Referência: POCH-02-53I2-FSE-000051
Programa: POCH - Programa Operacional Capital Humano
Coordenação: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: Beneficiando subsidiariamente deste financiamento decorrente do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), as atividades propostas ao abrigo da presente candidatura articular-se-ão, de forma direta e indireta, com o referido Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto «U.Porto Programme for Multidisciplinary Education and Training - Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos». (2022-2023)
Workshop 1: https://www.youtube.com/watch?v=n-xWXs6UIk8
Workshop 2: https://www.youtube.com/watch?v=4ch3-jIEmAk
Referência: EAC/A03/2028
Programa: KA2 – Capacity Building in the field of Higher Education
Coordenação: Université de Montpellier, France
Descrição: O projeto InPROVE visa o reconhecimento das qualificações e a qualificação das competências através da abordagem VAE (Avaliação da Aprendizagem Prévia) nas Universidades argelinas. O projeto pretende desenvolver uma metodologia a seguir para a implementação da VAE pelo ensino superior e, em seguida, testar esta metodologia em alguns cursos de formação profissional. (2019-2023)
Website: https://inprove.edu.umontpellier.fr/
Projetos anteriores
Referência: POCH-02-53I2-FSE-000005
Programa: POCH - Programa Operacional Capital Humano
Coordenação: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: A presente operação "Skills for a Next Generation U.Porto", ao abrigo do projeto POCH-I2-2022-01, apresenta uma agenda mobilizadora para a reconversão e atualização de competências (reskilling e upskilling) da própria Universidade através da promoção do trabalho em rede de diversas estruturas institucionais. (2022-2023)
Referência: 2019-1-FR01-KA203-062506
Programa: Erasmus+ Strategic Partnership (KA 203)
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: O objetivo do projeto How Long is Too Long (HLITL) foi permitir que os líderes do Ensino Superior adaptassem e melhorassem as suas estratégias de mobilidade, promovendo esquemas de mobilidade com maior impacto nas competências-chave dos estudantes (multilinguismo, competências digitais, competências interpessoais, sentido de cidadania europeia, consciência cultural), incluindo regimes de mobilidade que combinassem ensino a distância e mobilidade física (ensino misto). (2019-2022)
Website: https://www.hlitl-project-eu.uvsq.fr/
Referência: POCI-02-0550-FEDER-022119
Programa: PORTUGAL2020
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: A operação UNorteX.pt pretendeu apostar no desenvolvimento de uma estrutura de gestão e implementação de cursos a distância no âmbito do consórcio UNorte.pt, envolvendo infraestrutura, equipamento e desenvolvimento de uma estratégia de articulação da oferta educativa das instituições envolvidas. (2017-2020)
Website: https://www.unortex.pt/
Referência: 585760-EPP-1-AM-EPPKA2-CBHE-jp
Programa: ERASMUS+ CBHE
Coordenador: Yerevan State University, Arménia
Descrição: Promover estratégias inovadores no ensino e aprendizagem para melhorar a experiência educativa em países parceiros de leste. Os objetivos principais foram: melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes nos países parceiros (PC) de acordo com os objetivos de formação e educação 2020 ET (education and training), promovendo o desenvolvimento e a inovação no ensino e aprendizagem (T&L), apoiando a integração da tecnologia e da investigação e a disseminação de boas práticas; modernizar o ensino superior na Arménia, Geórgia e Bielorrússia, em linha com a agenda de Bolonha, e estabelecer a cooperação na educação e formação entre a união europeia (UE) e os países parceiros e entre PCs, promovendo a mobilidade virtual de professores e estudantes e melhorando os recursos e meios de aprendizagem ao longo da vida. (2017-2021)
Website: https://www.printel.am/
Referência: 573674-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-SP
Programa: ERASMUS+ Ação Chave 2 – Capacity Building
Coordenador: Universidad de Cadiz, Spain
Descrição: Teve como principal objetivo a implementação da abordagem e-portfólio em ambiente digital, nas universidades marroquinas parceiras, permitindo que os estudantes enquanto futuros diplomados, desenvolvessem visibilidade digital através da capitalização da formação adquirida e competências obtidas durante o percurso académico. A plataforma e-VAL, proposta no contexto do projeto, pretendeu constituir uma ferramenta de suporte à integração profissional dos estudantes. (2017-2020)
Website: http://e-val.uae.ma/index.html
Referência: 2019-1-PL01-KA203-065656
Programa: Erasmus + Strategic partnerships, Key Action 2
Coordenador: Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Spain
Descrição: Este projeto visou capacitar docentes do ensino superior, proporcionando-lhes conhecimentos e competências relacionadas com o processo de internacionalização no ensino superior. (2016-2019)
Website: https://suctia.com/
Referência: 575907-EEP-1-2016-1-EL-EPPKA2-SSA
Programa: Erasmus+ Programme - Sector Skills Alliances
Coordenador: Hellenic Open University (HOU) – DAISSY group, Greece
Descrição: o Projeto Mu.SA pretendeu apoiar a formação de profissionais de museus em competências digitais e transversais face aos desafios e impactos da Era Digital. Com base na identificação de perfis profissionais emergentes, visou oferecer um Curso Aberto Online Massivo (MOOC), genérico e introdutório, e um curso de Especialização, organizado em sessões de formação à distância, presenciais e em contexto de trabalho. Também teve enfoque na formação de comunidades de prática que garantam a sua sustentabilidade para além do projeto. (2016-2019)
Website: http://www.project-musa.eu/pt/
Referência: NORTE-01-0145-FEDER-000035
Programa: NORTE2020 - Programa Operacional Regional do Norte
Coordenador: CIIMAR e FCUP, Universidade do Porto, Portugal
Descrição: Com o foco na inovação e valorização de produtos do mar, o projeto pretendeu responder aos desafios e oportunidades locais e teve como objetivo reforçar as competências científicas do CIIMAR na área da Aquacultura e Qualidade do Marisco que são relevantes para a implementação da Estratégia de Especialização Inteligente do Norte de Portugal. O esforço de investigação foi focado em moluscos economicamente importantes e bem estabelecidos (ostra do Pacífico, Crassostrea gigas) e espécies de peixes (robalo, Dicentrarchus labrax) que desempenham um papel importante no sector da aquicultura portuguesa. (2016-2018)
Referência: POCI-02-0550-FEDER-012627
Programa: COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: A operação U.Norte Gateway foi promovida pelas três Universidade que integram o consórcio U.Norte.pt, designadamente a Universidade do Porto (U.Porto), Universidade do Minho (U.Minho) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os objetivos que se pretenderam atingir com esta operação prendiam-se com a modernização dos serviços administrativos, alargando a abrangência dos balcões únicos integrados existentes; consolidação dos recursos adstritos à gestão e preservação da informação gerada, ao longo de anos, no âmbito dos serviços administrativos e de apoio; consagração do princípio da prestação digital de serviços públicos como regra, e dar um impulso decisivo com vista à conclusão dos esforços empreendidos com essa mesma prestação digital de serviços públicos, disponibilizando um conjunto de recursos digitais multimédia que ajudem o cidadão a utilizar os serviços administrativos digitais. (2016-2018)
Referência:
Programa: Erasmus+
Coordenação: EUA – European University Association
Descrição: O projeto reuniu especialistas, redes especializadas, organizações e conferências de reitores nacionais e instituições de diferentes partes da Europa. O Projeto EFFECT teve como objetivo facilitar o intercâmbio de experiências e métodos eficazes para o desenvolvimento dos professores universitários a nível europeu. (2015-2019)
Website: https://eua.eu/101-projects/560-effect.html
Referência: 2015-1-ES01-KA203-015957
Programa: KA203 STARTEGIC PARTNERSHIP
Coordenação: University of Salamanca, Spain
Descrição: Foi um projeto que visou conceber e desenvolver um Curso Internacional Massive Open Online (MOOC) sobre Toxicologia. Visou potenciar a integração digital na aprendizagem, no ensino, na formação e no trabalho com jovens a vários níveis, através do desenvolvimento de materiais científicos, pedagógicos, informativos e formativos em Toxicologia, na sua área de especialização. (2015 – 2017)
Website: https://toxoer.com/
Referência: 543097-LLP-1-2013-1-PT-KA3-KA3MP
Programa: Lifelong Learning Programme - Key Activity 3: Multilateral projects
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: O projeto TALOE abordou o conceito de e-assessment utilizando tecnologia para avaliar a aprendizagem dos estudantes e baseou-se nos alicerces de desenvolvimentos anteriores sobre esta questão, como forma o o modelo ALOA (criado numa tese de doutoramento “Alignment of Learning Outcomes and Assessment”, que utiliza a versão revista da Taxonomia de Bloom para estabelecer a ligação entre os objetos de aprendizagem e os métodos gerais de avaliação) e os resultados do projeto VIRQUAL, em particular o modelo para descrever os resultados de aprendizagem. (2014-2015)
Website: https://taloe.up.pt/
Referência: 527770-LLP-1-2012-1-BE-ERASMUS-ESMO
Programa: Lifelong Learning Programme - ERASMUS Multilateral projects
Coordenador: SCIENTER, Itália
Descrição: A mobilidade virtual entende-se como “um conjunto de atividades apoiadas em tecnologias de informação e comunicação, organizadas a nível institucional, que realizam ou facilitam experiências colaborativas internacionais num contexto de ensino e/ou aprendizagem”. O objetivo do projeto VMCOLAB foi contribuir para a inovação e internacionalização das Instituições de Ensino Superior Europeias, explorando todo o potencial das TIC e da Mobilidade Virtual e alargando o acesso à experiência de aprendizagem internacional a todos os estudantes europeus. (2012-2014)
Website: https://vmcolab.eu
Referência: 511583-LLP-1-2010-1-SK-KA3-KA3MP
Programa: Lifelong Learning Programme - Key Activity 3: Multilateral projects
Coordenador: Technical University of Košice (TUKE), Eslovaquia
Descrição: A criatividade e a inovação desempenham um papel fundamental na atualidade. O programa Europa2020 declarou a necessidade de reforçar o triângulo do conhecimento - educação, investigação e inovação. Com base nesta premissa, as mudanças estão a ocorrer na perspetiva da sociedade do conhecimento, centrando-se num dos elementos básicos da inovação - a criatividade e o seu papel na educação. O projeto serviu como um novo modelo pedagógico e organizacional para que as comunidades e os indivíduos explorassem o seu potencial inovador através da utilização de ferramentas TIC, procedendo ao reforço da sua autoestima. (2010-2013)
Referência: 510483-LLP-1-2010-1-UK-ERASMUS-EVC
Programa: European Commission’s Lifelong Learning Programme
Coordenador: University of East London, UK
Descrição: Os parceiros do projeto E-ViEW procuraram desenvolver um Campus Virtual Europeu cujo objetivo fosse apoiar iniciativas de aprendizagem “work-based” e que foi utilizado numa edição piloto internacional com foco particular em aprendizagens interculturais. Este projeto iniciou-se com uma análise de necessidades seguida do desenvolvimento da estrutura do Campus Virtual utilizando código aberto e um módulo de aprendizagem baseado na análise de necessidades para treino de gestores em empresas europeias. O módulo, com ênfase no trabalho Europeu, foi testado com cerca de 100 trabalhadores do Reino Unido, Polónia, Portugal e Irlanda envolvendo 4 empregadores. A implementação do módulo piloto online e um guia com a descrição de experiências na criação e administração deste curso foram também produtos relevantes deste projeto. (2010-2012)
Referência: 167178-LLP-1-2009-1-ES-KA1-KA1EQF
Coordenador: Universidad de Granada, Spain
Descrição: O Quadro de Qualificações do Espaço Europeu do Ensino Superior (QF-EHEA) teve início em 1999 (Declaração de Bolonha), ao passo que o desenvolvimento do European Quality Framework (EQF) começou em 2005. Os dois quadros têm claramente semelhanças e áreas que se sobrepõem. A abordagem dos Resultados de Aprendizagem (LO) pode servir de ponte para evitar o desenvolvimento de dois quadros isolados. O UNI LO pretendeu, assim, explorar a abordagem dos resultados de aprendizagem no quadro do EQF/EHEA, contribuindo para a sua plena compreensão e aplicação, promovendo o envolvimento ativo dos serviços de carreiras das universidades, ajudando o vasto grupo-alvo de estudantes universitários europeus e titulares de qualificações profissionais a compreender melhor o seu potencial de uma forma clara e prática. (2010-2012)
Referência: 9-ACP-RPR-118#29
Coordenador: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal
Descrição: Projeto promovido pela U.Porto e coordenado pela FMUP, tendo sido parceiros a FMUAN (Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto), a FMUEM (Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane) e a FCS UniLúrio (Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Lúrio). Integrado no EDULINK (um programa de cooperação para o Ensino Superior do Grupo de Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico e da União Europeia), o projeto teve como objetivo melhorar as competências académicas e especialidades clínicas das áreas prioritárias relacionadas com os Objetivos do Milénio (cuidados de saúde materno-infantis e doenças infeciosas) em Angola e Moçambique. (2010-2012)
Referência: 167200- LLP -1 – KA1 – KA1ECETB
Programa: LLL Program EU
Coordenador: European University Continuing Education Network, Spain
Descrição: O COMPASS criou uma base de dados para um conhecimento aprofundado sobre a situação atual, à data, e as dificuldades e desafios na implementação das estratégias de Lifelong learning (LLL). Desenvolveu uma plataforma de intercâmbio e partilha de boas práticas e alimentou debates a nível regional, nacional e europeu para futuros planos de trabalho e recomendações no sentido de um Espaço Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida. (2010-2012)
Website: http://compass.eucen.eu
Referência: 143352-ES-2008-KA1-KA1SCR
Programa: KA1SCR
Coordenador: Universidad Politécnica de Valencia, Spain
Descrição: O projeto pretendeu validar uma metodologia que estabelecia a classificação das universidades, gerando indicadores de desenvolvimento da Terceira Missão Universitária (prestação de serviços para a sociedade), agrupados em três grandes dimensões: formação permanente, transferência tecnológica (a partir de parques científicos) e cooperação (especialmente internacional). (2008-2010)
Referência: NORTE-01-0202-FEDER-5557
Programa: CONSÓRCIO - I&D em Consórcio
Coordenador: Universidade do Porto
Descrição: ENGENHO E ARTE é um projecto de investigação e desenvolvimento de interfaces e estratégias para a geração e manutenção de comunidades de conhecimento transdisciplinar no âmbito da tecnologia, ciência e arte. O seu objecto central é a comunicação entre espaços de interacção físicos e virtuais integrados no contexto da aprendizagem mediada por computador - e-learning. (2009-2012)
Referência: NMP-2007-214567
Programa: Specific Programme "Cooperation": Nanosciences, Nanotechnologies, Materials and new Production Technologies
Coordenador: Fundación Santa Maria La Real Del Patrimonis Historico, Spain
Descrição: O projeto visou desenvolver uma solução TIC, adequada às PME, que incluia (1) serviços inovadores e competitivos de fornecimento de conhecimentos e formação e (2) apoio à realização de novas formas de ligação em rede PME-DTR através de uma integração específica de conhecimentos. (2009-2011)
Referência: 143748-2008-LLP-PT-KA3-KA3NW
Programa: EU Key Activity 3 - ICT / network
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: A Europa tem investido no desenvolvimento e na aplicação de políticas e instrumentos para promover a cooperação transeuropeia e a mobilidade em muitos domínios, incluindo o da educação. O Processo de Bolonha criou um Espaço Europeu do Ensino Superior onde a mobilidade, a transparência e a competitividade são conceitos-chave. A adoção formal do Quadro Europeu de Qualificações foi um passo adicional e importante para alcançar a mobilidade no ensino superior e na formação contínua. Juntando o e-learning e a mobilidade, obtemos um novo conceito de Mobilidade Virtual, definido por elearningeuropa.info como "A utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para obter os mesmos benefícios que se obteriam com a mobilidade física, mas sem a necessidade de viajar". Através dos resultados desta rede de projetos, outras instituições europeias de ensino superior e de educação básica podem encontrar orientações, estudos de caso e ferramentas para integrar a mobilidade virtual nas suas práticas, contribuindo para a construção de um espaço europeu de aprendizagem realista. (2009-2011)
Website: http://virqual.up.pt
Referência:
Programa: Parceria ESEPF e UPorto
Coordenador: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Portugal
Descrição: Projeto em parceria internacional com o Apoio da Anne Frank House (Holanda). Realizou-se um ciclo de eventos - Diferentes perspetivas sobre a diversidade do mundo onde vivemos que teve como objetivo articular um “tubo de acontecimentos” do mais variado cariz (conferências, seminários, workshops, concertos, exposições…) que tiveram como referência a apresentação/partilha/discussão das diferentes visões do mundo na/da sociedade multicultural do nosso tempo. Pretendeu-se também construir uma linha/rede de interesse que permitisse o contacto e a efetiva relação intercultural dentro desta multiculturalidade. (2008-2009)
Website: https://internetwork.up.pt/indexf1ef.html?q=node/554
Referência: 133830-LLP-1-2007-1-ES-ERASMUS-EMHE
Programa: Lifelong Learning Programme
Coordenador: Universidad Politécnica de Valencia, Spain
Descrição: O projeto UNI-QM teve por objetivo a criação de um modelo e ferramentas para a gestão da qualidade em organizações de aprendizagem ao longo da vida e educação contínua. O modelo e as ferramentas foram baseadas no modelo EFQM, mas forão aplicadas no domínio da aprendizagem ao longo da vida, respeitando assim as suas características e necessidades. (2007-2010)
Referência: EAC-EA 2009-3194 USPOM | FIPSE US Project #P116J090074
Programa:
Coordenador: Aalto University, School of Science and Technology - EU Coordinator | Georgia Institute of Technology - US Coordinator
Descrição: Através deste projeto, financiado conjuntamente pela Comissão Europeia EACEA e pelo FIPSE (Fund for the Improvement of Postsecondary Education), foi desenvolvida uma metodologia de autoavaliação para explorer formas de demonstrar e melhorar a qualidade da formação contínua do ensino pós-secundário. A metodologia baseou-se no Quadro Europeu de Gestão da Qualidade (EFQM) que permitia às organizações empresariais compreender as atividades de formação contínua, bem como integrá-las nos seus programas de qualidade. Para alargar o alcance e os benefícios desta metodologia, o projeto DAETE2 procurou recolher dados de operações de formação contínua para que os dados de referência validados pudessem ser utilizados no processo de autoavaliação e no processo de melhoria. (2006-2008)
Website: http://daete.up.pt
Programa: EU/US Cooperation Programme in Higher Education and Vocational Education and Training
Coordenador: Universidade do Porto, Portugal
Descrição: O projeto desenvolveu um sistema coerente de acreditação da qualidade na formação profissional em engenharia com base no método EFQM. Os objetivos do projeto consistiram em apresentar aos parceiros a experiência e as práticas das instituições participantes em matéria de controlo de qualidade e acreditação do ensino da engenharia e da formação profissional; analisar e debater os modelos que podiam ser utilizados tendo em conta as diferentes experiências de ambos os lados do Atlântico; elaborar orientações aconselháveis para a garantia da qualidade e a acreditação; testar as recomendações e adaptar as orientações aos resultados do feedback. (2006-2008)
Website: https://daete.up.pt
Referência: 230244-CP-1-2006-1-ES-COMENIUS-C3
Programa: Comenius 3
Coordenador: Universidad Nacional De Educación a Distancia, Spain
Descrição: O objetivo do projeto foi melhorar a qualidade da educação e contribuir para a inovação nas escolas, ajudando-as na adoção/implementação de uma abordagem intercultural, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural e proporcionando um cenário de cooperação, intercâmbio e elaboração de ferramentas práticas para a formação inicial e contínua de professores. Os professores podem fazer a diferença nas escolas, transformando as suas próprias práticas e ideias sobre educação e diversidade cultural. (2007-2009)
Website: http://internetwork.up.pt
Referência: 106223-CP-1-2002-1-ES-COMENIUS-C21
Programa: Comenius - Lifelong Learning Programme
Coordenador: Universidad Nacional De Educación a Distancia, (UNED), Spain
Descrição: O projeto pretendeu melhorar a qualidade da educação e contribuir para a inovação nas escolas, apoiando-as na implementação de uma abordagem intercultural, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural e fornecendo uma ferramenta prática para a formação inicial e em serviço dos professores. (2002-2005)
Website: https://www2.uned.es/grupointer/inter_en.html
Este projeto venceu, pela sua qualidade e abrangência, o 1º prémio do “Evens Prize, junho 2005” http://evensfoundation.be/prizes/critical-education
Referência: 1378-LLP-2007-BE-KA1EQF
Programa: Lifelong Learning Programme
Coordenador: European University Continuing Education Network, Spain
Descrição: A UE desenvolveu o Quadro Europeu de Qualificações (EQF) como um instrumento de tradução para tornar as qualificações nacionais mais fáceis de compreender e mais comparáveis. O EQF tem por objetivo apoiar a mobilidade transfronteiriça de aprendentes e trabalhadores, promover a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento profissional em toda a Europa. (2007-2009)
Referência: 135249-LLP-1-2007-1-EE-KA3-KA3MP
Programa: Lifelong Learning Programme
Coordenador: Estonian Information Technology Foundation, Estonia
Descrição: O principal objetivo do projeto foi conectar várias comunidades de aprendizagem em toda a Europa e aumentar o papel da comunicação nos processos de aprendizagem através da implementação da aprendizagem eletrónica de segunda geração (e-Learning 2.0) no ensino superior e profissional. (2008-2009)
Referência: UM_JEP-19105-2004
Programas: Tempus
Coordenador: University of Zagreb, Croatia
Descrição: Os objetivos gerais deste projeto foram: melhorar a qualidade da gestão universitária e a qualidade do ensino universitário através da implementação de conceitos e tecnologias de e-learning; promover o e-learning como instrumento das universidades para se tornarem instituições modernas, ambiciosas e viradas para o futuro; - introduzir, na prática, a aprendizagem eletrónica como instrumento para proporcionar nova qualidade e novas oportunidades aos participantes no ensino universitário e influenciar a alteração de leis e regulamentos universitários para promover a utilização da aprendizagem eletrónica. (2005-2008)
Website: http://eqibelt.srce.hr
Referência: 225932-CP-1-2005-1-BE-GRUNDTVIG-G4PP
Programa: Grundtvig 4 EU Socrates
Coordenador: European University Continuing Education Network, Spain
Descrição: No seu sentido mais lato, cada percurso educativo é individualizado. Os estudantes abordam o processo de aprendizagem com motivações, expectativas, conhecimentos prévios e experiências de aprendizagem e interagem com o processo de ensino de formas diferentes. Assim, qualquer que seja a forma como o processo educativo é organizado - sala de aula, aprendizagem eletrónica, aprendizagem mista - a forma como um estudante se envolve com ele é uma experiência única. Ao considerar a garantia de qualidade da aprendizagem ao longo da vida de adultos, coloca-se a questão de saber até que ponto os professores, os currículos, os métodos de estudo, etc., são capazes de acomodar e explorar estas diferenças individuais diversas e utilizá-las para melhorar a aprendizagem, tanto para o individual e do grupo. As universidades precisam de criar sistemas de qualidade que tenham em conta estas necessidades e experiências variadas dos estudantes adultos. (2005-2007)
Referência: 100291 - CP -1-2002-1- PT - GRUNDTVIG - G4
Programa: Grundtvig 4 EU Socrates
Coordenador: European University Continuing Education Network, Spain
Descrição: O objetivo do projeto é melhorar a qualidade dos percursos de aprendizagem individualizados para adultos que entram e saem do ensino superior. Em conjunto, os 32 parceiros desenvolveram um conjunto de ferramentas baseado na Internet para apoiar projetos de qualidade no ensino universitário de adultos, centrando-se particularmente nestas novas formas de prática. Os parceiros também desenvolveram e testaram uma série de serviços: workshops, seminários, serviços de consultoria e visitas de avaliação mútua. (2002-2005)
Website: https://equipe.up.pt/
Referência:
Programa: Tempus
Coordenador: Szamalk Center, Hungary
Descrição: Primeiro curso online da Porto. No âmbito do projeto, foi desenvolvido um programa de garantia da qualidade da educação, desenvolvendo os seguintes elementos do ambiente aberto e a distância: Manual de garantia de qualidade, CD-ROM multimídia e Curso de formação a distância. O programa de formação forneceu garantia e orientação principalmente para gestores e professores de instituições que aplicam educação aberta e a distância. O programa visou contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos serviços abertos e formação a distância, difundindo métodos modernos de formação e promovendo a dimensão europeia na educação. (1999)
Referência: 56534-CP-1-98-1AT-ODL-ODL
Programa: SOCRATES program (Lifelong Learning Programme), com apoio da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency)
Coordenador: Technical University of Wien, Austria
Descrição: O projeto FACILE acrescentou uma dimensão de ensino a distância aberto, através de uma rede existente de centros de educação contínua em engenharia. O ensino a distância aberto e facilitado combina flexibilidade com apoio eficaz aos processos de aprendizagem através de centros de apoio locais. O projeto FACILE melhorou o conhecimento e as habilidades dos profissionais em centros europeus de engenharia sobre como aplicar o ensino a distância aberto e facilitado no seu trabalho diário. (1998)
Grupos de trabalho
Convite dirigido pela EUA para participar no grupo de trabalho. O grupo foi organizado no contexto do projeto “Apoiar as universidades europeias nas suas abordagens estratégicas à aprendizagem digital” (DIGI-HE) e das atividades Learning & Teaching da EUA.
O grupo reuniu-se ao longo de 2 anos onde várias praticas colaborativas nas diferentes universidades foram partilhadas e discutidas, tendo sido no final elaborado um relatório com diferentes ideias e sugestões na área das praticas colaborativas no ensino superior.
https://eua.eu/resources/publications/1062:collaborative-teaching-practice-thematic-peer-group-report.html
A EUA convidou a InovPed UPorto a participar neste Grupos Temáticos de Pares, que funcionou entre março de 2019 a Fevereiro de 2020 Um grupo de aprendizagem entre pares e troca de experiências, ao mesmo tempo que contribuímos para o trabalho político da EUA como a voz da União Europeia.
https://eua.eu/downloads/publications/eua%20report%20evidence-based%20approaches_web.pdf