Avançar para conteúdo principal

Apresentação

Se quer obter feedback sobre o estado de um trabalho académico no que respeita a um eventual risco de plágio, pode recorrer ao Turnitin que é uma ferramenta que permite detetar similaridade e prevenir o plágio.

Para que serve?

Para que serve?

Esta ferramenta permite verificar a originalidade de um trabalho pela comparação de texto igual. O relatório de similaridade gerado pelo Turnitin resulta da comparação literal do texto submetido, com textos existentes em milhares de referências indexadas na base de dados do Turnitin (páginas web, trabalhos de estudantes, revistas, jornais e publicações).

Turnitin
tii-serve

Quem pode usar?

Quem pode usar?

Docentes, investigadores e funcionários da Universidade do Porto podem aceder diretamente à plataforma e verificar a originalidade de documentos académicos.
Os estudantes por iniciativa própria não tem acesso ao Turnitin, uma vez que a sua utilização depende da supervisão de um docente/orientador. Este terá de criar um trabalho Turnitin na página da unidade curricular no Moodle U.Porto, ou criar uma Class diretamente na plataforma Turnitin.

Turnitin quem pode usar
tii-quem

Como aceder?

Como aceder?

O acesso faz-se diretamente na plataforma e com as credenciais de autenticação federada em https://shibboleth.turnitin.com/shibboleth/

Acesso
moodle-acesso

Está integrada com outras ferramentas?

Está integrada com outras ferramentas?

Sim! O Turnitin está integrado com o Moodle e pode usá-lo de duas formas: adicionar uma atividade do tipo “Trabalho Turnitin”, ou ativando a opção “Turnitin” numa atividade do tipo “Trabalho”.

Pode consultar os tutoriais de como proceder para qualquer uma das opções referidas.

Integração Turnitin com Moodle
tii-integra