Conceito
Historicamente, o método interrogativo remonta a Sócrates, filósofo grego que utilizava esta abordagem para questionar os seus seguidores. Sócrates conduzia uma série de perguntas que levavam os seguidores a identificarem inconsistências nas respostas, o que gerava autoquestionamento e reflexão crítica.
O método interrogativo baseia-se na interação verbal entre docentes e estudantes, desenvolvida em função de perguntas colocadas por aqueles com posterior orientação ou correção das respostas, quando necessário. Tendo na base uma abordagem questionadora, leva os/as estudantes a estimular o pensamento crítico.
Funciona como estratégia de ensino e aprendizagem que utiliza perguntas para estimular a reflexão, análise e compreensão dos conceitos e conteúdos a serem aprendidos. Com este método, o/a estudante assume um papel central no processo de aprendizagem ao construir o seu próprio conhecimento por intermédio de respostas a perguntas formuladas pelo/a docente.
Princípios subjacentes
- Questionamento, dado que são utilizadas perguntas abertas que valorizam o conhecimento e a experiência dos/as estudantes.
- Participação ativa dos/das estudantes estimulada por perguntas desafiadoras e pertinentes.
- Pensamento crítico potenciado por perguntas que obrigam a identificar informações relevantes, a avaliar argumentos e a formar opiniões fundamentadas.
- Aprendizagem centrada no/a estudante, que assume protagonismo no próprio processo de construção de conhecimento ao ser estimulado/a a refletir criticamente a partir de perguntas abertas com que é confrontado e o obrigam a explorar as suas ideias e pensamentos e a estabelecer relações entre conceitos.
Vantagens
Incita à reflexão e pensamento crítico
Ao questionar os/as estudantes, o/a docente desafia-os/as a refletir e a desenvolver o pensamento crítico.
Aumenta a motivação e o envolvimento
Perguntas relevantes e desafiadoras despertam o interesse dos/as estudantes, estimulando a motivação e o envolvimento
Permite o feedback imediato
O diálogo e a interação entre estudantes e docentes permitem feedback imediato
Melhora a compreensão e a aprendizagem
Perguntas relevantes incitam à reflexão e ao pensamento crítico, resultando em melhorias na compreensão e, por conseguinte, na aprendizagem
Promove a aprendizagem conjunta e colaborativa
O método interrogativo é uma oportunidade para os/as estudantes aprenderem uns/as com os/as outros/as. Nesta lógica, o/a docente deve estimular a discussão e o debate sobre as diferentes perspetivas apresentadas pelos/as estudantes.
Etapas
Etapas de preparação
- Definir objetivos e resultados de aprendizagem que o/a docente pretende que os/as estudantes alcancem, o que garante a planificação e formulação de perguntas relevantes para o processo de aprendizagem
- Estabelecer as perguntas que vão ser colocadas aos/às estudantes, tendo em conta que podem ser utilizadas para reforçar o que já foi aprendido, para verificar a compreensão dos/as estudantes sobre um determinado tema e para prover esclarecimentos.
Etapas de implementação
- Iniciar com uma pergunta relevante que desperte o interesse dos/as estudantes pelo tema em questão. A pergunta deve ser clara, concisa e relevante para os objetivos, resultados de aprendizagem e interesse dos/as estudantes.
- Conduzir o diálogo interrogativo de modo a garantir que todos os/as estudantes:
- participam da discussão;
- sentem que o ambiente de aprendizagem é seguro e confortável para partilhar as ideias, sem que a autoestima seja afetada sem receio de participar;
- têm tempo para pensar nas respostas, o que evita arriscarem respostas incorretas ou incompletas;
- são estimulados/as a debater as respostas dos/das colegas apresentando diferentes perspetivas;
- obtêm do/da docente feedback construtivo das respostas apresentadas, visando aprimorar o pensamento crítico e a compreensão do conteúdo. Resumir, já no final da discussão, os principais pontos abordados, o que ajudará os/as estudantes a consolidar o conhecimento e a compreender as relações entre os diferentes conceitos.
Referências
- Boa, E. A., Wattanatorn, A., & Tagong, K. (2018). The development and validation of the Blended Socratic Method of Teaching (BSMT): An instructional model to enhance critical thinking skills of undergraduate business students. Kasetsart Journal of Social Sciences, 39(1), 81-89.
- Delic, H. & Bećirović, S.. (2016). Socratic Method as an Approach to Teaching. European Researcher. 111. 511-517. 10.13187/er.2016.111.511. Gomes, A. P., Silva, B., & Gouveia, J. (2019). Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação.
- Gouveia, J. (Coord.). (2007). Métodos, técnicas e jogos pedagógicos: recurso didáctico para formadores. Braga: Expoente. ISBN 978-972-97645-4-7.
- Silva, B. & Gomes, A. & Gouveia, J. (2019). Práticas Pedagógicas - Objetivos, Métodos e Avaliação