Avançar para conteúdo principal

Laboratórios - Laboratório de Fala

O Laboratório de Fala (NCL) reúne investigadores/as com um interesse comum pelo estudo científico da linguagem e da cognição privilegiando uma perspetiva neurocognitiva.

Logótipo do Laboratório da Fala

Aqui a investigação fundamental recorre a métodos comportamentais (clássicos e de registo dos movimentos oculares) e de neuroimagem (ERPs) para abordar processos cognitivos fundamentais como a percepção de fala, leitura e escrita, memória operatória, atenção, e cognição musical. Numa linha translacional, investimos na construção e adaptação de instrumentos de avaliação neuropsicológica para o português, com especial enfoque na linguagem falada e leitura/escrita, e em desenvolver programas de intervenção educativa baseados na evidência.

A equipa do Laboratório de Fala (NCL) é constituída por oito professores da FPCEUP e um da Universidade dos Açores, três investigadoras doutoradas da FPCEUP, oito estudantes de doutoramento e dois assistentes de investigação.

NCL

NCL - Laboratório da Fala