Conceito
As emoções são um fator importante na dinâmica da relação pedagógica e no clima de sala de aula. Conflitos em sala de aula podem ter repercussões negativas tanto na qualidade do ambiente de aprendizagem como no desempenho académico de docentes e estudantes. As consequências dos conflitos entre estudantes são determinadas pelas condições em que ocorrem e pela forma como são geridos.
Ainda assim, os conflitos podem ser oportunidades de aprendizagem, pois permitem o confronto de diferentes perspetivas e opiniões. Certos estudos indicam que o conflito entre estudantes pode promover o desenvolvimento cognitivo, ao estimular o pensamento crítico, tomada de decisões, resolução de problemas e criatividade.
A criação de ambientes educativos que incentivem o diálogo e a partilha de diferentes pontos de vista é fundamental para promover a aprendizagem construtiva.
- | Contexto cooperativo | Contexto competitivo |
---|---|---|
Sucesso |
O sucesso de um/a depende do sucesso de todos/as |
O sucesso de um/a não depende do sucesso de outros/as |
Aprendizagem |
A aprendizagem tende a ser mais positiva |
A aprendizagem tende a ser mais negativa |
Comunicação |
A comunicação é mais honesta e aberta baseada na cooperação |
A comunicação é inexistente ou enganadora baseada na competição |
Referências
- Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (1979). Conflict in the classroom: Controversy and learning. Review of educational research, 49(1), 51-69.
- Johnson, D. W., Roger T. Johnson, and Karl A. Smith. (1998). "Cooperative learning returns to college: What evidence is there that it works?." CHANGE-NEW ROCHELLE- 30 26-35.
- Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (1999). Making cooperative learning work. Theory into practice, 38(2), 67-73.
- Meyer, D. K., & Turner, J. C. (2007). Scaffolding emotions in classrooms. In Emotion in education (pp. 243-258). Academic Press.
- Valente, S., Monteiro, A. P., & Lourenço, A. A. (2017). Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 041-045.
- Valente, S. (2019). Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação professor-aluno(s). Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 6(2), 101-113.
- Valente, S., & Lourenço, A. A. (2020). Conflict in the classroom: How teachers’ emotional intelligence influences conflict management. Frontiers in Education., 5 (5), 1–10.