Avançar para conteúdo principal

Candidaturas 2024-2025

As candidaturas aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto estão abertas a estudantes nacionais e internacionais em diferentes fases:

Licenciaturas (1.º Ciclo)
Licenciatura em Ciências da Educação

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024

A Licenciatura em Ciências da Educação (LCED) proporciona uma formação de "banda larga", que permitirá adquirir conhecimento científico para compreender os processos educativos e desenvolver competências de intervenção profissional em múltiplas áreas e em contextos de educação e formação para públicos de diferentes idades. O curso está estruturado em torno de quatro componentes, articuladas entre si: i) formação teórica pluridisciplinar em Educação; ii) formação em metodologias de investigação e intervenção; iii) formação teórico-prática promotora de competências comunicativo-relacionais, reflexivas e críticas; seminário de iniciação à mediação e à formação.

Início: setembro de 2024

Horário: diurno

Língua: Português

linha1

N.º total de vagas para 2024/2025: 10

1.ª fase: 6

2.ª fase: 2 + sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: 2 + sobrantes da 2.ª fase

linha1

Destinatários:

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no primeiro ciclo de estudo em Psicologia os estudantes internacionais, de acordo com as condições abaixo elencadas.

Estudantes internacionais que sejam:

  • Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário desse país e lhes confira o direito de se candidatarem e poderem ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
  • Titulares de um diploma de ensino secundário português, ou habilitação legalmente equivalente.

E que se enquadrem numa das seguintes alíneas:

  • Exames nacionais portugueses correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse ciclo de estudos, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Exames nacionais ou finais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos pela comissão científica do CE, que deverão incidir sobre as matérias das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos em causa no âmbito do regime geral de acesso e ingresso;
  • Provas de admissão ao Ensino Superior (como, por exemplo, o ENEM realizado no Brasil), que demonstrem conhecimentos nas matérias das provas de ingresso de nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do regime geral de acesso e ingresso;
  • Na falta de exames ou provas finais, poderão ser consideradas as disciplinas finais do ensino secundário, quando devidamente comprovado documentalmente que a habilitação de que é titular é reconhecida como condição necessária para formalizar uma candidatura e ingressar no ensino superior, em curso homólogo, no país em que foi obtida.

linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Conhecimento da língua em que o ciclo de estudos é ministrado (Português) avaliado através de apresentação de documento comprovativo.

Provas de ingresso:

  • Português ou
  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
  • Biologia/Geologia

Critérios de seriação:

Média do ensino secundário – 50%

Média das provas de ingresso – 50%

Critérios de desempate:

1.º Melhor classificação das provas de ingresso

2.º Melhor classificação do ensino secundário (ou equivalente)


+ informações:

Edital de Divulgação

Declaração sob compromisso de honra

Página do Curso

Licenciatura em Psicologia

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024

A Licenciatura em Psicologia (LPSI) permite realizar uma formação inicial em Psicologia, através da aprendizagem de conteúdos e competências fundamentais, em conformidade com o EuroPsy/Certificado Europeu de Psicologia. Os/as estudantes adquirem conhecimentos básicos que contribuem para uma melhor compreensão da complexidade biopsicossocial do comportamento humano e das áreas de atuação da Psicologia (Clínica, Saúde, Educação, Organizações, Social, Trabalho, Justiça,...), ao mesmo tempo que desenvolvem uma compreensão crítica das teorias, dos métodos e das dimensões ética e deontológica da Psicologia.

Início: setembro de 2024

Horário: diurno

Língua: Português

linha1

N.º total de vagas para 2024/2025: 32

1.ª fase: 15

2.ª fase: 15 + sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: 2 + sobrantes da 2.ª fase

linha1

Destinatários:

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no primeiro ciclo de estudo em Psicologia os estudantes internacionais, de acordo com as condições abaixo elencadas.

Estudantes internacionais que sejam:

  • Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário desse país e lhes confira o direito de se candidatarem e poderem ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
  • Titulares de um diploma de ensino secundário português, ou habilitação legalmente equivalente.

E que se enquadrem numa das seguintes alíneas:

  • Exames nacionais portugueses correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse ciclo de estudos, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Exames nacionais ou finais do ensino secundário estrangeiro considerados homólogos pela comissão científica do CE, que deverão incidir sobre as matérias das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos em causa no âmbito do regime geral de acesso e ingresso;
  • Provas de admissão ao Ensino Superior (como, por exemplo, o ENEM realizado no Brasil), que demonstrem conhecimentos nas matérias das provas de ingresso de nível e conteúdo equivalentes aos dos estudantes admitidos através do regime geral de acesso e ingresso;
  • Na falta de exames ou provas finais, poderão ser consideradas as disciplinas finais do ensino secundário, quando devidamente comprovado documentalmente que a habilitação de que é titular é reconhecida como condição necessária para formalizar uma candidatura e ingressar no ensino superior, em curso homólogo, no país em que foi obtida.

linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Conhecimento da língua em que o ciclo de estudos é ministrado (Português) avaliado através de apresentação de documento comprovativo.

Provas de ingresso:

  • Português e Biologia/Geologia ou
  • Português e Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
  • Português e Filosofia

Critérios de seriação:

Média do ensino secundário – 50%

Média das provas de ingresso – 50%

Critérios de desempate:

1.º Melhor classificação das provas de ingresso

2.º Melhor classificação do ensino secundário (ou equivalente)


+ informações:

Edital de Divulgação

Declaração sob compromisso de honra

Página do Curso

Mestrados (2.º Ciclo)
Mestrado em Ciências da Educação (MCED)

1.ª fase: 26.02.2024 a 02.05.2024

2.ª fase: 14.06.2024 a 07.07.2024

3.ª fase: 14.08.2024 a 02.09.2024

O Mestrado em Ciências da Educação (MCED) valoriza uma lógica integrada, de rigor e inovação, na investigação e intervenção nas realidades socioeducativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.

Início: setembro de 2024

Horário: Laboral e Pós-laboral

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 60

1.ª fase: 25

2.ª fase: 30

3.ª fase: 5

linha1

Destinatários:

  • Licenciados/as em Ciências da Educação
  • Outros/as licenciados/as em Ensino e em Ciências Sociais e Humanas
  • Outras licenciaturas
  • Outras situações
linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Ponderação:

Ponderação – 1 – área de licenciatura: 10%; 2 – nota de licenciatura: 40%; 3 – outros cursos: 5%; 4 – formação complementar: 6%; 5 – tempo de experiência profissional: 6%; 6 – participação em projetos de intervenção: 6%; 7 – participação em projetos de investigação: 4%; 8 – comunicações: 4%; 9 – publicações: 4%; 10 – adequação global do CV ao ciclo de estudos: 10%; 11 – outros (idade inferior a 25 anos e média igual ou superior a 14): 5%;


+ informações:

Edital de Divulgação

Ficha de candidatura

Página do Curso

Mestrado em Temas de Psicologia (MTP)

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: n.a.

O Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação em múltiplas áreas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em temas de Psicologia, que enriquecerão as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional. Entre os temas abordados incluem-se: Neurocognição e Linguagem; Psicologia de Catástrofe e Trauma; Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Educação Inclusiva e Intervenção Precoce; Psicologia Social.

Este ciclo de estudos não possibilita o exercício da profissão como psicólogo/a e não dá acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Início: setembro de 2024

Horário: Laboral e Pós-laboral

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 20

1.ª fase: 10

2.ª fase: 10 + sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: n.a.

linha1

Destinatários:

  • Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos (180 ECTS) em Psicologia ou áreas afins;
  • Titulares de grau académico superior nacional ou estrangeiro noutras áreas desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para o ciclo de estudos em Temas de Psicologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo órgão científico estatutariamente competente da FPCEUP.
linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Avaliação de CV (e entrevista se considerada necessária pelo júri para esclarecimentos adicionais). A entrevista será considerada para esclarecimento da ponderação dos critérios abaixo indicados. Cada candidato/a é classificado/a numa escala de mínimo 1 e máximo 20. Uma nota inferior a 9,5 justifica a exclusão da candidatura.

Ponderação:

Ponderação (em 20 pontos): 1. Relevância da formação de base (curriculo académico) relativamente à área temática do Mestrado (5); 2. Classificação do curso obtida na formação prévia (4); 3. Elementos de formação complementar durante ou após a licenciatura (3); 4. Experiência prévia de investigação (2); 5. Experiência profissional e sua relação com a área temática do mestrado (1); 6. Difusão de investigação ou de práticas profissionais (1); 7. Carta de motivação (4).


+ informações:

Edital de Divulgação

Ficha de candidatura

Página do Curso

Mestrado em Educação e Formação de Adultos (MEFA)

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024

O Mestrado em Educação e Formação de Adultos (MEFA) visa o desenvolvimento de competências e conhecimentos especializados ação/intervenção neste domínio, através da conceção, implementação, gestão e avaliação de projetos de aprendizagem ao longo da vida dirigidos a adultos, nomeadamente no contexto da comunidade e no âmbito da oferta educativa e de formação profissional, incluindo a validação das aprendizagens experienciais. Prepara ainda para a coordenação de equipas pluriprofissionais atuando nestes contextos e intervenções e para a investigação no domínio da educação de adultos e da aprendizagem e orientação ao longo da vida.

Início: setembro de 2024

Horário: Pós-laboral

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 30

1.ª fase: 15

2.ª fase: 10

3.ª fase: 5

linha1

Destinatários:

Licenciados em Ciências da Educação, em Psicologia, em Ciências Sociais e Humanas, e em outras áreas que desenvolvam ou pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no âmbito dos atuais Centros Qualifica, em organizações e instituições dedicadas à educação de adultos, à formação profissional de adultos e à educação permanente, e à formação contínua, em empresas e outras organizações de trabalho, e em intervenções comunitárias, entre outros contextos.

linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Conforme o estipulado no artigo 9.º Regulamento do 2° ciclo de estudos em Educação e Formação de Adultos a seleção é realizada através da classificação obtida pela análise:

Ponderação:

Área de licenciatura: 9%; 2. Classificação final de licenciatura: 25%; 3. Outros cursos: 6%; 4. Formação complementar: 7%; 5. Experiência de trabalho: 6%; 6. Experiência como formador/a: 3%; 7. Projetos de intervenção: 9%; 8. Projetos de investigação: 7%; 9. Comunicações em reuniões científicas: 6%; 10. Publicações: 7%; 11. Adequação do CV ao ciclo de estudos: 10%; 12. Outros: 5%.

Observações: Poderão ser realizadas entrevistas aos candidatos para avaliar motivações e expetativas face à formação, bem como o domínio de línguas estrangeiras e disponibilidade de tempo.


+ informações:

Edital de Divulgação

Página do Curso

Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV)

1.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

2.ª fase: 12.06.2024 a 12.07.2024

3.ª fase: n.a.

Organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e pela Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV) constitui-se num projeto de formação académica e profissionalizante de professores em artes visuais, articulando conhecimentos e competências de natureza científica e pedagógica capazes de responder aos desafios que se colocam à educação artística. Ao longo do ciclo de estudos, a formação na área da docência, a prática de ensino supervisionada e a investigação em artes visuais pretendem contribuir para a discussão crítica dos problemas que afetam a escola e a ação dos/as professores/as, através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, em estreita relação com o campo epistemológico da educação artística.

Decorrente da alteração ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (DL 112/2023, de 29 de novembro) o Plano de Estudos do MEAV será atualizado.

Início: setembro de 2024

Horário: (a confirmar) 1.º Semestre – Segunda e Terça das 16h às 21h; 2.º Semestre – Segunda a Quarta das 16h às 21h/22h. (Horário exclusivamente relativo à componente curricular (1.º Ano) do MEAV e não inclui as UC de Opção. O horário das UC de Opção depende da oferta definida anualmente, consultados os Conselhos Científicos de ambas as Faculdades).

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 27

1.ª fase: 12

2.ª fase: 15 + sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: n.a

linha1

Destinatários:

- Titulares de uma habilitação académica superior com um mínimo de 120 ECTS na área científica de Artes Visuais (podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos, condicionado à obtenção dos créditos em falta até à data da matrícula); e

- Titulares do domínio oral e escrito da língua portuguesa (a avaliar, respetivamente, na entrevista e na apresentação, através de carta de motivação, dos motivos subjacentes à candidatura).

linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

1.º etapa de seleção:

- Carta de Motivação (avaliação do domínio escrito da língua portuguesa);

- Análise do Curriculum Vitae (CV);

2.º etapa de seleção:

- Entrevista de seleção

Ponderação

1. Carta de motivação – 10%

Tendo em vista avaliar o domínio escrito da língua portuguesa, a carta de motivação deve revelar capacidade de articulação de argumentos na justificativa de candidatura ao curso. Esta carta deve ter um limite de 500 palavras.

2. Análise do CV – 70%

A apreciação do Curriculum Vitae dos/as candidatos é feita de acordo com os seguintes subcritérios e ponderações:

2.1 – Nota de licenciatura ou mestrado integrado – 25%

2.2 – Formação complementar – 20% www.fpce.up.pt

2.3 – Experiência no campo educativo e artístico na sua relação com a educação artística – 25%

3. Entrevista – 20%

Sendo o domínio da língua portuguesa condição de admissão imprescindível, a entrevista realizada aos/às candidatos/as destina-se a avaliar esse domínio, focando-se nas razões apresentadas no processo de candidatura e na capacidade de articulação de argumentos.

Observações: 1. A carta de motivação é, no caso de uma avaliação inferior a 10, motivo de eliminação da candidatura. 2. Apenas passam à segunda etapa de seleção (Entrevista de seleção) os/as candidatos/as que reúnam uma avaliação superior a 10 na avaliação da carta de motivação e na análise do Curriculum Vitae.


+ informações:

Edital de Divulgação

Página do Curso

Doutoramentos (3.º Ciclo)
Programa Doutoral em Psicologia (PDP)

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024

O Programa Doutoral em Psicologia (PDP) oferece uma compreensão aprofundada e sofisticada do comportamento humano em múltiplas áreas. Os/As estudantes são orientados/as no desenvolvimento de projetos de investigação de elevada qualidade, com o propósito expresso de aumentar a capacidade de investigação e desenvolvimento em áreas prioritárias como a Educação e Desenvolvimento; a Inclusão, Exclusão e Diversidade Cultural; as Neurociências Cognitivas e Afetivas; e as Relações Humanas, Saúde e Bem-estar. O PDP desenvolve-se em estreita parceria com o CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Início: setembro de 2024

Horário: terça, quinta e sexta, das 18h às 21h (a confirmar)

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 25

1.ª fase: 10

2.ª fase: 10 + sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: 5 + sobrantes da 2.ª fase

linha1

Destinatários:

  • Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia ou áreas afins;
  • Titulares do grau de licenciado em Psicologia ou áreas afins, detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante e reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização do PDP;
  • Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização do PDP.
linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Seleção e seriação resultante da análise do CV, pré-projeto de doutoramento e, eventualmente, entrevista.

Ponderação:

1 - experiência de investigação: 20%; 2 - publicações e comunicações em encontros científicos: 20%; 3 - qualidade do pré-projeto: 40%; 4 - transferibilidade do conhecimento: 20%.

Observações:

Candidatos/as com cotação inferior a 60% no conjunto dos quatro critérios não serão admitidos.


+ informações:

Edital de Divulgação

Página do Curso

Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE)

2.ª fase: 09.02.2024 a 05.04.2024

3.ª fase: 12.06.2024 a 19.07.2024 (se aplicável)

O Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) oferece uma ótima oportunidade para a produção de conhecimento orientado para a análise e intervenção em contextos de educação e formação. Uma visão ampla da educação (formal, informal e não-formal) e o ambiente internacional do curso proporcionam um ambiente ímpar. A estreita articulação com projetos desenvolvidos no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas(avaliado como Excelente pela FCT) e uma grande atenção à qualidade da supervisão promovem a realização de trabalho relevante, capaz de fazer a diferença.

Início: setembro de 2024

Horário: Quinta e Sexta-feira: 17:30h às 20:30h | Sábado: 10:00h às 13:00h (a confirmar)

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 25

1.ª fase: 10

2.ª fase: 15 + vagas sobrantes da 1.ª fase

3.ª fase: vagas sobrantes das fases prévias (se aplicável).

linha1

Destinatários:

  • Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins;
  • Titulares do grau de licenciado em Ciências da Educação, Ciências Sociais e Humanas ou áreas afins, detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante e reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização do PDCE;
  • Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização do PDCE.
linha1

Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação:

Seleção e seriação resultante da análise do CV, carta de motivação, projeto e, eventualmente, entrevista.

Ponderação:

Atividades de formação: 15 pontos; Atividades de investigação: 35 pontos; Justificação do interesse na candidatura (carta de motivação e projeto): 50 pontos.

Observações:

Candidatos/as com cotação inferior a 22,5 pontos nas atividades de investigação e de formação serão excluídos; Candidatos/as com cotação global inferior a 40 pontos serão excluídos.


+ informações

Edital de Divulgação

Página do Curso

Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH)

Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH)

1.ª fase: 18.03.2024 a 08.04.2024

2.ª fase: 05.06.2024 a 28.06.2024 (se aplicável)

3.ª fase: n.a.

O Programa Doutoral em Sexualidade Humana (PDSH) visa promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação numa área de relevância central para o bem-estar e a saúde biopsicossocial. Primeiro doutoramento desta natureza no espaço europeu e um dos poucos a nível internacional. A criação deste programa doutoral pretende colmatar carências resultantes da escassez de formação avançada especializada nesta área. Trata-se de uma parceria entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Reúne investigadores/as e docentes especializados/as na área da sexualidade provenientes de centros de investigação (CPUP, CIIE, EPIUnit, UMIB). Promove uma formação avançada de elevada qualidade com estabelecimento de parcerias internacionais estratégicas, e com o objetivo último de estabelecer um centro de excelência internacional na área da sexualidade.

Início: setembro de 2024

Horário: Sexta ao fim da tarde e sábado todo o dia.

Língua: Português

linha1

Nº total de vagas para 2024/2025: 15

1.ª fase: 15

2.ª fase: sobrantes da 1.ª fase (se aplicável)

linha1

Destinatários:

  • Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia ou outras Ciências Sociais e do Comportamento ou Ciências Humanas, Ciências da Educação, Medicina ou outras Ciências da Saúde ou áreas afins.
  • Titulares do grau de licenciado (nas áreas acima identificadas), detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica do PDSH.
  • Detentores/as de um currículo e Ciências Sociais e do Comportamento ou Ciências Humanas, Ciências da Educação, Medicina ou outras Ciências da Saúde ou áreas afins.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO E RESPETIVA PONDERAÇÃO:

linha1

Seleção e seriação resultante da análise do CV, Carta de Motivação e, eventualmente, entrevista.

Ponderação: 1. Formação (incluindo média de licenciatura/mestrado e adequação da formação): 25%; 2. Investigação (publicações, comunicações e partipação em projectos: 25%; 3. Carta de motivação: 50%.

Observações: Candidatos/as com cotação inferior a 40% no conjunto dos três critérios não serão admitidos.


+ informações

Edital de Divulgação

Guião para CV e Carta de Motivação

Página do Curso

Mais informações contactar:
Mais informações contactar:
+ Informações SA - Serviço Académico SPG - Serviço de Pós-Graduações

Contactar:

E-mail: [email protected] | Tel.: (+351) 220 428 900

E-mail: [email protected] | Tel.: (+351) 220 400 643