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Estudantes - Mobilidade IN

Quer viver uma experiência única? Quer alargar a sua visão do mundo? Junte-se à FPCEUP e descubra como pode desfrutar do melhor período de mobilidade da sua vida!

Damos-lhe as boas-vindas à FPCEUP!

A internacionalização é um eixo prioritário para o desenvolvimento da Faculdade

Um dos seus principais objetivos é incentivar e promover oportunidades de mobilidade para estudos e estágios no âmbito do Programa Erasmus+ e dos Acordos de Cooperação como forma de internacionalizar os estudantes, proporcionando-lhes mais experiências culturais e de vida que possam contribuir para o enriquecimento da sua experiência académica e profissional.

Temos a certeza de que no final desta experiência levará na bagagem uma série de novas conquistas, novas competências e novas amizades!

Esperamos que esta seja uma oportunidade de crescimento não só como estudante, mas sobretudo como pessoa.

Lembre-se de que não está sozinho nesta grande aventura, estamos ao seu lado, ajudando-o/a a escrever passo a passo a sua história de Mobilidade!

Programas de Cooperação e Acordos

ERASMUS+ é o programa da União Europeia que cobre as áreas de Educação, Formação, Juventude e Desporto para o período 2021-2027, que promove, entre outras atividades, a mobilidade de estudantes do Ensino Superior entre os Estados-Membros da União Europeia.

Contribui para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, assim como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

Protocolos de cooperação com diversas instituições de ensino superior fora da União Europeia, que visa,, entre outras atividades, o intercâmbio de estudantes.

Quer realizar uma mobilidade de curta-duração?
Visitar outro país e aprender com estudantes de toda a Europa?
Conheça as oportunidades BIP que podem ser uma opção para si.


O que é um BIP?

Os Blended Intensive Programmes (BIP) Erasmus+ são um formato de mobilidade novo e inclusivo: um programa curto e intensivo que utiliza formas inovadoras de aprendizagem e ensino, incluindo a cooperação online, com o objetivo de enriquecer e diversificar a experiência dos estudantes e do pessoal que pretende aprender, receber formação ou ensinar no estrangeiro.

Sendo o objetivo geral do novo programa Erasmus+ aumentar as oportunidades de aprendizagem e formação na Europa e em todo o mundo e incluir mais pessoas nesta experiência, a mobilidade mista (de curta duração) é um passo importante para garantir que o programa é acessível não só a estudantes de todas as origens, circunstâncias, áreas e níveis de estudo, mas também ao pessoal docente e técnico das instituições de ensino superior, que também podem utilizar este tipo de mobilidade para fins de ensino e formação.

Os Blended Intensive Programmes (BIP) Erasmus+ são desenvolvidos e implementados por um mínimo de três instituições de ensino superior (IES) de, pelo menos, três Estados-Membros da UE e países terceiros associados ao programa e financiados pelo programa de mobilidade Erasmus+.

Este formato procura proporcionar uma experiência de aprendizagem intensiva que combina uma mobilidade física de curta duração (5 a 30 dias) no estrangeiro com uma componente virtual obrigatória (de duração flexível), em que os participantes têm a oportunidade de trabalhar em equipa para desenvolver atividades curriculares e atividades mistas, que incluem desafios e projetos práticos. Um mínimo de 3 créditos ECTS deve ser atribuído aos estudantes.

Os BIP constituem uma excelente oportunidade para os estudantes e o pessoal docente e técnico alargarem os seus conhecimentos, desenvolverem competências interpessoais e interculturais, conhecerem novas culturas e melhorarem o seu desempenho profissional, contribuindo para o desenvolvimento da cooperação internacional, crucial para a promoção de um ensino superior de qualidade à escala global.


Quem se pode candidatar?

Estudantes regularmente inscritos num curso de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento na FPCEUP.


Bolsas de Mobilidade

A mobilidade física do BIP é financiada pela universidade de origem do estudante através de bolsas de mobilidade Erasmus+. O montante depende das ajudas de custo diárias Erasmus+ aplicável no país de acolhimento, dos meios de transporte utilizados, da duração da estadia e de eventuais compensações por deficiências.


Reconhecimento Académico

O mínimo de 3 créditos ECTS deve ser atribuído, caso faça parte do programa de estudos do estudante.


Como candidatar-se?

Todas as candidaturas devem ser submetidas online no SIGARRA, com pelo menos 60 dias de antecedência.

Consulte o tutorial do BIP.


Onde encontrar cursos BIP?

Consulte o Blended Mobility portal


Mais informações:

Erasmus Programme Guide

Higher Education Mobility Handbook

Blended Mobility Implementation Guide

Blended Mobility portal

Programas de Cooperação sem Acordos

Aplica-se o enquadramento de mobilidade freemover (visitante) a todos os estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento que pretendam realizar um período de estudos ou investigação na FPCEUP e que não estão abrangidos por qualquer parceria entre a instituição de origem e a UPorto/FPCEUP, ao abrigo do Programa Erasmus+ ou acordos de cooperação com instituições de ensino superior, extra-comunitárias, que visam entre outras atividades o intercâmbio de estudantes.

Para se candidatar a uma mobilidade freemover na FPCEUP tenha em atenção a seguinte informação:

Requisitos académicos

Os estudantes devem estar formalmente inscritos num ciclo de estudos na sua universidade de origem

A realização da mobilidade tem que ser aprovada pela instituição de ensino superior de origem, com a assinatura de um plano de estudos ou de investigação

Os estudantes podem inscrever-se em unidades curriculares dos vários cursos oferecidos pela FPCEUP, ainda que de anos curriculares diferentes, desde que observada a compatibilidade de horários, os pré-requisitos próprios de cada unidade curricular e a existência de vagas

Os estudantes podem inscrever-se num máximo de 30 ECTS por semestre ou 60 ECTS por ano.

Os estudantes que pretendam realizar investigação no âmbito dos seus mestrados ou doutoramentos devem obter aceitação prévia por parte de um orientador na FPCEUP.


Taxas académicas

O estudante freemover está sujeito ao pagamento de taxas académicas (propinas), de acordo com o ciclo de estudos, as unidades curriculares e número de créditos ECTS a frequentar, bem como o seu estatuto de estudante da União Europeia, estudante internacional ou estudante internacional da CPLP.

Também deverá pagar o seguro escolar e qualquer outra taxa aplicável aos restantes estudantes da FPCEUP.

Mais informação sobre as taxas académicas pode ser consultada no Portal Académico da FPCEUP.


Procedimentos de Candidatura

Os procedimentos e prazos de candidatura são os mesmos aplicáveis aos outros programas de mobilidade. Consulte toda a informação abaixo.


No final da mobilidade, o/a estudante receberá:

  • uma transcrição de registos com os resultados obtidos para o reconhecimento académico na instituição de origem (no caso de mobilidade estudos);
  • um parecer qualitativo pelo orientador da FPCEUP (no caso de mobilidade de estágios ou investigação).
Como concorrer: Mobilidade passo a passo

Como concorrer: Mobilidade passo a passo

Será um prazer ajudá-lo/la a planear e a realizar o seu processo de estudo ou estágio na FPCEUP!

Fique a par de toda a informação sobre o processo de candidatura:

Mobilidade de Estudos

Em cada ano letivo, os estudantes internacionais inscritos em Universidades estrangeiras com Acordo Bilateral Erasmus+ ou Acordo de Cooperação existente (ex. Brasil), têm a oportunidade de realizar um período de mobilidade de estudos na FPCEUP, através da frequência de unidades curriculares e da obtenção de reconhecimento académico em sua universidade de origem.

Os estudantes podem candidatar-se a um período de mobilidade na FPCEUP de acordo com um número limitado de vagas definidas em cada ano letivo, pelo que se pretende vir para a FPCEUP não se esqueça de o consultar junto do Gabinete de Relações Internacionais da sua universidade de origem.

Tenha em atenção que o processo de nomeação da sua Universidade e/ou a submissão da sua candidatura online à UP não garante, por si só, a aceitação da sua mobilidade.

A candidatura do estudante só é formalmente aceite após recepção da Carta de Aceitação emitida pela Reitoria da U.Porto.
Por favor não compre a sua viagem, alugue alojamento ou viaje para o Porto sem primeiro ser formalmente aceite pela UPorto.

Todas as candidaturas e documentos comprovativos deverão ser submetidos ONLINE de acordo com os seguintes prazos:
Mobilidade para Ano completo: de 1 de abril a 21 de maio (resultados a anunciar a partir de julho);
Mobilidade apenas para o 1.º semestre: de 1 de abril a 21 de maio (resultados a anunciar a partir de julho);
Mobilidade apenas para o 2º semestre: de 1 de setembro a 15 de outubro (resultados a anunciar a partir de dezembro).

Por favor, verifique o Calendário Académico. O nosso ano letivo está organizado da seguinte forma:
Período de outono ou 1.º semestre: de setembro a dezembro;
Período de avaliação: janeiro e meados de fevereiro;
Período de primavera ou 2.º semestre: de meados de fevereiro ao final de maio;
Período de avaliação: junho e julho.

Os estudantes selecionados pela sua Instituição de Origem deverão inscrever-se online para obterem um nome de utilizador e uma palavra-passe de acesso ao Formulário de Candidatura no site da Universidade do Porto.

Essas credenciais serão enviadas automaticamente ao aluno para a criação do Formulário de Candidatura.

Aconselhamos vivamente a leitura do Guia de Candidatura Online também disponível na mesma página (barra lateral à direita).

Para uma forma mais eficaz e fácil de preencher a candidatura, recomendamos aos estudantes que organizem toda a informação e documentos necessários com o responsável pela mobilidade na sua Instituição de Origem.

Uma vez preenchido o formulário de candidatura online, o mesmo deverá ser submetido, impresso em pdf (opção “Imprimir” na barra lateral à direita), assinado pelo aluno e pelos seus Coordenadores de Mobilidade, carimbado e carregado com todos os documentos exigidos num único pdf. arquivo no site da UPorto.

Nota: a candidatura só estará submetida após o upload de todos os documentos obrigatórios!


DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Formulário de inscrição on-line e contrato de aprendizagem
Transcrição dos Registros emitidos pela Instituição de Origem em Português ou Inglês (o ToR é um certificado com a lista de todas as disciplinas concluídas, os correspondentes créditos ECTS, os créditos de acordo com a escala local ou nacional e as notas ECTS atribuídas atribuídas)
Cópia da carteira de identidade ou passaporte
Atestado médico (se aplicável) comprovativo da deficiência ou necessidade especial do estudante que possa interferir na realização da mobilidade, nomeadamente no seu processo de aprendizagem na FPCEUP
CV (opcional para estudos de mobilidade mas obrigatório para mobilidade de estágio/colocação)
Carta de motivação (opcional)

ACORDO DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDOS

O Acordo de Aprendizagem (Learning Agreement) faz parte do formulário de candidatura online e é um plano de estudos que lista as unidades curriculares que pretende frequentar durante a sua mobilidade.
Dado que a Universidade do Porto utiliza o sistema de classificação ECTS, todos as unidades curriculares têm um número de créditos ECTS que reflete o número de horas e a carga horária de estudo que o estudante deve cumprir em cada unidade curricular.
O crédito é o total de todas as atividades de estudo de uma unidade curricular: aulas teóricas, seminários, estágios, trabalhos de casa, leitura, preparação para exames, redação de ensaios, etc. Na Universidade do Porto, um crédito corresponde a 27 horas de trabalho total do estudante. A carga de créditos por semestre é de 30 ECTS e 60 ECTS por ano letivo.

Aconselhamos vivamente aos estudantes de mobilidade que se inscrevam num mínimo de 20 ECTS por semestre no momento da candidatura, pois é a carga de créditos mínima exigida na UP.

As notas locais são atribuídas numa escala de 0 a 20 (nota de aprovação: 10).

OFERTA ACADÉMICA

CURSOS DE PRIMEIRO CICLO

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Os alunos podem escolher Unidades Curriculares do 1.º ao 3.º ano, à exceção de:
E107 SIMF: Contextos de Trabalho e Mediação na Educação;
E512 SIMF: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação;
E608 SIMF: Unidade de contato com o exterior.
Os estudantes são incentivados a escolher cursos “adequados para estudantes que falam inglês”.
O 1.º ciclo em Ciências da Educação não se destina à formação de professores ou de educadores de infância.


LICENCIATURA EM PSICOLOGIA
Os estudantes podem escolher unidades curriculares do 1.º ao 3.º ano.
Os estudantes são incentivados a escolher cursos “adequados para estudantes que falam inglês”

CURSOS DE SEGUNDO CICLO
Os estudantes em mobilidade só podem frequentar os seguintes cursos do 2. ciclo:
Mestrado em Psicologia
Mestrado em Ciências da Educação

CURSOS DE TERCEIRO CICLO
Os estudantes em mobilidade só podem frequentar os seguintes programas doutorais:
Doutoramento em Psicologia
Doutoramento em Ciências da Educação


Procedimento de aceitação
Uma vez submetidos todos os documentos necessários, incluindo o formulário de candidatura, a FPCEUP decidirá sobre a sua aceitação, validando a candidatura. Só após isso, o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto emitirá e enviará a Carta de Aceitação Oficial e o Acordo de Estudos (Learning Agreement) aprovado. Tal significa que está formalmente aceite.

Por favor, não compre a sua viagem, não reserve alojamento e nem viaje para o Porto sem antes ser formalmente notificado pela U.Porto.

Todas as unidades curriculares lecionadas na FPCEUP são em Português e a maioria delas exige uma interação verbal fluente em língua portuguesa, pelo que os alunos devem ter alguma preparação linguística antes da sua chegada (nível mínimo recomendado B1), caso contrário não poderão frequentá-las.

Para informações sobre os Cursos de Língua Portuguesa ministrados na UPorto clique aqui ou contacte diretamente o: Gabinete de Formação Contínua (Gabinete de Gestão Académica) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto:

Telefone: (+351) 226 077 165 | email: [email protected]

O Certificado linguístico não é obrigatório, embora seja recomendado um nível B2 de Inglês e um nível B1 de Português.
Algumas unidades curriculares poderão permitir a realização de trabalhos e exames noutras línguas, nomeadamente em inglês. Esta situação deve ser acordada com o respetivo docente.

Mobilidade para Estágios

O Programa Erasmus+ concede bolsas de mobilidade a estudantes que desejem realizar um estágio no estrangeiro, em instituições europeias (mobilidade SMP). Neste caso, os acordos bilaterais entre as instituições não são necessários apenas um Contrato de Formação.

Se pretende candidatar-se a um estágio na FPCEUP, deve:

Contactar diretamente o Centro de Investigação/Laboratório/Departamento onde pretende fazer o seu estágio ou o Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade da FPCEUP ([email protected]), enviando uma breve descrição do estágio (objetivos, área de interesse, atividades a desenvolver, duração...), o seu CV e uma Transcrição de Registos/Histórico Escolar, a fim de conseguir encontrar um/a supervisor/a de estágio.

Após definição do Programa de Trabalho com o/a supervisor/a, pode preencher o formulário de candidatura on-line, escolhendo a opção "Programa Erasmus+ Estágio"

Durante o processo de candidatura, é necessário preparar o contrato de formação, onde deve indicar:
1. As atividades a desenvolver;

  1. As competências a adquirir;
  2. As tarefas a realizar na instituição de acolhimento;
  3. A forma de avaliação do estágio.

Uma vez preenchido o formulário de candidatura online e respetivo Contrato de Formação, deve ser submetido, impresso em pdf (opção "Imprimir" barra lateral à direita), assinado não só pelo/a estudante mas também pelos Coordenadores de Mobilidade e carimbado, finalizando com o upload de todos os documentos necessários num ficheiro único em pdf no website da UPorto.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO

Se é estudante de doutoramento pode candidatar-se a um estágio na FPCEUP para realizar um trabalho de investigação como parte do seu projeto de doutoramento.

Neste caso, deve:

Contactar diretamente o/a docente que será o/a supervisor/a na FPCEUP ou Contactar o Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade da FPCEUP ([email protected]), enviando uma breve descrição do seu projeto de doutoramento, proposta de plano de trabalho e o seu CV. Ao mesmo tempo, deve contactar o Serviço de Pós-Graduação ([email protected]) para informação sobre a aceitação do seu estágio pelo Conselho Científico da FPCEUP.

Após definição do Programa de Trabalho com o/a supervisor/a, pode preencher o formulário de candidatura on-line, escolhendo a opção "Acordo de Cooperação - Estágio".

Tenha em conta que, não pode frequentar unidades curriculares, pelo que deverá preencher o item "Programa de trabalho" com uma breve descrição do trabalho de investigação que desenvolverá na FPCEUP e indicar o/a docente que será seu/sua supervisor/a na FPCEUP.

Uma vez preenchido o formulário de candidatura online e respetivo Programa de Trabalho, deve ser submetido, impresso em pdf (opção "Imprimir" barra lateral à direita), assinado não só pelo/a estudante mas também pelo coordenador de Mobilidade/supervisor científico e pelo docente responsável na sua instituição de origem. O processo estará finalizado após efetuar o upload de todos os documentos necessários num ficheiro único em pdf no website da UPorto.

De referir que, no caso da realização de um estágio, para efeitos de avaliação, não serão atribuídas notas ou créditos ECTS, apenas um relatório qualitativo poderá ser objeto de avaliação pelo Supervisor da FPCEUP.

Todas as candidaturas e documentos comprovativos devem ser apresentados ONLINE 2 meses antes da data de início do estágio/estágio.

Por favor, consulte o Calendário Académico, pois o nosso ano académico está organizado da seguinte forma:

  • Período de Outono ou 1º semestre: de setembro a dezembro;
  • Primavera ou 2º semestre: de meados de fevereiro até ao final de maio.

FORMULÁRIO ONLINE

Os estudantes selecionados pela Instituição de origem devem registar-se online para obter o utilizador e senha de acesso, necessários para aceder ao Formulário de Candidatura na página da Universidade do Porto.

Estas credenciais serão enviadas automaticamente ao/à estudante a fim de criar o Formulário de Candidatura.

Aconselhamos vivamente o/a estudante a ler o Guia de Candidatura Online também disponível na mesma página (barra lateral à direita).

Para um preenchimento mais eficaz e fácil da candidatura, recomendamos aos estudantes que organizem todas as informações e documentos necessários juntamente com a pessoa responsável pela mobilidade na sua Instituição de origem.

Uma vez preenchido o formulário de candidatura online, deve ser submetido, impresso em pdf (opção "Imprimir" barra lateral à direita), assinado não só pelo/a estudante mas pelos Coordenadores de Mobilidade e carimbado, finalizando com o upload de todos os documentos necessários num ficheiro único em pdf no website da UPorto.

Tenha em conta que, a candidatura só está completa/finalizada APÓS ter efetuado o upload de todos os documentos obrigatórios.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • Histórico Escolar /Transcrição de Registos emitida pela Instituição de origem, em português ou inglês (o Histórico Escolar é um certificado com indicação das unidades curriculares realizadas)
  • Cartão de Identificação ou Passaporte
  • Certificado médico (se aplicável) confirmando a deficiência ou necessidade especial do estudante que pode interferir com a realização da mobilidade, particularmente no seu processo de aprendizagem na FPCEUP
  • CV (opcional para mobilidade de estudos mas obrigatório para mobilidade de estágio)
  • Carta de motivação (opcional)
  • PROCESSO DE ACEITAÇÃO

Após upload de todos os documentos necessários, incluindo o formulário de candidatura, a FPCEUP decidirá sobre a sua aceitação validando a sua candidatura. No entanto, a sua candidatura só será formalmente aceite, após ter recebido a Carta de Aceitação emitida pela Reitoria da U.Porto.

Por favor não se esqueça que, em ambos os casos, deve cumprir previamente todos os procedimentos e prazos de candidatura para que o seu processo de mobilidade seja oficialmente considerado pela UP/FPCEUP.

PREPARAÇÃO DA MOBILIDADE:

O seu pedido de mobilidade foi aceite? Excelente.

Sabemos que está entusiasmado(a) por embarcar nesta nova aventura, mas antes de começar a fazer as malas, dê uma vista de olhos às informações abaixo:

Antes de Chegar

Antes de partir para o Porto, confirme os documentos necessários:

  • Carta de aceitação
  • Confirmação de Alojamento
  • Documento de identificação (Passaporte/BI)
  • Visto Estada Temporária (permanência inferior a 1 ano) / de Residência (permanência superiores a 1 ano)
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença / Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM/PB4) / Seguro privado
  • Dinheiro de bolso (dinheiro para despesas correntes)
  • Contrato de Estudos/Estágio

Antes de viajar para Portugal, recomendamos-lhe que leia o Guia do Estudante Internacional, onde encontrará as respostas de que necessita para começar a sua experiência na U. Porto.

Todos os cursos da FPCEUP são lecionados em Português e a maioria requer uma interação verbal fluente em língua portuguesa, pelo que é aconselhável que os/as estudantes tenham alguma preparação em português antes da sua chegada (nível mínimo recomendado B1).

Alguns docentes podem permitir aos estudantes efetuar trabalhos e exames noutras línguas, nomeadamente em inglês, mas esta situação só pode ser acordada à chegada do/a estudante à FPCEUP, individualmente.

Não é obrigatória a apresentação de um certificado linguístico, contudo é recomendável possuir um nível B2 em língua inglesa e um nível B1 em língua portuguesa.

Pela sua importância, recomenda-se a frequência de um Curso de Português como Língua Estrangeira oferecido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Por favor, tenha em conta que os Cursos de Português para Estrangeiros não são unidades curriculares, pelo que não entram no Contrato de Estudos.

Os créditos ECTS que pode receber por frequentar o CPE são um extra ao contrato de estudos.

No final do curso, o/a estudante será submetido a um teste para avaliar os seus conhecimentos. Se tiver frequentado pelo menos 75% das aulas e obtiver aprovação, classificação igual ou superior a 10 valores, receberá um certificado emitido pela FLUP e obterá os 6 créditos ECTS. Confirme na FLUP o custo da emissão do certificado.

Os/as estudantes aceites para realizar um período de mobilidade na FPCEUP, receberão uma Carta de Aceitação oficial emitida pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, que deverá ser utilizada para a obtenção do visto de estudo/estágio no Consulado Português da sua área de residência.

Os/as estudantes de países da UE podem entrar em Portugal mediante a apresentação de um Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte válido.

Todos os estudantes de mobilidade provenientes de países não comunitários devem ser titulares de um visto de estudo emitido pela Embaixada ou Consulado de Portugal no seu país de origem. No entanto, se não tiver sido submetido a qualquer controlo pelo serviço de imigração, deverá dirigir-se ao Serviço de Imigração e Fronteiras (SEF) no prazo de 3 dias após a sua chegada a Portugal para registar a sua entrada (Declaração de Entrada). Este processo é obrigatório e os prazos devem ser cumpridos.

Se já tiver o seu visto de residência, deverá marcar a sua entrevista com o SEF para solicitar a sua autorização de residência. Esta autorização pode ser prolongada até ao final do seu período de estudos, investigação, estágio ou formação profissional.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Serviço de Imigração e Fronteiras (SEF) considera que um estudante que não tenha visto de estudo se encontra em situação irregular e pode ser proibido de entrar no país.

Os estudantes devem ter o seu próprio seguro de saúde de viagem/privado ou o Cartão Europeu de Seguro de Saúde.

Os serviços médicos da Universidade estão também disponíveis para atender estudantes internacionais.

  • Registo@UPorto

Agora que a sua aventura de mobilidade está prestes a começar, não se esqueça de:

Agendar a Reunião de Registo Online com o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da UPorto, localizado na Praça Gomes Teixeira, a fim de efetuar o registo (na sequência do e-mail que a Reitoria da UP lhe vai enviar sobre o assunto).

O objetivo desta reunião é efetuar o seu registo de entrada oficial na Universidade do Porto e permitir a sua inscrição/matrícula na FPCEUP.

Para a Reunião de Registo na Reitoria deve levar os seguintes documentos:

Documento de identificação: Bilhete de Identidade (para estudantes da UE) ou Passaporte

Visto: Autorização de residência ou visto temporário (consoante o caso, para estudantes não comunitários)

Documento de saúde: Cartão Europeu de Saúde, Seguro de Saúde Privado ou PB4 (para estudantes brasileiros)

Todos os estudantes devem assegurar-se de que o registo está concluído antes do início das aulas, por isso, agende a sua reunião de registo o quanto antes!!!

  • Registo@FPCEUP

Será enviada informação sobre o processo de registo/matrícula na FPCEUP antes do início das aulas.

Se por alguma razão, não puder frequentar as aulas desde o primeiro dia, deverá apresentar-se na FPCEUP o mais tardar até ao final da primeira semana de aulas, caso contrário perderá as primeiras aulas, que são imprescindíveis, uma vez que as atividades/tarefas a realizar, incluindo a atribuição e distribuição de grupos de trabalho e avaliação, serão definidos nesse período.

Caso não lhe seja possível comparecer atempadamente, agradecemos que nos informe o quanto antes através do e-mail [email protected]

Buddy FPCE.UP é um projeto criado para promover a integração académica dos estudantes de mobilidade na FPCEUP com o apoio de estudantes voluntários. A todos os estudantes em mobilidade que frequentem a FPCEUP será atribuído um/a Buddy.

Se necessitar de algum apoio antes da chegada à FPCEUP, p.f. contacte-nos através do e-mail [email protected]

  • Residências Universitárias

O Serviço de Relações Internacionais da UP é responsável pela gestão do alojamento nas Residências Universitárias em colaboração com a Unidade de Alojamento dos Serviços de Apoio Social da Universidade do Porto (SASUP). Se tiver interesse, assinale o pedido na página 4 do formulário de candidatura. O pedido só será considerado após a aceitação do Formulário de Candidatura e Contrato de Estudos e por ordem de data de aceitação da mesma, no entanto, tal não garante a atribuição de um lugar nas Residências Universitárias da Universidade do Porto.

  • Alojamento Privado

Links de Alojamento Privado (Residências Universitárias/apartamentos/quartos):

De referir que, a Universidade do Porto não é responsável por este tipo de alojamento, uma vez que a gestão destes pedidos é externa à Universidade.

A FPCEUP está localizada no Campus Universitário da Asprela, em Paranhos/Hospital de São João, onde existe uma estação de METRO "Pólo Universitário" (Linha Amarela) mesmo em frente à Faculdade.

Considere esta informação quando procurar alojamento, pois a extensão desta Linha Amarela atravessa o rio Douro, do Porto para Vila Nova de Gaia, que fica a 15/20 minutos de distância da FPCEUP.

Descubra como ter a melhor experiência, dentro e fora da sala de aula, na UPorto. Curioso/a? Assista ao vídeo:

Contactos

Mobilidade IN

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Rua Alfredo Allen, s/n
4200-135 - Porto - Portugal

Responsável: Isabel Neves

Sala: FPCE125
E-mail: [email protected]
Tel.: (+351) 222 400 610
Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=coop_welcome