2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
A Licenciatura em Ciências da Educação (LCED) proporciona uma formação de "banda larga", que permitirá adquirir conhecimento científico para compreender os processos educativos e desenvolver competências de intervenção profissional em múltiplas áreas e em contextos de educação e formação para públicos de diferentes idades. O curso está estruturado em torno de quatro componentes, articuladas entre si: i) formação teórica pluridisciplinar em Educação; ii) formação em metodologias de investigação e intervenção; iii) formação teórico-prática promotora de competências comunicativo-relacionais, reflexivas e críticas; seminário de iniciação à mediação e à formação.
Início: setembro de 2024
Horário: diurno
Língua: Português
N.º total de vagas para 2024/2025: 10
1.ª fase: 6
2.ª fase: 2 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: 2 + sobrantes da 2.ª fase
Destinatários:
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no primeiro ciclo de estudo em Psicologia os estudantes internacionais, de acordo com as condições abaixo elencadas.
Estudantes internacionais que sejam:
- Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário desse país e lhes confira o direito de se candidatarem e poderem ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
- Titulares de um diploma de ensino secundário português, ou habilitação legalmente equivalente.
E que se enquadrem numa das seguintes alíneas:
- Exames nacionais portugueses correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse ciclo de estudos, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
- Exames nacionais ou finais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos pela comissão científica do CE, que deverão incidir sobre as matérias das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos em causa no âmbito do regime geral de acesso e ingresso;
- Provas de admissão ao Ensino Superior (como, por exemplo, o ENEM realizado no Brasil), que demonstrem conhecimentos nas matérias das provas de ingresso de nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do regime geral de acesso e ingresso;
- Na falta de exames ou provas finais, poderão ser consideradas as disciplinas finais do ensino secundário, quando devidamente comprovado documentalmente que a habilitação de que é titular é reconhecida como condição necessária para formalizar uma candidatura e ingressar no ensino superior, em curso homólogo, no país em que foi obtida.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Conhecimento da língua em que o ciclo de estudos é ministrado (Português) avaliado através de apresentação de documento comprovativo.
Provas de ingresso:
- Português ou
- Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
- Biologia/Geologia
Critérios de seriação:
Média do ensino secundário – 50%
Média das provas de ingresso – 50%
Critérios de desempate:
1.º Melhor classificação das provas de ingresso
2.º Melhor classificação do ensino secundário (ou equivalente)
+ informações:
1ª fase: 01.04.2024 a 17.05.2024
Realização de Prova Escrita: 29.05.2024
Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2023.
Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2023.
Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior.
Podem candidatar-se os cidadãos e as cidadãs que, apesar de serem titulares de uma qualificação académica de nível secundário – ou legalmente equivalente –, não tenham realizado, no presente ano letivo, prova de acesso que habilite para a frequência do curso de Licenciatura em Ciências da Educação.
É igualmente admitida a candidatura de cidadãos/ãs que, sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo. Os cidadãos/ãs abrangidos pelo estatuto do estudante internacional (Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto) não podem candidatar-se a este concurso.
INSCRIÇÕES
A inscrição para a realização das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Licenciatura em Ciências da Educação por candidatos/as maiores de 23 anos realiza-se de 01 de abril a 17 de maio de 2024, exclusivamente por via eletrónica.
DOCUMENTOS A ENTREGAR (online)
- Formulário de Inscrição;
- Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) ou declaração contendo dados de identificação;
- Currículo escolar e profissional devidamente comprovado (documentos originais) e outros atestados de aprendizagens não-formais ou informais (i.e., atividades de aprendizagem ao longo da vida da iniciativa do/a candidato/a não suscetíveis de certificação formal), portefólio de realizações e produções profissionais, académicas, culturais, cívicas ou outras – desde que possam ser consideradas relevantes para a apreciação da capacidade para a frequência de formação de nível universitário;
- Declaração sob compromisso de honra de que o/a candidato/a não possui habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidata.
CALENDARIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Candidatura: 01.04.2024 a 17.05.2024
Realização de Prova Escrita: 29.05.2024 às 11:00 horas
Publicação das classificações da prova escrita: 20.06.2024
Realização das entrevistas individuais: 26.06.2024 pelas 11.00h
Publicação da lista seriada das candidaturas: 09.07.2024
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
A Licenciatura em Psicologia (LPSI) permite realizar uma formação inicial em Psicologia, através da aprendizagem de conteúdos e competências fundamentais, em conformidade com o EuroPsy/Certificado Europeu de Psicologia. Os/as estudantes adquirem conhecimentos básicos que contribuem para uma melhor compreensão da complexidade biopsicossocial do comportamento humano e das áreas de atuação da Psicologia (Clínica, Saúde, Educação, Organizações, Social, Trabalho, Justiça,...), ao mesmo tempo que desenvolvem uma compreensão crítica das teorias, dos métodos e das dimensões ética e deontológica da Psicologia.
Início: setembro de 2024
Horário: diurno
Língua: Português
N.º total de vagas para 2024/2025: 32
1.ª fase: 15
2.ª fase: 15 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: 2 + sobrantes da 2.ª fase
Destinatários:
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no primeiro ciclo de estudo em Psicologia os estudantes internacionais, de acordo com as condições abaixo elencadas.
Estudantes internacionais que sejam:
- Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário desse país e lhes confira o direito de se candidatarem e poderem ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
- Titulares de um diploma de ensino secundário português, ou habilitação legalmente equivalente.
E que se enquadrem numa das seguintes alíneas:
- Exames nacionais portugueses correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse ciclo de estudos, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
- Exames nacionais ou finais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos pela comissão científica do CE, que deverão incidir sobre as matérias das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos em causa no âmbito do regime geral de acesso e ingresso;
- Provas de admissão ao Ensino Superior (como, por exemplo, o ENEM realizado no Brasil), que demonstrem conhecimentos nas matérias das provas de ingresso de nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do regime geral de acesso e ingresso;
- Na falta de exames ou provas finais, poderão ser consideradas as disciplinas finais do ensino secundário, quando devidamente comprovado documentalmente que a habilitação de que é titular é reconhecida como condição necessária para formalizar uma candidatura e ingressar no ensino superior, em curso homólogo, no país em que foi obtida.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Conhecimento da língua em que o ciclo de estudos é ministrado (Português) avaliado através de apresentação de documento comprovativo.
Provas de ingresso:
- Português e Biologia/Geologia ou
- Português e Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
- Português e Filosofia
Critérios de seriação:
Média do ensino secundário – 50%
Média das provas de ingresso – 50%
Critérios de desempate:
1.º Melhor classificação das provas de ingresso
2.º Melhor classificação do ensino secundário (ou equivalente)
+ informações:
1ª fase: 01.04.2024 a 17.05.2024
Realização de Prova Escrita: 28.05.2024
Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2023.
Não ser titular de habilitação de acesso ao ensino superior.
Podem candidatar-se os cidadãos e as cidadãs que, apesar de serem titulares de uma qualificação académica de nível secundário – ou legalmente equivalente –, não tenham realizado, no presente ano letivo, prova de acesso que habilite para a frequência do curso de Licenciatura em Psicologia.
É igualmente admitida a candidatura de cidadãos/ãs que, sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.
Os/as cidadãos/ãs abrangidos pelo estatuto do estudante internacional (Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto) não podem candidatar-se a este concurso.
INSCRIÇÕES
A inscrição para a realização das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Licenciatura em Psicologia por candidatos/as maiores de 23 anos realiza-se de 01 de abril a 17 de maio de 2024, exclusivamente por via eletrónica.
DOCUMENTOS A ENTREGAR (online)
- Formulário de Inscrição;
- Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) ou declaração contendo dados de identificação;
- Currículo escolar e profissional devidamente comprovado (documentos originais) e outros atestados de aprendizagens não-formais ou informais (i.e., atividades de aprendizagem ao longo da vida da iniciativa do/a candidato/a não suscetíveis de certificação formal), portefólio de realizações e produções profissionais, académicas, culturais, cívicas ou outras – desde que possam ser consideradas relevantes para a apreciação da capacidade para a frequência de formação de nível universitário;
- Declaração sob compromisso de honra de que o/a candidato/a não possui habilitação de acesso para o ciclo de estudos a que se candidata.
CALENDARIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Candidatura: 01.04.2024 a 17.05.2024
Realização de Prova Escrita: 28.05.2024
Publicação das classificações da prova escrita: 27.06.2024
Realização das entrevistas individuais: 03.07.2024
Publicação da lista seriada das candidaturas: 11.07.2024
+ informações:
1.ª fase: 26.02.2024 a 02.05.2024
2.ª fase: 14.06.2024 a 07.07.2024
3.ª fase: 14.08.2024 a 02.09.2024
O Mestrado em Ciências da Educação (MCED) valoriza uma lógica integrada, de rigor e inovação, na investigação e intervenção nas realidades socioeducativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.
Início: setembro de 2024
Horário: Laboral e Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 60
1.ª fase: 25
2.ª fase: 30
3.ª fase: 5
Destinatários:
- Licenciados/as em Ciências da Educação
- Outros/as licenciados/as em Ensino e em Ciências Sociais e Humanas
- Outras licenciaturas
- Outras situações
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Ponderação:
Ponderação – 1 – área de licenciatura: 10%; 2 – nota de licenciatura: 40%; 3 – outros cursos: 5%; 4 – formação complementar: 6%; 5 – tempo de experiência profissional: 6%; 6 – participação em projetos de intervenção: 6%; 7 – participação em projetos de investigação: 4%; 8 – comunicações: 4%; 9 – publicações: 4%; 10 – adequação global do CV ao ciclo de estudos: 10%; 11 – outros (idade inferior a 25 anos e média igual ou superior a 14): 5%;
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: n.a.
O Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação em múltiplas áreas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em temas de Psicologia, que enriquecerão as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional. Entre os temas abordados incluem-se: Neurocognição e Linguagem; Psicologia de Catástrofe e Trauma; Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Educação Inclusiva e Intervenção Precoce; Psicologia Social.
Este ciclo de estudos não possibilita o exercício da profissão como psicólogo/a e não dá acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Início: setembro de 2024
Horário: Laboral e Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 20
1.ª fase: 10
2.ª fase: 10 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: n.a.
Destinatários:
- Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos (180 ECTS) em Psicologia ou áreas afins;
- Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro noutras áreas desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para o ciclo de estudos em Temas de Psicologia;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo órgão científico estatutariamente competente da FPCEUP.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Avaliação de CV (e entrevista se considerada necessária pelo júri para esclarecimentos adicionais). A entrevista será considerada para esclarecimento da ponderação dos critérios abaixo indicados. Cada candidato/a é classificado/a numa escala de mínimo 1 e máximo 20. Uma nota inferior a 9,5 justifica a exclusão da candidatura.
Ponderação:
Ponderação (em 20 pontos): 1. Relevância da formação de base (curriculo académico) relativamente à área temática do Mestrado (5); 2. Classificação do curso obtida na formação prévia (4); 3. Elementos de formação complementar durante ou após a licenciatura (3); 4. Experiência prévia de investigação (2); 5. Experiência profissional e sua relação com a área temática do mestrado (1); 6. Difusão de investigação ou de práticas profissionais (1); 7. Carta de motivação (4).
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
O Mestrado em Educação e Formação de Adultos (MEFA) visa o desenvolvimento de competências e conhecimentos especializados ação/intervenção neste domínio, através da conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos de aprendizagem ao longo da vida dirigidos a adultos, nomeadamente no contexto da comunidade e no âmbito da oferta educativa e de formação profissional, incluindo a validação das aprendizagens experienciais. Prepara ainda para a coordenação de equipas pluriprofissionais atuando nestes contextos e intervenções e para a investigação no domínio da educação de adultos e da aprendizagem e orientação ao longo da vida.
Início: setembro de 2024
Horário: Pós-laboral
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 30
1.ª fase: 15
2.ª fase: 10
3.ª fase: 5
Destinatários:
Licenciados em Ciências da Educação, em Psicologia, em Ciências Sociais e Humanas, e em outras áreas que desenvolvam ou pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no âmbito dos atuais Centros Qualifica, em organizações e instituições dedicadas à educação de adultos, à formação profissional de adultos e à educação permanente, e à formação contínua, em empresas e outras organizações de trabalho, e em intervenções comunitárias, entre outros contextos.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Conforme o estipulado no artigo 9.º Regulamento do 2° ciclo de estudos em Educação e Formação de Adultos a seleção é realizada através da classificação obtida pela análise:
Ponderação:
Área de licenciatura: 9%; 2. Classificação final de licenciatura: 25%; 3. Outros cursos: 6%; 4. Formação complementar: 7%; 5. Experiência de trabalho: 6%; 6. Experiência como formador/a: 3%; 7. Projetos de intervenção: 9%; 8. Projetos de investigação: 7%; 9. Comunicações em reuniões científicas: 6%; 10. Publicações: 7%; 11. Adequação do CV ao ciclo de estudos: 10%; 12. Outros: 5%.
Observações: Poderão ser realizadas entrevistas aos candidatos para avaliar motivações e expetativas face à formação, bem como o domínio de línguas estrangeiras e disponibilidade de tempo.
+ informações:
1.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
2.ª fase: 12.06.2024 a 12.07.2024
3.ª fase: n.a.
Organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e pela Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV) constitui-se num projeto de formação académica e profissionalizante de professores em artes visuais, articulando conhecimentos e competências de natureza científica e pedagógica capazes de responder aos desafios que se colocam à educação artística. Ao longo do ciclo de estudos, a formação na área da docência, a prática de ensino supervisionada e a investigação em artes visuais pretendem contribuir para a discussão crítica dos problemas que afetam a escola e a ação dos/as professores/as, através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, em estreita relação com o campo epistemológico da educação artística.
Decorrente da alteração ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (DL 112/2023, de 29 de novembro) o Plano de Estudos do MEAV será atualizado.
Início: setembro de 2024
Horário: (a confirmar) 1.º Semestre – Segunda e Terça das 16h às 21h; 2.º Semestre – Segunda a Quarta das 16h às 21h/22h. (Horário exclusivamente relativo à componente curricular (1.º Ano) do MEAV e não inclui as UC de Opção. O horário das UC de Opção depende da oferta definida anualmente, consultados os Conselhos Científicos de ambas as Faculdades).
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 27
1.ª fase: 12
2.ª fase: 15 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: n.a
Destinatários:
- Titulares de uma habilitação académica superior com um mínimo de 120 ECTS na área científica de Artes Visuais (podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos, condicionado à obtenção dos créditos em falta até à data da matrícula); e
- Titulares do domínio oral e escrito da língua portuguesa (a avaliar, respetivamente, na entrevista e na apresentação, através de carta de motivação, dos motivos subjacentes à candidatura).
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
1.º etapa de seleção:
- Carta de Motivação (avaliação do domínio escrito da língua portuguesa);
- Análise do Curriculum Vitae (CV);
2.º etapa de seleção:
- Entrevista de seleção
Ponderação
1. Carta de motivação – 10%
Tendo em vista avaliar o domínio escrito da língua portuguesa, a carta de motivação deve revelar capacidade de articulação de argumentos na justificativa de candidatura ao curso. Esta carta deve ter um limite de 500 palavras.
2. Análise do CV – 70%
A apreciação do Curriculum Vitae dos/as candidatos é feita de acordo com os seguintes subcritérios e ponderações:
2.1 – Nota de licenciatura ou mestrado integrado – 25%
2.2 – Formação complementar – 20% www.fpce.up.pt
2.3 – Experiência no campo educativo e artístico na sua relação com a educação artística – 25%
3. Entrevista – 20%
Sendo o domínio da língua portuguesa condição de admissão imprescindível, a entrevista realizada aos/às candidatos/as destina-se a avaliar esse domínio, focando-se nas razões apresentadas no processo de candidatura e na capacidade de articulação de argumentos.
Observações: 1. A carta de motivação é, no caso de uma avaliação inferior a 10, motivo de eliminação da candidatura. 2. Apenas passam à segunda etapa de seleção (Entrevista de seleção) os/as candidatos/as que reúnam uma avaliação superior a 10 na avaliação da carta de motivação e na análise do Curriculum Vitae.
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024
O Programa Doutoral em Psicologia (PDP) oferece uma compreensão aprofundada e sofisticada do comportamento humano em múltiplas áreas. Os/As estudantes são orientados/as no desenvolvimento de projetos de investigação de elevada qualidade, com o propósito expresso de aumentar a capacidade de investigação e desenvolvimento em áreas prioritárias como a Educação e Desenvolvimento; a Inclusão, Exclusão e Diversidade Cultural; as Neurociências Cognitivas e Afetivas; e as Relações Humanas, Saúde e Bem-estar. O PDP desenvolve-se em estreita parceria com o CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
Início: setembro de 2024
Horário: terça, quinta e sexta, das 18h às 21h (a confirmar)
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 25
1.ª fase: 10
2.ª fase: 10 + sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: 5 + sobrantes da 2.ª fase
Destinatários:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia ou áreas afins;
- Titulares do grau de licenciado em Psicologia ou áreas afins, detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante e reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização do PDP;
- Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização do PDP.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Seleção e seriação resultante da análise do CV, pré-projeto de doutoramento e, eventualmente, entrevista.
Ponderação:
1 - experiência de investigação: 20%; 2 - publicações e comunicações em encontros científicos: 20%; 3 - qualidade do pré-projeto: 40%; 4 - transferibilidade do conhecimento: 20%.
Observações:
Candidatos/as com cotação inferior a 60% no conjunto dos quatro critérios não serão admitidos.
+ informações:
2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024
3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024 (se aplicável)
O Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) oferece uma ótima oportunidade para a produção de conhecimento orientado para a análise e intervenção em contextos de educação e formação. Uma visão ampla da educação (formal, informal e não-formal) e o ambiente internacional do curso proporcionam um ambiente ímpar. A estreita articulação com projetos desenvolvidos no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas(avaliado como Excelente pela FCT) e uma grande atenção à qualidade da supervisão promovem a realização de trabalho relevante, capaz de fazer a diferença.
Início: setembro de 2024
Horário: Quinta e Sexta-feira: 17:30h às 20:30h | Sábado: 10:00h às 13:00h (a confirmar)
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 25
1.ª fase: 10
2.ª fase: 15 + vagas sobrantes da 1.ª fase
3.ª fase: vagas sobrantes das fases prévias (se aplicável).
Destinatários:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins;
- Titulares do grau de licenciado em Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins, detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante e reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização do PDCE;
- Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização do PDCE.
Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:
Seleção e seriação resultante da análise do CV, carta de motivação, projeto e, eventualmente, entrevista.
Ponderação:
Atividades de formação: 15 pontos; Atividades de investigação: 35 pontos; Justificação do interesse na candidatura (carta de motivação e projeto): 50 pontos.
Observações:
Candidatos/as com cotação inferior a 22,5 pontos nas atividades de investigação e de formação serão excluídos; Candidatos/as com cotação global inferior a 40 pontos serão excluídos.
+ informações
Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH)
1.ª fase: 18.03.2024 a 08.04.2024
2.ª fase: 05.06.2024 a 28.06.2024 (se aplicável)
3.ª fase: n.a.
O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) visa promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação numa área de relevância central para o bem-estar e a saúde biopsicossocial. Primeiro doutoramento desta natureza no espaço europeu e um dos poucos a nível internacional. A criação deste programa doutoral pretende colmatar carências resultantes da escassez de formação avançada especializada nesta área. Trata-se de uma parceria entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Reúne investigadores/as e docentes especializados/as na área da sexualidade provenientes de centros de investigação (CPUP, CIIE, EPIUnit, UMIB). Promove uma formação avançada de elevada qualidade com estabelecimento de parcerias internacionais estratégicas, e com o objetivo último de estabelecer um centro de excelência internacional na área da sexualidade.
Início: setembro de 2024
Horário: Sexta ao fim da tarde e sábado todo o dia.
Língua: Português
Nº total de vagas para 2024/2025: 15
1.ª fase: 15
2.ª fase: sobrantes da 1.ª fase (se aplicável)
Destinatários:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia ou outras Ciências Sociais e do Comportamento ou Ciências Humanas, Ciências da Educação, Medicina ou outras Ciências da Saúde ou áreas afins.
- Titulares do grau de licenciado (nas áreas acima identificadas), detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica do PDSH.
- Detentores/as de um currículo e Ciências Sociais e do Comportamento ou Ciências Humanas, Ciências da Educação, Medicina ou outras Ciências da Saúde ou áreas afins.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO E RESPETIVA PONDERAÇÃO:
Seleção e seriação resultante da análise do CV, Carta de Motivação e, eventualmente, entrevista.
Ponderação: 1. Formação (incluindo média de licenciatura/mestrado e adequação da formação): 25%; 2. Investigação (publicações, comunicações e partipação em projectos: 25%; 3. Carta de motivação: 50%.
Observações: Candidatos/as com cotação inferior a 40% no conjunto dos três critérios não serão admitidos.
+ informações
+ Informações | SA - Serviço Académico | SPG - Serviço de Pós-Graduações |
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