EN

U.Porto IT

  1. Contas e Passwords
  2. Serviço de Email
Conta de Email (Docentes e Funcionários)

Acesso via Web

  1. Aceda ao endereço https://webmail.up.pt
  2. Introduza o seu utilizador na forma up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico;
  3. Introduza a sua palavra-passe;
    Autenticação no acesso via Web ao email
    Autenticação no acesso via Web ao email

Acesso via Cliente de email Microsoft Outlook

É importante ter instalada uma versão atual do Microsoft Outlook, preferencialmente o Microsoft Outlook 365. Não utilize uma versão anterior ao Microsoft Outlook 2016.

Se já tiver a sua conta de email institucional da U.Porto configurada no Microsoft Outlook, deverá criar um novo perfil Outlook.

  1. Abra o Microsoft Outlook e selecione o menu "File";
    Menu File
    Menu "File"
  2. Clique no botão "Add Account";
    Adicionar conta
    Adicionar conta
  3. Introduza o seu endereço de email no formato [utilizador]@[instituição].up.pt[1];
  4. Ainda na mesma janela, escolha "Advanced options" e coloque um visto em "Let me set up my account manually";
    Endereço de email e configurar conta manualmente
    Endereço de email e configurar conta manualmente
  5. Clique no botão "Connect";
  6. Na janela seguinte selecione o ícone "Exchange";
    Ícone Exchange
    Ícone Exchange
  7. Introduza o utilizador no formato up[123456789]@up.pt em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico - não coloque o seu endereço de email porque, se o fizer, o procedimento não funcionará;
  8. Ainda na mesma janela, coloque um visto em "Remember my credentials";
    Utilizador, palavra-passe e lembrar as credenciais
    Utilizador, palavra-passe e lembrar as credenciais
  9. Clique no botão "OK";
  10. Na janela "Exchange Account Settings", poderá deslizar o cursor azul para a direita para descarregar todos os seus emails;
  11. Clique no botão "Next";
    Botão Next
    Botão "Next"
  12. Clique no botão "Done" para reiniciar o Microsoft Outlook;
    Botão Done
    Botão "Done"

A configuração está concluída.

Se tiver outra conta associada, como uma conta de serviço, não necessita repetir o processo porque essa conta será adicionada automaticamente.

Acesso via Cliente de email Mozilla Thunderbird

  1. Selecione o menu de configuração de conta de email;
  2. Introduza o seu nome, endereço de email no formato [utilizador]@[instituição].up.pt[1] e a respetiva palavra-passe;
  3. Clique no botão "Configure manually...";
    Configurar manualmente
    Configurar manualmente
  4. Preencha os dados dos servidores da seguinte forma:
    • INCOMING
      Protocol: IMAP
      Server: mail.up.pt
      Port: 993
      SSL: SSL/TLS
      Authentication: NTLM
      Username: up[123456789]@up.pt
    • OUTGOING
      Server: mail.up.pt
      Port: 587
      SSL: STARTTLS
      Authentication: NTLM
      Username: up[123456789]@up.pt
  5. O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico. Se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;
  6. Clique no botão "Done" para terminar.
    Botão Done
    Botão "Done"

A sua conta de email está configurada.

Configuração dos serviços de Calendário e Tarefas

Necessita de instalar dois add-ons no Mozilla Thunderbird:

  1. Clique no Menu (canto superior direito da janela do Mozilla Thunderbird) e escolha a opção Add-ons;
    Add-ons
    Add-ons
  2. Na caixa de pesquisa escreva a expressão tbsync;
  3. Instale os add-ons "TbSync" e "Provide for Exchange ActiveSync" clicando nos botões verdes "Add to Thunderbird";
    Adicionar ao Thunderbird
    Adicionar ao Thunderbird
  4. Após a instalação, clique no ícone TbSync (canto superior direito da janela do Mozilla Thunderbird);
    Ícone TbSync
    Ícone TbSync
  5. Na aba "Account Settings" da janela "TbSync account manager" clique no botão "Account Actions" e, dentro da opção "Add new account", selecione "Exchange ActiveSync";
    Exchange ActiveSync
    Exchange ActiveSync
  6. Na janela "Account information", selecione a opção "Automatic configuration" e preencha os campos:
    • Account name: U.Porto;
    • User name (email address): up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico - não coloque o seu endereço de email porque, se o fizer, o procedimento não funcionará;
    • Password: a sua palavra-passe da U.Porto.
  7. Clique no botão "Autodiscover settings and add account";
    Descobrir automaticamente as configurações e adicionar conta
    Descobrir automaticamente as configurações e adicionar conta
  8. Na aba "Synchronization status", em "Available resources", escolha o que pretende sincronizar;
  9. Clique no botão "Synchronize now".
    Sincronizar agora
    Sincronizar agora

O acesso aos Calendários e Tarefas está configurado. Se escolheu sincronizar os seus contactos, terá acesso à lista geral de contactos do sistema de email.

Acesso via Gmail

  1. Na página de entrada do Gmail, clique no ícone "Opções" no canto superior direito e depois em "See all settings";
    Opções - See all settings
    Opções > See all settings
  2. Escolha a aba "Accounts and Import" e, na opção "Check mail from other accounts", selecione a opção "Add a mail account";
    Opção Add a mail account
    Opção "Add a mail account"
  3. Preencha o seu endereço de email da U.Porto e clique em "Next";
    Introduzir o endereço de email
    Introduzir o endereço de email
  4. Escolha a opção "Import emails from my other account (POP3)";
    Opção Import emails from my other account (POP3)
    Opção "Import emails from my other account (POP3)"
  5. Preencha os campos com os dados seguintes:
    • Username - up[123456789]@up.pt
      O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico; se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;
    • Password - a sua palavra passe da U.Porto;
    • POP Server - mail.up.pt
    • Port - 995
  6. A opção "Always use a secure connection (SSL) when retrieving email" deverá estar selecionada;
  7. Se pretender que os emails sejam automaticamente colocados numa label específica, deverá defini-la em "Label incoming messages";
  8. Cliquem em "Add Account";
    Add Account
    Add Account
  9. A sua conta foi configurada;
  10. Agora é necessário configurar o Gmail para poder enviar email em nome da conta U.Porto;
  11. Clique em "Next";
    Enviar email em nome da conta U.Porto
    Enviar email em nome da conta U.Porto
  12. Preencha a informação solicitada e clique em "Next Step";
    Preencher a informação solicitada
    Preencher a informação solicitada
  13. Preencha os campos do servidor SMTP com os dados seguintes:
    • SMTP Server - mail.up.pt
    • Port - 587
    • Username - up[123456789]@up.pt
      O username de acesso é sempre do tipo up[123456789]@up.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número mecanográfico; se não souber o seu número mecanográfico, consulte-o no seu Cartão U.Porto ou na sua página do Sistema de Informação;
    • Password - a sua palavra passe da U.Porto;
  14. A opção "Secured connection using TLS" deverá ser selecionada;
    Configuração do servidor SMTP
    Configuração do servidor SMTP
  15. Clique em "Add Account";
  16. Irá receber na sua caixa de correio da U.Porto um código de validação;
  17. Copie o código para a janela e clique em "Verify";
    Código de validação
    Código de validação
  18. O acesso via Gmail está pronto.

Notas

  1. A instituição corresponde à sua instituição de origem (arq, fade, fba, fc, fcna, direito, fe, fep, ff, fmd, fpce, icbas, letras ou med).

Para mais informações:

Unidade
Administração e Operações de Sistemas

Última atualização: 28 de fevereiro de 2023