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Método interrogativo

Funciona como estratégia de ensino e aprendizagem que utiliza perguntas para estimular a reflexão, análise e compreensão dos conceitos e conteúdos a serem aprendidos

Conceito

Historicamente, o método interrogativo remonta a Sócrates, filósofo grego que utilizava esta abordagem para questionar os seus seguidores. Sócrates conduzia uma série de perguntas que levavam os seguidores a identificarem inconsistências nas respostas, o que gerava autoquestionamento e reflexão crítica.

O método interrogativo baseia-se na interação verbal entre docentes e estudantes, desenvolvida em função de perguntas colocadas por aqueles com posterior orientação ou correção das respostas, quando necessário. Tendo na base uma abordagem questionadora, leva os/as estudantes a estimular o pensamento crítico.

Funciona como estratégia de ensino e aprendizagem que utiliza perguntas para estimular a reflexão, análise e compreensão dos conceitos e conteúdos a serem aprendidos. Com este método, o/a estudante assume um papel central no processo de aprendizagem ao construir o seu próprio conhecimento por intermédio de respostas a perguntas formuladas pelo/a docente.

Princípios subjacentes

  • Questionamento, dado que são utilizadas perguntas abertas que valorizam o conhecimento e a experiência dos/as estudantes.
  • Participação ativa dos/das estudantes estimulada por perguntas desafiadoras e pertinentes.
  • Pensamento crítico potenciado por perguntas que obrigam a identificar informações relevantes, a avaliar argumentos e a formar opiniões fundamentadas.
  • Aprendizagem centrada no/a estudante, que assume protagonismo no próprio processo de construção de conhecimento ao ser estimulado/a a refletir criticamente a partir de perguntas abertas com que é confrontado e o obrigam a explorar as suas ideias e pensamentos e a estabelecer relações entre conceitos.

Vantagens

Incita à reflexão e pensamento crítico
Ao questionar os/as estudantes, o/a docente desafia-os/as a refletir e a desenvolver o pensamento crítico.

Aumenta a motivação e o envolvimento
Perguntas relevantes e desafiadoras despertam o interesse dos/as estudantes, estimulando a motivação e o envolvimento

Permite o feedback imediato
O diálogo e a interação entre estudantes e docentes permitem feedback imediato

Melhora a compreensão e a aprendizagem 
Perguntas relevantes incitam à reflexão e ao pensamento crítico, resultando em melhorias na compreensão e, por conseguinte, na aprendizagem

Promove a aprendizagem conjunta e colaborativa
O método interrogativo é uma oportunidade para os/as estudantes aprenderem uns/as com os/as outros/as. Nesta lógica, o/a docente deve estimular a discussão e o debate sobre as diferentes perspetivas apresentadas pelos/as estudantes.

Etapas

Etapas de preparação

  1. Definir objetivos e resultados de aprendizagem que o/a docente pretende que os/as estudantes alcancem, o que garante a planificação e formulação de perguntas relevantes para o processo de aprendizagem
  2. Estabelecer as perguntas que vão ser colocadas aos/às estudantes, tendo em conta que podem ser utilizadas para reforçar o que já foi aprendido, para verificar a compreensão dos/as estudantes sobre um determinado tema e para prover esclarecimentos.

Etapas de implementação

  1. Iniciar com uma pergunta relevante que desperte o interesse dos/as estudantes pelo tema em questão. A pergunta deve ser clara, concisa e relevante para os objetivos, resultados de aprendizagem e interesse dos/as estudantes.
  2. Conduzir o diálogo interrogativo de modo a garantir que todos os/as estudantes:
    1. participam da discussão;
    2. sentem que o ambiente de aprendizagem é seguro e confortável para partilhar as ideias, sem que a autoestima seja afetada sem receio de participar;
    3. têm tempo para pensar nas respostas, o que evita arriscarem respostas incorretas ou incompletas;
    4. são estimulados/as a debater as respostas dos/das colegas apresentando diferentes perspetivas;
  3. obtêm do/da docente feedback construtivo das respostas apresentadas, visando aprimorar o pensamento crítico e a compreensão do conteúdo. Resumir, já no final da discussão, os principais pontos abordados, o que ajudará os/as estudantes a consolidar o conhecimento e a compreender as relações entre os diferentes conceitos.

Referências