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I&D - Estudos de Investigação

Estudo | Desenvolvimento Positivo na Adultez Emergente

O estudo tem como objetivo gerar conhecimento científico que possa ser útil para intervir no bem-estar dos estudantes do ensino superior.

A participação no estudo é voluntária e confidencial sendo os dados tratados de forma anónima e respeitando o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (EU-GDPR 2018).

Este estudo está a ser realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto no âmbito de um projeto de Pós-Doutoramento de Professora Doutora Ana Sofia Soares,  com orientação de Professor Doutor José Luis Pais Ribeiro (FPCEUP) e  Professora Doutora Isabel Silva (Universidade Fernando Pessoa Porto).

Vimos por este meio solicitar cerca de 10 minutos do seu precioso tempo para responder ao questionário.

A pessoa de contacto caso surja alguma dúvida antes, durante ou após o preenchimento é: Ana Sofia Soares ([email protected]).

Estudo | Manifestação de Interesse em participar de pesquisa - Grupo de treinamento de Habilidades Sociais para estudantes Brasileiros/as

O que são e para que servem as habilidades sociais? São comportamentos que auxiliam nas interações sociais, como fazer amizades, falar em público, recusar pedidos, trabalhar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, fazer e responder perguntas em sala de aula, tirar dúvidas, manter relacionamentos amorosos e amizades, entre outros

Quem poderá participar? Os/as estudantes interessados devem: ser Brasileiro/a, maiores de 18 anos, estar na 1° graduação em Portugal (sendo 1º ou do 2º ano = 1° ao 4 semestre, considerando o ano de 2023) e cursar de Psicologia na FPCEUP.

Quem vai aplicar? A psicóloga Franciele do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/BR que atualmente estuda doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na UNESP/Brasil e está em estágio sanduíche na FPCEUP.

A pesquisa foi aprovada? Sim, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Brasil (CAAE: 52431121.1.0000.0021/ Número do Parecer: 5.619.972) e também pela Comissão de Ética da FPCEUP (Parecer Favorável da Comissão de Ética da FPCEUP- Ref.ª 2023/08-11b). Antes da participação, todos os detalhes são apresentados no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Quanto tempo dura? Haverá aplicações de questionários (com duração variada de tempo, normalmente em minutos) . Também haverá desenvolvimento de grupos de treinamento de habilidades sociais , com encontros semanais por cerca de 6 a 8 semanas. 

Tipo de Assunto trabalhado no Treinamento -Comunicação: iniciar, manter e encerrar conversações; fazer e responder perguntas; Falar em público; -Apresentar seminário; Lidar com autoridade; Organizar rotina de estudos e de atividades sociais; -Empatia; Conhecer direitos humanos básicos, cidadania; Negociar; -Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo e agressivo; -Expressar sentimentos positivos, elogiar/receber elogios; Dar e receber feedback positivo, agradecer -Expressar opiniões (de concordância, de discordância), ouvir opiniões (de concordância, de discordância); -Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento; -Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros, pedir desculpas; -Relacionamento amoroso ; -Relacionamento familiar  -Temas livres: por exemplo, bullying, sexualidade, entrevista de seleção, racismo, xenofobia, etc

Estudo | Reagir a uma separação amorosa

Qual é o objetivo deste estudo? Entender o papel da diferenciação e da vinculação em situações hipotéticas que podem ocorrer nas vivências dos jovens adultos. 

Em que consiste o estudo? Este estudo é composto por duas fases: 

1) ser-te-á pedido que respondas a um questionário com uma duração estimada entre 15 a 20 minutos. 

2) passada uma semana, iremos pedir que leias um texto, e voltes a responder a um conjunto de questões. A duração estimada varia entre 10 a 15 minutos. 

Para conseguirmos obter informação válida, é importante que respondas da forma mais sincera possível. Não há respostas certas ou erradas, e podes desistir de responder em qualquer momento se o desejares. 

Quem pode participar? Jovens entre os 18 e os 29 anos, sem filhos e que nunca tenham sido casados/ou tenham estado em situação coabitação marital. 

Quais são os riscos da minha participação? Não são expectáveis riscos significativos resultantes da participação neste estudo. Poderás desistir do estudo a qualquer momento - no caso de quereres terminar a tua participação antes de completar o questionário, basta fechar a janela do navegador da internet. 

Quais são os benefícios da minha participação? Este estudo não trará qualquer tipo de benefício direto e pessoal para o participante. Contudo, a participação e utilidade da mesma contribuirá para o avanço do conhecimento científico. 

As minhas respostas são confidenciais? Sim. Todos os dados recolhidos serão utilizados somente para fins de investigação. Os dados pessoais que forneças serão mantidos confidenciais e seguros e a base de dados anonimizada (dados identificativos serão eliminados). Podes abandonar a tua participação em qualquer altura sem qualquer consequência para ti, sem precisar de explicar as razões e sem qualquer penalidade. Para isso, deves clicar em "Sair e limpar inquérito" no canto superior direito da página e solicitar a interrupção do envio de e-mails lembretes do presente questionário ou futuros. 

Quem está a realizar este estudo? O presente estudo encontra-se inserido numa investigação inerente a duas dissertações de mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Quaisquer dúvidas que possam surgir poderão ser esclarecidas junto das investigadoras, através dos e-mails: [email protected], [email protected].

Estudo | Regulação Emocional e Dependência de Jogos Eletrónicos em Jovens Adultos e Adultos

O objetivo desta investigação é abordar a eventual relação entre género, idade, os processos de Regulação Emocional e a dependência dos Jogos Electrónicos e como esses processos afetam a vida quotidiana das pessoas. Para tal, contamos com a sua colaboração através do preenchimento de um questionário que aqui se apresenta, de forma anónima e confidencial, pelo que pode desistir a qualquer momento do estudo, sem consequências para si.
Este questionário engloba três partes e demora cerca de 10 minutos a preencher. Portanto, pedimos a sua disponibilidade pois não só a sua participação nesta pesquisa é fundamental, mas também é uma nova janela de reflexão acerca da realidade dos videojogos. A sua colaboração é importante para nós. Desde já muito obrigado pela sua participação!

A equipa de investigação:

Jorge R. Saraiva, PhD estudante de doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto
Jorge Negreiros, PhD professor
Pedro Hubert, PhD doutor
Marta Pinto, PhD professora

Para comentários, dúvidas e sugestões, também pode contactar-nos através do email: [email protected]

Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior

Estudo | Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior

Este questionário faz parte de um estudo sobre jovens adultos/as que decidem regressar às suas regiões de origem após formação no Ensino Superior. Também nos interessa perceber trajetórias de jovens que não saíram das suas regiões ou que tendo saído não regressaram. O estudo, em desenvolvimento no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob coordenação de Sofia Marques da Silva, foi distinguido pelo Prémio CEI – Investigação, Inovação & Território (CEI – IIT), 2021, do Centro de Estudos Ibéricos.  Pedimos a sua colaboração para o preenchimento deste questionário, que lhe tomará cerca de 15 minutos. A sua participação é totalmente anónima, voluntária e confidencial.

Contactos: Para esclarecer qualquer questão acerca deste estudo poderá contactar a investigadora responsável Sofia Marques da Silva, através do e-mail [email protected].  Este estudo teve o parecer favorável da Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Ref.ª 2023/02-09) e da Unidade de Proteção de Dados da Universidade do Porto (PARECER A-19/2023).

Estudo | Violência sexual através de meios digitais

O presente estudo decorre no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica da Mestre Rafaela Monteiro (Ref.202203_UIDPSI_BI01), na Universidade da Maia - UMAIA, sob a supervisão da Prof.ª Doutora Anita Santos (CPUP) e da Prof.ª Doutora Helena Grangeia.

Insere-se na área de investigação acerca da violência sexual através dos meios digitais, tendo como objetivo principal a caracterização da prevalência da violência sexual digital e do seu impacto ao nível da sintomatologia psicológica.

A responsabilidade científica, ética e legal é exclusiva dos/as representantes do projeto de investigação, sendo que a divulgação deste estudo realizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) não implica a sua responsabilização.