Avançar para conteúdo principal

Aprendizagem em serviço

Alinhada com as correntes contemporâneas que enfatizam a importância do pensamento reflexivo no desenvolvimento de competências profissionais

Conceito

A aprendizagem em serviço, também conhecida como aprendizagem prática ou baseada na experiência, é um método pedagógico desenvolvido por John Dewey, que enfatiza a aquisição de conhecimento e competências, através da experiência prática, proporcionando aos/às estudantes oportunidades de aplicar o conhecimento em contextos factuais, ao invés de se concentrar apenas na teoria e na sala de aula.

Este método ressalta a experiência prática, a participação ativa e a reflexão como componentes essenciais do processo de aprendizagem. A abordagem holística e integrativa da aprendizagem em serviço está alinhada com as correntes contemporâneas que enfatizam a importância do pensamento reflexivo no desenvolvimento de competências profissionais.

Princípios subjacentes

  • Valorização da experiência, como uma condição de aprendizagem, que tende a contribuir para o desenvolvimento individual e social do indivíduo, na medida em que se torna capaz de refletir sobre o mundo e sobre si mesmo.
  • Experiência significativa, uma vez que este processo permite estabelecer condições pedagógicas para os/as estudantes se envolverem ativamente em situações concretas, refletirem e ajustarem as suas ideias e ações a partir dessa reflexão.
  • Integração teoria-prática, componentes consideradas partes essenciais do processo de aprendizagem, dado que a interligação entre elas permite que os/as estudantes apliquem conceitos teóricos em acontecimentos reais, proporcionando uma compreensão mais abrangente do problema.
  • Reflexão crítica sobre as experiências, o que permite ao indivíduo encontrar significado nelas, relacionando-as com conhecimentos anteriores e aplicando-as a situações futuras, sendo, por isso, parte integrante da experiência e aprendizagem. Com efeito, os/as estudantes devem ser incentivados/as a refletir sobre as suas experiências, avaliar o que aprenderam e como podem melhorar.
  • Pragmatismo, dado que a aprendizagem em serviço salienta a necessidade de envolvimento prático para compreender e adquirir conhecimento. O objetivo é usar o conhecimento teórico para resolver problemas e tomar decisões informadas.
  • Educação Progressiva, dado que a aprendizagem é fundamentada em experiências significativas e concretas e é ajustada às necessidades individuais dos/as estudantes.
  • Aprendizagem centrada no/a estudante, dado que reconhece ao/a estudante a sua individualidade, adaptando o currículo e as atividades de acordo com as suas necessidades e interesses.

Vantagens

Vantagens
Aplicação prática do conhecimento

Valoriza a aprendizagem experiencial que ressalta a interação entre o indivíduo e o contexto, estabelecendo novos conhecimentos com base na experiência.

Conexão entre Teoria e Prática

Permite aos/às estudantes aplicarem conceitos teóricos aprendidos em sala de aula a situações concretas, reforçando a compreensão e a relevância do conhecimento.

Motivação

Aumenta a motivação dos/as estudantes ao envolverem-se em projetos que têm impacto real, a motivação é fomentada pela conexão entre a aprendizagem teórica e a aplicação prática.

Aprendizagem reflexiva

Estimula a reflexão crítica dos/as estudantes sobre a própria aprendizagem e experiência.

Etapas

Etapas de preparação

  • Definir objetivos / resultados de aprendizagem;
  • Selecionar problemas significativos;
  • Promover a conexão entre teoria e prática;
  • Avaliar (avaliação formativa).
abordagens-AS-etapas-preparacao

Etapas de implementação

  • Identificar necessidades e interesses;
  • Promover experiências de aprendizagem práticas e significativas;
  • Promover a cooperação e o diálogo;
  • Promover a reflexão contínua (orientação / feedback);
  • Avaliar.
abordagens-AS-etapas-implementacao

Referências