Avançar para conteúdo principal

Exames em sala

Informação útil para quem pretende realizar exames sumativos em sala de aula com recurso ao Moodle U.Porto

Checklist de recomendações para testes sumativos em sala de aula

Checklist de recomendações

Se vai realizar um exame sumativo em sala de aula através do Moodle U.Porto, recomendamos que descarregue a checklist para se guiar no processo de configuração do teste, bem como em alguns aspetos logísticos e técnicos a assegurar antes da realização da prova.

Checklist
moodle-checklist

Descarregar checklist

Safe Exam Browser (SEB)

Safe Exam Browser (SEB)

Crie um ambiente de avaliação mais seguro transformando o computador numa espécie de “quiosque interativo”.

O que é o SEB?

O Safe Exam Browser (SEB) é um navegador à semelhança do Google Chrome ou Mozilla Firefox que permite criar um ambiente de avaliação mais seguro, uma vez que transforma o computador numa espécie de “quiosque interativo” para responder a testes via browser.

A utilização desta ferramenta implica que a mesma esteja devidamente instalada nas máquinas através das quais os estudantes respondem ao teste, sejam computadores pessoais ou computadores da Faculdade.

Em utilização em algumas Unidades Orgânicas da U.Porto, o SEB permite níveis de segurança acrescidos, mas como todas as ferramentas não é infalível.

Apesar de ser usado em contexto de sala de aula com bastante sucesso há vários anos, em regime de exames a distância o SEB não controla nem monitoriza o ambiente físico em que se encontra o estudante. Não há qualquer vigilância sobre o comportamento do estudante. Desta forma, a utilização do SEB não evita a possibilidade de comportamentos inadequados durante as provas de avaliação que se realizam remotamente.

Adicionalmente, a necessidade de instalação de um software extra no computador dos estudantes pode introduzir ruído no processo e, por isso, deve ser ponderada com precaução.

Por via de configurações específicas no teste, o Moodle U.Porto interage com o SEB de forma a permitir que o estudante só possa responder à prova se aceder através deste browser.

O estudante pode usar sistema operativo Windows ou macOS. Não é possível usar o SEB em ambientes Linux nem através de máquinas virtuais.

Dispositivos Android não são suportados. Dispositivos iOS são suportados, mas podem não ser os mais indicados para determinadas provas (por exemplo, aquelas em que é necessária a utilização de aplicações extra ou que incluam perguntas de desenvolvimento).

Por ser necessário ponderar diversos fatores e porque os mesmos variam consoante o cenário (exame em sala de aula VS exame a distância; computadores da Faculdade VS computadores pessoais), se nunca utilizou o SEB nos testes criados no Moodle U.Porto, recomendamos que entre em contacto com a equipa da IE para obter mais informações.

O SEB é ativado nas configurações do teste no Moodle. No curso Tutoriais e FAQs encontra um tutorial que explica como pode ativar o SEB para o seu exame.

Em Windows:

Em Mac:

No curso Tutoriais e FAQs, encontra um tutorial que explica os passos que os estudantes terão de percorrer para iniciar/responder a um teste no Moodle com o SEB ativo.

Apoio na preparação de um exame

Quando solicitado com a devida antecedência, o apoio da IE na preparação de um exame sumativo em sala de aula com recurso ao Moodle U.Porto vai desde a preparação do docente para a conceção da prova (criação de categorias, perguntas e teste) à revisão das configurações do teste.