Avançar para conteúdo principal

Centros de Investigação - CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Promove o desenvolvimento de investigação de excelência sobre questões-chave do domínio educativo e social, visando contribuir para o avanço do conhecimento em educação e promovendo a inclusão, a justiça social e a cidadania ativa.

Logótipo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas

O CIIE é uma instituição de investigação na área das Ciências da Educação, com sede na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Avaliado pela FCT como ‘Excelente’ na última avaliação, passou a ser a instituição de I&D mais bem classificada nesta área em Portugal (ex aequo com outro centro).

O CIIE desenvolve investigação de elevada qualidade sobre questões-chave da mudança e processos educativos e sociais, a fim de alargar o papel da educação na promoção da equidade, inclusão e cidadania ativa. Criado em 1988, o CIIE tem um longo historial de excelência na investigação e formação num vasto leque de questões educacionais e sociais em todos os sectores educativos, desde os primeiros anos até ao ensino superior.

O Centro opera atualmente em 9 áreas estratégicas:

• Envolvimento de jovens vulneráveis na educação e formação;
  • Desafios educacionais contemporâneos para migrantes e refugiados;
  • Empoderamento e inclusão através da educação digital artística;
  • Cidadania, comunicação e literacia em saúde e bem-estar;
  • Ensino superior, inovação e diversidade;
  • Educação comunitária, participação e mudança social;
  • Formação, equidade e profissão docente;
  • Avaliação e políticas públicas em educação;
  • Gestão pedagógica e participação democrática.

Com 70 membros integrados e 50 colaboradores, num ambiente acolhedor e estimulante, o CIIE tem sabido consolidar uma capacidade científica e concretizadora de elevado nível, com uma vasta rede de parcerias e reconhecimento internacional, o que tem propiciado um sucesso significativo na captação de financiamento externo.

CIIE

CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, s/n