Conceito
A aprendizagem em serviço, também conhecida como aprendizagem prática ou baseada na experiência, é um método pedagógico desenvolvido por John Dewey, que enfatiza a aquisição de conhecimento e competências, através da experiência prática, proporcionando aos/às estudantes oportunidades de aplicar o conhecimento em contextos factuais, ao invés de se concentrar apenas na teoria e na sala de aula.
Este método ressalta a experiência prática, a participação ativa e a reflexão como componentes essenciais do processo de aprendizagem. A abordagem holística e integrativa da aprendizagem em serviço está alinhada com as correntes contemporâneas que enfatizam a importância do pensamento reflexivo no desenvolvimento de competências profissionais.
Princípios subjacentes
- Valorização da experiência, como uma condição de aprendizagem, que tende a contribuir para o desenvolvimento individual e social do indivíduo, na medida em que se torna capaz de refletir sobre o mundo e sobre si mesmo.
- Experiência significativa, uma vez que este processo permite estabelecer condições pedagógicas para os/as estudantes se envolverem ativamente em situações concretas, refletirem e ajustarem as suas ideias e ações a partir dessa reflexão.
- Integração teoria-prática, componentes consideradas partes essenciais do processo de aprendizagem, dado que a interligação entre elas permite que os/as estudantes apliquem conceitos teóricos em acontecimentos reais, proporcionando uma compreensão mais abrangente do problema.
- Reflexão crítica sobre as experiências, o que permite ao indivíduo encontrar significado nelas, relacionando-as com conhecimentos anteriores e aplicando-as a situações futuras, sendo, por isso, parte integrante da experiência e aprendizagem. Com efeito, os/as estudantes devem ser incentivados/as a refletir sobre as suas experiências, avaliar o que aprenderam e como podem melhorar.
- Pragmatismo, dado que a aprendizagem em serviço salienta a necessidade de envolvimento prático para compreender e adquirir conhecimento. O objetivo é usar o conhecimento teórico para resolver problemas e tomar decisões informadas.
- Educação Progressiva, dado que a aprendizagem é fundamentada em experiências significativas e concretas e é ajustada às necessidades individuais dos/as estudantes.
- Aprendizagem centrada no/a estudante, dado que reconhece ao/a estudante a sua individualidade, adaptando o currículo e as atividades de acordo com as suas necessidades e interesses.
Vantagens
Aplicação prática do conhecimento | Valoriza a aprendizagem experiencial que ressalta a interação entre o indivíduo e o contexto, estabelecendo novos conhecimentos com base na experiência. |
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Conexão entre Teoria e Prática | Permite aos/às estudantes aplicarem conceitos teóricos aprendidos em sala de aula a situações concretas, reforçando a compreensão e a relevância do conhecimento. |
Motivação | Aumenta a motivação dos/as estudantes ao envolverem-se em projetos que têm impacto real, a motivação é fomentada pela conexão entre a aprendizagem teórica e a aplicação prática. |
Aprendizagem reflexiva | Estimula a reflexão crítica dos/as estudantes sobre a própria aprendizagem e experiência. |
Etapas
Etapas de preparação
- Definir objetivos / resultados de aprendizagem;
- Selecionar problemas significativos;
- Promover a conexão entre teoria e prática;
- Avaliar (avaliação formativa).
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Etapas de implementação
- Identificar necessidades e interesses;
- Promover experiências de aprendizagem práticas e significativas;
- Promover a cooperação e o diálogo;
- Promover a reflexão contínua (orientação / feedback);
- Avaliar.
![abordagens-AS-etapas-implementacao](/portal/media/images/abordagens-AS-etapas-implementacao.original.png)
Referências
- Biggs, J. (1996). Enhancing teaching through constructive alignment. Higher education, 32(3), 347-364.
- Biggs, J. (1999). What the Student Does: teaching for enhanced learning, Higher Education Research & Development, 18:1, 57-75. DOI:
- Biggs, John, & Tang, Catherine. (2011). Teaching for quality learning at university. McGraw-hill education. Maidenhead, Reino Unido: Open University Press.
- Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3:2, 77-101.
- Dewey, J. (2023). Experiência e educação. Editora vozes. Tradução e edição sob a direção de Lorenzo Luzuriaga Editora Losada, Buenos Aires. 1960
- Kolb, David. (1984). Experiential Learning: Experience As The Source Of Learning And Development. Editora: Prentice-Hall ISBN: 0132952610
- Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas. In Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas (pp. 183-183).