente ao preenchimento é, na maioria dos casos, porque o número de estudantes inscritos na mesma é reduzido. Para proteger a confidencialidade dos estudantes, as unidades curriculares com menos de 10 estudantes inscritos não são incluídas nos inquéritos pedagógicos.

Em cada um dos semestres, os IPUP são abertos para preenchimento após ter decorrido 90% do período de aulas. Encerra-se o período de preenchimento após terminar a época de avaliações de cada semestre.

Durante o período de preenchimento, os estudantes, quando entram na sua página pessoal do SIGARRA são automaticamente redirecionados para os inquéritos pedagógicos.

No caso das unidades curriculares sem período (SP), os IPUP são abertos, habitualmente, aquando da abertura dos IPUP para as unidades curriculares do primeiro semestre, permanecendo abertos até ao final do prazo para os IPUP das unidades curriculares do segundo semestre e unidades curriculares anuais. Para aceder aos IPUP das unidades curriculares sem período, os estudantes não são automaticamente redirecionados e, portanto, devem, a partir da sua página pessoal, no SIGARRA, selecionar a opção de menu “Responder aos Inquéritos Pedagógicos”.

Sim. Os estudantes de mobilidade têm acesso aos inquéritos pedagógicos que correspondem às unidades curriculares em que se encontram inscritos.

No caso das unidades curriculares semestrais, os estudantes são direcionados para os IPUP correspondentes durante o semestre.

No caso das unidades curriculares anuais, os inquéritos são ficam disponíveis no segundo semestre, que corresponde ao final do ano letivo. Mesmo que os estudantes de mobilidade não estejam fisicamente nas instalações da Universidade do Porto, podem aceder aos inquéritos através das suas páginas pessoais no SIGARRA.

Os inquéritos pedagógicos estão disponíveis nos idiomas português e inglês.

Após o término do período destinado ao preenchimento dos IPUP, são geradas as Estatísticas globais, que podem ser consultadas no SIGARRA.

Se é Docente – tem acesso à totalidade das resposta da respetiva unidades curricular e aos resultados globais.

Se é Estudante – tem acesso aos resultados globais.

Se é Diretor de Curso – tem acesso à totalidade das resposta do respetivo ciclo de estudos que dirige e aos resultados globais.

Se é Diretor/Presidente do Conselho Diretivo, Presidente do Conselho Científico, Presidente do Conselho Pedagógico – tem acesso à totalidade das respostas de todos os cursos da Unidade Orgânica correspondente e aos resultados globais.

A visualização dos resultados dos IPUP pode ser feita através da análise sob forma gráfica ou sob forma de tabela. Para visualizar os resultados sob a forma gráfica, deve selecionar, na caixa “Tipo de Análise”, a opção “Gráfico Global”. Se selecionar a opção “Tabela Comparativa”, irá visualizar os resultados sob forma de tabela. Pode proceder a alteração da seleção sempre que pretender.

A análise dos resultado pode seguir dois eixos:

  • Abrangência – Pode efetuar uma análise ao nível da instituição, por curso, por unidade curricular e por docente.
  • Nível de Detalhe – Pode efetuar uma análise global do inquérito, uma análise por dimensão ou uma análise por pergunta.

Note-se que o acesso a este nível de detalhe depende das permissões atribuídas a quem está a efetuar a análise dos resultados obtidos através dos Inquéritos Pedagógicos.

A leitura e interpretação dos dados dos IPUP devem atender a algumas especificidades.

As dimensões em análise (UC, docente e estudante) têm um caráter relativo, que exige contextualização dos dados. Quais são as implicações deste caráter relativo?

  • O nível atingido numa determinada dimensão, seja este baixo ou elevado, não tem uma leitura imediata nem única. Por exemplo, se uma UC tem como objetivo principal promover conhecimentos dos estudantes e não tanto desenvolver competências de investigação, uma avaliação mais baixa dos estudantes nesta última dimensão deve ser confrontada com as informações da UC e analisada sob essa perspetiva.
  • A leitura dos resultados deve privilegiar comparações intraciclo. É recorrente a existência de variações nas avaliações dos estudantes conforme género, idade, área de estudos, tipo de UC, entre outros fatores, daí que não seja adequado estabelecer comparações diretas.

As bases de dados com os resultados que sejam objeto de análises sucessivas e ao longo do tempo permitem um diagnóstico mais fiável de pontos fortes e de pontos fracos dos planos de estudos.

Do preenchimento dos IPUP resultam relatórios de avaliação de cada unidade curricular. Se o acesso a estes relatórios for combinado com consultadoria aos docentes, com escrutínio por parte dos mesmos ou por encontros de reflexão curricular e pedagógica, os efeitos dos IPUP na melhoria do ensino fazem-se notar.

Cabe a cada Unidade Orgânica a decisão de como publica e divulga os resultados obtidos nos IPUP, mas reforça-se a importância de devolver esses resultados aos estudantes, explicitando o impacto dos resultados.

Dessa forma, os estudantes têm conhecimento das mudanças realizadas, o que poderá motivá-los a envolverem-se mais no próprio processo de avaliação do ensino na U.Porto.