A sua política da qualidade é norteada pelo seguinte conjunto de princípios:
- Orientação para o utilizador
Os órgãos de gestão, os serviços e os profissionais da Faculdade orientam a sua atividade de modo a identificar e corresponder, da melhor forma possível, às necessidades e expectativas dos seus utilizadores, internos e externos. - Melhoria contínua
A promoção da qualidade implementa-se em ciclos recursivos de (a) identificação sistemática de oportunidades de melhoria, (b) definição de objetivos, metas e planos de ação com vista a essa melhoria, (c) implementação das ações, e (d) avaliação dos efeitos. - Gestão inclusiva, participativa e responsabilizadora dos recursos humanos
Tendo em vista o desenvolvimento de uma cultura de qualidade, a FPCEUP procura criar ativamente as condições para que os seus profissionais (a) compreendam claramente as suas funções e a importância do seu trabalho, bem como dos grupos que integram, para organização, (b) evidenciem iniciativa na procura de oportunidades de melhoria e assumam responsabilidade, individual e solidária, na resolução dos problemas com que se defrontam, (c) sejam capazes de sinalizar os fatores que limitam o cumprimento ótimo das suas funções, ou dos grupos que integram, e sugerir os meios para os ultrapassar, (d) contribuam para a fixação de objetivos individuais e coletivos, (e) auto avaliem o desempenho individual e coletivo, (f) transmitam os seus conhecimentos e experiência, (g) aproveitem oportunidades para atualização de conhecimentos e competências, (h) obtenham reconhecimento pelos seu envolvimento e esforço. - Coerência na gestão
Os órgãos de gestão executiva, pedagógica e científica da FPCEUP (a) partilham da mesma missão, valores, objetivos e visão estratégica para o futuro da organização, (b) disseminam informação sobre esses elementos da cultura organizacional de forma sistemática e coerente junto de todos os seus utilizadores internos, utilizadores externos e demais partes interessadas. - Gestão sistémica e focalizada nos processos
Os órgãos de gestão executiva, pedagógica e científica da Faculdade perspetivam a organização como um sistema estruturado, com (a) interdependências entre pessoas e grupos, (b) interações entre os processos de trabalho que as pessoas e grupos desenvolvem, (c) responsabilidades bem definidas quanto aos processos-chave a realizar, suas interfaces com outros elementos do sistema e seus impactos sobre os mesmos, (d) identificação dos contributos de cada elemento do sistema para a realização de atividades-chave e cumprimento de objetivos globais, (e) vias de comunicação que garantam o fluxo de informação e o funcionamento harmonioso da organização, (f) identificação de barreiras funcionais entre pessoas e grupos com vista à sua eliminação, de modo a que possam ser alcançados objetivos comuns. - Tomada de decisão fundamentada em indicadores
Os órgãos de gestão executiva, pedagógica e científica da Faculdade comprometem-se a (a) assegurar a produção sistemática de informação sobre o funcionamento organizacional, (b) assegurar o rigor da informação produzida, (c) disponibilizar a informação a quem dela necessita, (d) considerar a análise dos dados produzidos nas suas decisões. - Assunção da responsabilidade social e do respeito para com todas as partes interessadas
Os órgãos de gestão executiva, pedagógica e científica da Faculdade, bem como todos os seus profissionais, assumem uma posição de responsabilidade, confiança e seriedade para com os seus estudantes, participantes nos seus trabalhos de investigação, entidades financiadoras, entidades parceiras e demais utilizadores externos, procurando otimizar os impactos sociais da sua atividade e maximizar a criação de valor com os recursos disponíveis.
Norteada pelos princípios acima enunciados, a Faculdade constituiu um Gabinete para a Promoção da Qualidade cuja missão consiste em assegurar o cumprimento e a monitorização contínua de um conjunto de standards nacionais e internacionais de qualidade.