Economia Circular
(sede administrativa da UC – FEUP)
Com a unidade curricular de Economia Circular vais obter um claro conhecimento do modelo concetual e legal desta temática, de modelos estratégicos aplicados em contextos locais e integrados, do papel da tecnologia e inovação e de casos reais interdisciplinares. Através de ferramentas pedagógicas diversas, incluíndo atividades de grupo, gamification, e-learning e visitas técnicas variadas, esta unidade curricular vai permitir que obtenhas um conjunto de competências e aptidões sobre as novas relações de produção, distribuição e consumo. A inovação de processos, produtos e materiais e a correspondente transformação socioeconómica serão áreas aqui abordadas que permitirão estruturar novos modelos de negócio com recurso a relações integradas e reestruturação dos processos produtivos, bem como a produção e utilização de produtos.
Resultados de aprendizagem esperados:
O programa letivo e pedagógico permitirá ao estudante:
- Revisitar os modelos lineares atuais de gestão e revê-los à luz da nova ótica organizacional e estratégica imposta pela economia circular;
- Repensar os processos produtivos e a produção e utilização de produtos;
- Identificar oportunidades de melhoria nos atuais processos e produtos e de criação de novos negócios;
- Desenvolver e influenciar novas relações de produção, distribuição e consumo;
- Promover, por meio da inovação de processos, produtos e materiais, uma substancial transformação socioeconómica;
- Estruturar novos modelos de negócio com recurso a relações integradas tais como a simbiose industrial (ex. resíduos como recursos).
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Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência
(sede administrativa da UC – ICBAS)
Na unidade curricular de Culturas na Produção de Conhecimento em Ciência vais obter uma melhor perceção da dinâmica da ciência, bem como uma melhor consciencialização acerca da importância de diálogos entre diferentes disciplinas. Através de várias tarefas que terás de desenvolver, os resultados obtidos serão potencialmente considerados, para contribuição adicional da tua autoria em plataforma digital online aberta, sobre produção de conhecimento em ciência. Nesta unidade curricular também irás obter um conjunto de competências que permitirão atingir um conhecimento mais integrado e aprofundado de aspetos da dinâmica da ciência e da sua história, bem como possibilitar a identificação de aspetos instrumentais de uma área científica. Aspetos estes que conseguirás traduzir em estratégias metodológicas noutras áreas científicas.
Resultados de aprendizagem esperados:
A unidade de formação explora aspetos dinâmicos da produção de conhecimento em ciência a partir de narrativas disciplinares cruzadas. Procura empreender uma reflexão sobre esse processo, dando expressão à ideia de que esta é parte relevante em diferentes vertentes da ciência: na própria atividade de investigação, na formação científica e ainda na promoção de uma cultura científica. Como resultado, espera-se:
- capacidade acrescida para o diálogo entre áreas de especialização científica;
- capacidade acrescida de situar um dado conhecimento científico no campo mais vasto da ciência e da cultura científica;
- capacidade para identificar aspetos instrumentais de uma área científica e traduzi-los em estratégias metodológicas noutras áreas científicas;
- conhecimento mais integrado e aprofundado de aspetos da dinâmica da ciência e da sua história;
- alargamento do repertório de ideias que possibilitam questionar em ciência.
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Património e Paisagem. Gestão, Análise e Projeto
(sede administrativa da UC – FAUP)
A unidade curricular Património e Paisagem. Gestão, Análise e Projeto irá permitir que desenvolvas competências de trabalho interdisciplinar, entre arquitetura, história de arte, arquitetura paisagista e engenharia civil e, com isto, construir um pensamento crítico sobre as temáticas abordadas. Através de várias atividades, como o trabalho de campo, a participação em seminário ou mesmo a elaboração de exposições, poderás obter um conjunto de conhecimentos sobre estratégias de reabilitação, conservação, restauro e manutenção, bem como reconhecer e aplicar modelos de gestão do património. Serás, nesta unidade curricular, capacitado para a exploração de ferramentas como planos de gestão, análise de risco e planos de manutenção e ainda irás adquirir conhecimentos sobre metodologias e práticas de intervenção no construído e na paisagem.
Resultados de aprendizagem esperados:
Património e paisagem são hoje temáticas indissociáveis e centrais na sociedade contemporânea como suporte identitário e fator de desenvolvimento sociocultural e territorial sustentável. Deste modo, esta unidade de formação permite ao estudante desenvolver competências de trabalho interdisciplinar – entre Arquitetura, História de Arte, Arquitetura Paisagista e Engenharia Civil -, fundamentais para uma prática contemporânea de intervenção no construído e na paisagem.
Salientam-se os seguintes resultados de aprendizagem:
- Adquirir conhecimentos sobre teorias, metodologias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
- Desenvolver metodologias de análise e de projeto, assim como obter conhecimentos sobre estratégias de reabilitação, conservação, restauro e manutenção.
- Capacitar o estudante para reconhecer e aplicar abordagens e modelos de gestão do património, assim como planear e intervir no domínio da gestão integrada (análise de risco, planos de gestão e planos de manutenção).
- Explorar novas ferramentas, tecnologias e práticas pedagógicas (vídeo, fotografia, ferramentas de desenho, análise de risco, exposição virtual).
- Construir um pensamento crítico sobre as temáticas abordadas.
- Desenvolver competências de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento do património e da paisagem no âmbito educativo, profissional e social.
- Desenvolver capacidades teóricas e práticas para a prossecução dos estudos a nível pós-graduado e futura integração profissional.
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Educação Artística, Tecnologia e Sociedade
(sede administrativa da UC – FEUP)
Com a unidade curricular de Educação Artística, Tecnologia e Sociedade vais conseguir obter uma visão mais completa e complexa da relação entre educação, tecnologia e aprendizagem. Através da definição e aplicação de processos de produção audiovisual, desenvolvimento de software, ferramentas de desenvolvimento e produção em equipa irás conseguir refletir criticamente sobre as complexas relações entre a tecnologia e a educação artística. Nesta unidade curricular vais também conhecer diferentes compreensões do que são comunidades e até ser capaz de utilizar criticamente as dinâmicas de participação na promoção de mudança comunitária e transformação social.
Resultados de aprendizagem esperados:
No final da UC os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Conhecer ao nível geral os diferentes campos epistemológicos que envolvem o ensino tecnológico e à distância na educação artística.
- Construção de uma visão mais completa e complexa da relação entre educação, tecnologia e aprendizagem.
- Conhecer diferentes compreensões do que são comunidades e das tensões que lhes são subjacentes e ser capaz de utilizar criticamente dinâmicas de participação na promoção de mudança comunitária e transformação social.
- Capacidade de refletir criticamente sobre as complexas relações entre a tecnologia e a educação artística.
- Saber identificar problemas e necessidades numa comunidade educativa.
- Capacidade de definir e aplicar um processo de produção audiovisual e desenvolvimento de software, utilizando práticas ágeis, ferramentas de desenvolvimento e produção em equipa.
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Representações, Desenhos e Imagens do Território
(sede administrativa da UC – FBAUP)
Na unidade curricular de Representações, Desenhos e Imagens do Território vais poder explorar as estratégias comuns de pensamento e método, de comunicação e expressão que a arte, a ciência e a técnica podem partilhar. Através do desenvolvimento de um projeto de representação e expressão gráfica de um território e de contribuições de oradores convidados vais conseguir, entre vários aspetos, conhecer e valorizar diferentes representações do território provenientes de diferentes dimensões da atividade e do conhecimento humanos. Nesta unidade curricular irás obter um conjunto de aptidões que permitirão dominar a dimensão da escala do território e mesmo operacionalizar estratégias de identificação dos tipos de desvios resultantes do confronto entre realidade e representação.
Resultados de aprendizagem esperados:
Na UC Representações, Desenhos e Imagens do Território os Estudantes deverão centrar-se no desenvolvimento de duas tarefas:
- desenvolver um projeto de representação e expressão gráfica de um território, projeto esse que consiga abordar de modo integrado e sob uma perspetiva culturalista as áreas científica, artística e tecnológica, revelando o Desenho como a área transversal do saber promotora dessas conexões;
- inscrever, no projeto a desenvolver, contribuições de oradores convidados a abordar representações do território a partir do seu próprio prisma de atividade.
Pela a execução destas duas tarefas os Estudantes conseguirão alcançar os objetivos da UC:
- identificar e valorizar o campo comum às três áreas de saber envolvidas, numa perspetiva culturalista e mediadas maioritariamente pelo Desenho;
- conhecer a morfologia de diferentes territórios a partir de diferentes representações e pelas práticas do Desenho, valorizando a relação do corpo com a forma e o espaço, com lastro em Alberto Carneiro;
- refletir a posição do corpo no território, quer em registos a produzir, quer em representações lidas, atendendo aos contextos percetivos próprios dessas representações;
- articular frutuosamente a relação entre diferentes tipologias de registos gráficos, como método, mas também como processo de aprendizagem per si. Será através do cumprimento de duas tarefas essenciais, definidas pelos objetivos gerais listados, que os Estudantes poderão alcançar as competências e conhecimentos a que a UC se propõe facultar.
Ou seja, no final do período letivo, os Estudantes terão adquirido dos seguintes conhecimentos e as seguintes competências:
- conhecer e valorizar diferentes representações do território provenientes de diferentes dimensões da atividade e do conhecimento humanos;
- ler e interpretar diferentes representações de territórios e lugares – sem esquecer que esse ato é ele próprio uma representação – privilegiando o Desenho como mediador;
- reconhecer e descrever lugares e territórios a diferentes escalas e em diferentes tempos, utilizando vários modos do Desenho;
- dominar a dimensão da escala do território, na sua estreita relação com diferentes modos de abordar as suas perceção e representação gráfica, ao longo de intervalos de tempo selecionados.
- construir e operacionalizar estratégias de identificação e controlo dos diferentes tipos de desvios resultantes do confronto entre realidade e representação.
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