Avançar para conteúdo principal

Clima de aula

Uma responsabilidade partilhada

Conceito

A criação de um clima de sala de aula propício à interação e colaboração é responsabilidade dos/as docentes e depende também dos/das estudantes, que desempenham um papel decisivo. Para o sucesso da relação pedagógica, é imperativo que estejam dispostos/as a:

  • ­ participar ativamente nas aulas;
  • ­ colaborar com os/as colegas;
  • ­ assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem.

Uma das características mais importantes do clima de sala de aula é a qualidade das relações interpessoais entre estudantes e entre docentes e estudantes.

Sabe-se também que as emoções são um fator importante no processo de aprendizagem. Embora o ensino sistemático, mesmo que enfadonho, possa gerar bons resultados em testes, não é suficiente para inspirar um compromisso duradouro com a aprendizagem. Por sua vez, um clima de sala de aula motivador e envolvente garante a qualidade do ensino e da aprendizagem a longo prazo.

Referências

  • Amado, J., Freire, I., Carvalho, E., & André, M. J. (2016). O lugar da afectividade na Relação Pedagógica. Contributos para a Formação de Professores. Sísifo, (8), 75-86.
  • Bolonha With Student Eyes, 2020. Brussels, December 2020 by European Students’ Union (SEU).
  • Dörnyei, Z., & Muir, C. (2019). Creating a motivating classroom environment. Second handbook of English language teaching, 719-736.