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Histórico

A Unidade de Inovação Educativa (IE) é hoje a fusão de duas equipas que, desde há anos, se dedicam ao suporte técnico e pedagógico, à disseminação e ao reconhecimento público de práticas pedagógicas inovadoras da Universidade do Porto.

Tecnologias Educativas + Inovação Educativa = Inovação Educativa

Tecnologias educativas

Tecnologias Educativas

A U.Porto é precursora na introdução da componente online de apoio ao ensino presencial no panorama do ensino superior português.

Em 1998, criou um gabinete de apoio à vertente não presencial de ensino e aprendizagem.

Em 2003, foi criado o Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), no contexto da missão do já extinto Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto.

Nesse ano teve início o projeto piloto E-learning@UP, com o objetivo dar condições aos docentes para, de uma forma sistemática e sustentada, desenvolverem conteúdos pedagógicos, numa perspetiva de blended-learning.

elearning@UP flyers
elearningUP

Pretendia-se que os docentes disponibilizassem conteúdos pedagógicos online nas plataformas de e-learning da Universidade, fomentando a utilização de recursos eletrónicos na sua prática pedagógica. Além disso, desejava-se ampliar o repositório de recursos online da Universidade, assim como avaliar o impacto do e-learning na melhoria da qualidade do ensino.

GATIUP flyer
Colocar UC on-line?

Durante os 5 anos de vigência (2003-2008), sob a coordenação do GATIUP, o projeto E-learning@UP dinamizou a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular da Internet, no processo de ensino e aprendizagem, através da criação da componente online de apoio às aulas presenciais.

O projeto foi desenvolvido em seis fases:

1) sensibilização para o projeto em todas as Faculdades da U.Porto;
2) seleção das unidades curriculares (UC);
3) desenvolvimento de uma componente online para cada UC selecionada;
4) implementação junto dos estudantes;
5) avaliação;
6) disseminação.

elearning@UP logo
elearning@UP 2003-2008

Transversal ao processo, foi a formação e acompanhamento personalizado oferecido aos docentes, que puderam livremente escolher entre as plataformas de e-learning e receber sempre o apoio necessário no desenvolvimento e colocação de materiais online. Foram utilizadas e testadas as seguintes plataformas: LUVIT, WebCT Campus Edition, WebCT VISTA e Moodle.

Este processo permitiu adquirir uma visão crítica sobre as ferramentas de disponibilização e criação de conteúdos, comunicação, interação e avaliação, de cada uma das plataformas de e-learning utilizadas durante este período de tempo. Foi com base neste conhecimento consolidado que se decidiu posteriormente, de modo fiável e validado, fundamentado em dados reais de utilização pela comunidade académica, a plataforma de e-learning que veio a tornar-se oficial na U.Porto.

Plataformas e-learning
Plataformas elearning@UP

Nos 5 anos de duração do projeto E-learning@UP, foram vários os apoios institucionais, com destaque para as edições de 2003-2004, apoiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_Conhecimento), e de 2004-2005, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Após o sucesso da edição piloto, houve um aumento exponencial de participações de novos docentes no projeto e desenvolveram-se conteúdos de elevado nível científico, técnico e pedagógico.

Este núcleo de Tecnologias Educativas, agora integrado na unidade de Inovação Educativa, continuou sempre a focar o seu trabalho no apoio técnico e pedagógico aos docentes da U.Porto que integram as tecnologias nas suas práticas pedagógicas, quer em momentos de formação presencial, quer em modalidade a distância, além do desenvolvimento de desenho instrucional e produção audiovisual e multimédia em cursos b-learning, e-learning e MOOC (Massive Open Online Courses).

gráfico de crescimento
Crescimento Tecnologias Educativas

Inovação Pedagógica

Em 2015, em estreita colaboração com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, teve início na U.Porto a Unidade de Melhoria do Ensino e Aprendizagem, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e competências pedagógicas dos docentes.

Com vista à melhoria dos modelos educativos, promoveu formações criando espaços de encontro, partilha e desenvolvimento pessoal, com uma oferta periódica de cursos dirigidos a todos os docentes da U.Porto, em regime presencial e a distância, nas modalidades e-learning e blended-learning, de forma síncrona e assíncrona.

Articulada com os Conselhos Pedagógicos, que indicavam as necessidades sentidas pelos docentes de cada UO, a oferta formativa organizava-se em quatro áreas:

1) novas abordagens pedagógicas;
2) tecnologias educativas;
3) competências pessoais;
4) métodos de avaliação.

Formação de docentes
Formação

Ainda em 2015, esta unidade passou a chamar-se Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), assumindo na sua missão a melhoria da oferta educativa numa perspetiva inovadora e criativa. A disseminação da reflexão e partilha de práticas pedagógicas adaptadas ao mundo contemporâneo contribuiu para o reconhecimento nacional e internacional da U.Porto como instituição de referência no domínio do ensino.

Entre as ações do NIP, contam-se: formação e atualização pedagógica destinadas a docentes, participação em projetos internacionais na área da inovação pedagógica, organização de eventos regulares de partilha de práticas pedagógicas e atribuição de prémios institucionais para distinção de práticas educativas inovadoras e criativas.

São de destacar as atividades a seguir mencionadas.

  1. 2015 [fevereiro]: 3.ª edição do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto, espaço de partilha de experiências pedagógicas inovadoras na U.Porto.
  2. 2015: criação do prémio Excelência Pedagógica, para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência, na U.Porto, em resposta a desafios pedagógicos, com valorização de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante. Valorizava também a integração da componente de desenvolvimento científico e o uso de tecnologias educativas. Este prémio vigorou até 2019.
  3. 2015 [maio]: semana intensiva de formação, durante a semana académica, e um conjunto diversificado de formações mensais, ao longo de todo o ano letivo.
  4. 2015 [maio]: lançamento do projeto Ensino Superior - Sucesso Académico, apoiado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior, com o objetivo de acolher, integrar e capacitar cada estudante do 1.º ano. A U.Porto foi coordenadora deste projeto realizado em colaboração com 11 instituições do Ensino Superior (UBI, UM, UC, UL, UMINHO, UNL, UTAD e ISCTE-IUL, IPP, IPL e IPC).
  5. 2015: criação do e-learning café Botânico, com o objetivo de criar comunidade de estudantes para partilha de estratégias e possíveis dificuldades de alunos do 1.º ano, tendo tido forte adesão dos estudantes.
  6. 2015: projeto Sucesso Académico (Captar, Conhecer, Propor, Ouvir) com especial foco nos estudantes que chegam mais tarde à U.Porto, num programa de acolhimento e integração para este grupo de estudantes, para combate ao insucesso e abandono no ensino superior. Esta iniciativa privilegiou: formação e integração dos estudantes do 1.º ano, através de eventos transversais a todas as UO para divulgação da estrutura e funcionamento da U.Porto e dos diferentes serviços de que poderão usufruir ao longo do percurso académico. Paralelamente, cada UO promoveu atividades de caráter científico, social e desportivo. As sessões de divulgação e formação tiveram lugar em espaços informais, os e-learning cafés. A oferta de ações e atividades teve por base as respostas aos inquéritos realizadas individualmente a cada estudante que mostrou vontade em desistir do curso.
  7. 2016: trabalho profundo de reformulação dos Inquéritos Pedagógicos da Universidade do Porto (IPUP), após reflexão da equipa do CCMEUP, tendo por base do documento Construção e Validação do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto. Desde o ano académico 2016-2017, o NIP publicou, no seu site, a taxa de preenchimento dos IPUP por UO.
  8. 2016: lançamento do prémio Projetos de Inovação Pedagógica, concurso de financiamento de projetos em curso numa Unidade Curricular da oferta formativa da U.Porto. deverá mostrar as vantagens da aplicação de novas estratégias pedagógicas.
  9. 2017: adesão à iniciativa do Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Estudar mais é preciso, com o propósito de reforçar a perceção de necessidades de formação e de qualificação dos jovens.
  10. 2017: adesão à campanha não desistas de ti, promovida pelo Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pelo Ministério da Educação, em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o intuito de destacar a importância da formação e do conhecimento ao longo da vida e de combater o abandono escolar.
  11. 2017 [dezembro]: publicação de uma Newsletter especialmente dedicada a disseminar práticas pedagógicas inovadoras dentro e fora da U.Porto, alimentando e fortalecendo as relações entre a NIP e os docentes do ensino superior, através da divulgação de formação, seminários, workshops, conferências, artigos e outras ações de interesse.
  12. 2017: lançamento do prémio UC InovPed, concurso para financiamento de novas unidades curriculares para promoção de modelos educativos centrados no estudante, com metodologias de aprendizagem ativa.
  13. 2020: publicação do 1.º volume dos Cadernos de Inovação Pedagógica, tornando acessível um conjunto de reflexões, relatos de experiências, projetos de melhoria pedagógica, propostas metodológicas e textos de cariz mais teórico, expandindo o impacto da inovação pedagógica no ensino universitário.