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I&D - Estudos de Investigação

Estudo | Aliciamento sexual de menores na internet: Relação entre a familiarização dos pais / tutores com o termo e as estratégias de mediação parental

No âmbito do Mestrado em Psicologia, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, encontra-se a realizar, sob supervisão da Professora Doutora Celina Manita, um estudo sobre o aliciamento sexual de menores na internet e as estratégias de mediação parental utilizadas pelos progenitores / tutores das crianças.

A participação, neste estudo, implica o preenchimento de um questionário com duração aproximada de 15 minutos. O questionário é destinado a pessoas com mais de 18 anos, com domínio da língua portuguesa, que tenham a seu cargo crianças / jovens (menores de 18 anos). 

A sua participação neste estudo é fundamental. Desde já, muito obrigada pela sua colaboração!

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar:

Mónica Santiago: [email protected]

Estudo | O Impacto da Experiência Natural sobre a Saúde Mental

Descubra a Conexão entre Natureza e Saúde Mental!

Já se perguntou se existe uma relação entre estar em contato com a natureza e a nossa saúde mental? Ao dedicar apenas 10 minutos para responder a este breve questionário, você estará contribuindo para uma maior compreensão dos impactos positivos que a natureza pode ter sobre o nosso bem-estar e saúde mental.

Este questionário foi elaborado no âmbito da tese de mestrado "O Impacto da Experiência Natural sobre a Saúde Mental Humana" para a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Participar desta pesquisa é mais do que responder a perguntas; é uma oportunidade para refletir sobre temas cruciais e atuais: a importância da saúde mental e a necessidade de proteger o meio ambiente. Se valoriza alguma dessas questões, a sua contribuição é essencial!

Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e ajude a iluminar a relação vital entre natureza e saúde mental. Sua participação pode fazer a diferença!

Agradecemos imensamente sua atenção e disponibilidade.

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar:

Pedro Pessotti: [email protected]

Estudo | Intervenção Psicológica e Mulheres Imigrantes e Racializadas

Está em curso na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, no âmbito do Doutoramento em Psicologia, a investigação sobre Intervenção Psicológica e Mulheres Imigrantes e Racializadas. Este projeto é desenvolvimento por Izabela Pinheiro, sob orientação da Prof. Dra. Conceição Nogueira e da Prof. Dra. Joana Topa. O projeto é composto de dois estudos, o primeiro visa compreender e conhecer as experiências de mulheres brasileiras e racializadas acerca do atendimento psicológico recebido em Portugal. E o segundo, compreender os discursos, práticas e experiências de psicólogas/os que fazem intervenção psicológica com mulheres imigrantes racializadas e as repercussões dessas práticas para esta população específica.

Este projeto irá contribuir com resultados empíricos que busquem fomentar uma prática psicológica atualizada e específica às mulheres imigrantes e racializadas, bem como ser um dispositivo político e social de luta por acesso a serviços de saúde mental de qualidade e intervenções psicológicas sensíveis às diferentes pertenças identitárias.

Estudo com os profissionais da Psicologia

Agradecemos desde já a sua colaboração!

Para esclarecimentos adicionais, por favor, contactar:

Izabela Pinheiro: [email protected]

Estudo | "Personalidade, perspetivas sobre a sociedade e apoio a várias ações sociais"

Como se vê, até que ponto está envolvido em ativismo e várias ações sociais, e como vê a sociedade em que vive?

Para responder a estas questões, uma equipa internacional de pesquisa composta por investigadores em mais de 30 países está a desenvolver a investigação intercultural sobre "Personalidade, perspetivas sobre a sociedade e apoio a várias ações sociais". Em Portugal este estudo está a ser efetuado sob a coordenação do Professor Félix Neto, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Para o sucesso desta investigação intercultural, solicitamos a sua colaboração, respondendo a um inquérito, com uma duração de cerca de 30 minutos.

A sua colaboração é extremamente importante para o sucesso desta investigação.

Para qualquer esclarecimento: Félix Neto: [email protected]

Estudo | Relação entre o padrão de vinculação percecionados em adultos e a forma como este interagem em relações de namoro

No âmbito da conclusão do Mestrado em Psicologia na faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na área de especialização de Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho, solicitamos a sua participação no presente questionário.

O presente estudo tem como objetivo recolher, junto de jovens informação sobre a forma como se relacionam ou relacionaram com os seus pais e mães, bem como, questões sobre o relacionamento com os seus ou as suas companheiras, numa situação de namoro.
A sua participação é voluntária e anónima e os resultados são totalmente confidenciais, servindo unicamente a finalidades académicas. Não existem respostas certas, nem erradas, pelo que pedimos que responda de forma mais sincera possível.

Poderá participar neste estudo qualquer cidadão português ou estrangeiro, com idades entre 18-25 anos de idade, que resida em Portugal e que esteja numa relação de namoro.
O preenchimento do presente questionário não prevê qualquer compensação nem prevê qualquer risco, podendo desistir do estudo a qualquer momento.

Contactos: Larissa Hirata - [email protected] e José Albino Lima - [email protected]

Estudo | Vinculação, aliança terapêutica e resultados terapêuticos - estudo comparativo entre terapia de grupo e terapia individual

O objetivo deste estudo é analisar a influencia dos estilos de vinculação dos clientes no estabelecimento da aliança terapêutica e nos resultados terapêuticos, em contexto de terapia de grupo e terapia individual.

Pode participar qualquer pessoa com, pelo menos, 18 anos de idade e que se encontre atualmente em acompanhamento psicológico/psicoterapia, em formato de terapia individual ou terapia de grupo. Este acompanhamento poderá estar a ser realizado em qualquer contexto, publico ou privado.

Nota: O presente estudo desenvolve-se no âmbito de uma dissertação de mestrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Para qualquer esclarecimento: Catarina Portela Carneiro - [email protected] e Filipa Mucha Vieira - [email protected]

Estudo | eMOTE – uma aplicação de autoajuda para a ingestão alimentar compulsiva e regulação emocional

No âmbito de um projeto de doutoramento em Psicologia da FPCEUP foi desenvolvida a eMOTE, uma app para telemóvel sem custos associados e destinada a pessoas com episódios de ingestão alimentar compulsiva.

Quem pode participar?

Mulheres com idade igual ou superior a 18 anos que sintam dificuldade em controlar a alimentação ou comam compulsivamente e que, neste momento, não se encontrem a receber psicoterapia. Caso recorram a algum método para evitar o aumento de peso poderão também participar no estudo.

A sua participação é voluntária e as informações recolhidas serão conservadas de forma confidencial e anónima e serão utilizadas apenas para fins de investigação científica. Todos os membros da equipa de investigação estão sujeitos ao sigilo profissional.

Agradecemos, desde já, a sua participação que é muito importante para nós!

Contacto: Telma Cruz - [email protected]

Estudo | Os portugueses e o Campeonato Europeu de Futebol – EURO 2024

Estamos a realizar uma investigação sobre as atitudes dos/das portugueses/as face ao campeonato europeu de futebol  (EURO 2024). 

Quem pode participar: Qualquer pessoa com cidadania portuguesa com, pelo menos, 18 anos de idade.

Como pode participar: Ao responder a este questionário sobre temas relacionados com seu comportamento de compra e consumo em relação a produtos. Serão também solicitadas algumas informações sociodemográficas (como idade, escolaridade, rendimentos, entre outras).

Duração: O tempo para preenchimento do questionário será de aproximadamente 10 minutos.

Confidencialidade e anonimato: As suas respostas serão anónimas para o investigador, uma vez que o inquérito não recolhe informação que o possa identificar. No entanto, ao responder ao inquérito, estará a partilhar os dados com a SurveyMonkey, que poderá registar informação adicional, não acessível ao investigador (como o IP do equipamento).

Armazenamento dos dados: Os dados serão armazenados nos servidores da SurveyMonkey apenas pelo período necessário para cumprir as finalidades que motivaram a sua recolha e tratamento.

Contacto: Samuel Lins - [email protected]

Inicio do questionário: dia 12 de junho, quarta-feira

Estudo | A autonomia no Ensino Superior na Europa: tendências supranacionais, nacionais e institucionais”

No âmbito do projeto da “A autonomia no Ensino Superior na Europa: tendências supranacionais, nacionais e institucionais” (HEAE-SNIT), (FCT 2022.03986.PTDC), que está a ser desenvolvido no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), sob a coordenação do Prof. Doutor António Magalhães (CIPES) e da Profa. Doutora Amélia Veiga (FPCEUP/CIIE).

O projeto visa analisar as tendências supranacionais que estão a influenciar a autonomia do ensino superior na Europa e como estão a ser traduzidas a nível nacional e institucional. Participam no projeto investigadores do CIPES, da Universidade do Porto (FPCEUP/CIIE), da Universidade de Aveiro, da Nicolaus Copernicus University - Polónia, da Tampere University – Finlândia, da Leiden University – Países Baixos e do Institut de Recherce en Gestion - Université Paris-Est Créteil – França.

Tratando-se de uma investigação relevante para o conhecimento dos desenvolvimentos relacionados com a autonomia institucional, pedagógica e de investigação, a participação de docentes e de investigadores é da maior importância.

Estudo | Desenvolvimento Positivo na Adultez Emergente

O estudo tem como objetivo gerar conhecimento científico que possa ser útil para intervir no bem-estar dos estudantes do ensino superior.

A participação no estudo é voluntária e confidencial sendo os dados tratados de forma anónima e respeitando o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (EU-GDPR 2018).

Este estudo está a ser realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto no âmbito de um projeto de Pós-Doutoramento de Professora Doutora Ana Sofia Soares,  com orientação de Professor Doutor José Luis Pais Ribeiro (FPCEUP) e  Professora Doutora Isabel Silva (Universidade Fernando Pessoa Porto).

Vimos por este meio solicitar cerca de 10 minutos do seu precioso tempo para responder ao questionário.

A pessoa de contacto caso surja alguma dúvida antes, durante ou após o preenchimento é: Ana Sofia Soares ([email protected]).

Estudo | Manifestação de Interesse em participar de pesquisa - Grupo de treinamento de Habilidades Sociais para estudantes Brasileiros/as

O que são e para que servem as habilidades sociais? São comportamentos que auxiliam nas interações sociais, como fazer amizades, falar em público, recusar pedidos, trabalhar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, fazer e responder perguntas em sala de aula, tirar dúvidas, manter relacionamentos amorosos e amizades, entre outros

Quem poderá participar? Os/as estudantes interessados devem: ser Brasileiro/a, maiores de 18 anos, estar na 1° graduação em Portugal (sendo 1º ou do 2º ano = 1° ao 4 semestre, considerando o ano de 2023) e cursar de Psicologia na FPCEUP.

Quem vai aplicar? A psicóloga Franciele do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/BR que atualmente estuda doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na UNESP/Brasil e está em estágio sanduíche na FPCEUP.

A pesquisa foi aprovada? Sim, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Brasil (CAAE: 52431121.1.0000.0021/ Número do Parecer: 5.619.972) e também pela Comissão de Ética da FPCEUP (Parecer Favorável da Comissão de Ética da FPCEUP- Ref.ª 2023/08-11b). Antes da participação, todos os detalhes são apresentados no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Quanto tempo dura? Haverá aplicações de questionários (com duração variada de tempo, normalmente em minutos) . Também haverá desenvolvimento de grupos de treinamento de habilidades sociais , com encontros semanais por cerca de 6 a 8 semanas. 

Tipo de Assunto trabalhado no Treinamento -Comunicação: iniciar, manter e encerrar conversações; fazer e responder perguntas; Falar em público; -Apresentar seminário; Lidar com autoridade; Organizar rotina de estudos e de atividades sociais; -Empatia; Conhecer direitos humanos básicos, cidadania; Negociar; -Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo e agressivo; -Expressar sentimentos positivos, elogiar/receber elogios; Dar e receber feedback positivo, agradecer -Expressar opiniões (de concordância, de discordância), ouvir opiniões (de concordância, de discordância); -Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento; -Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros, pedir desculpas; -Relacionamento amoroso ; -Relacionamento familiar  -Temas livres: por exemplo, bullying, sexualidade, entrevista de seleção, racismo, xenofobia, etc

Estudo | Reagir a uma separação amorosa

Qual é o objetivo deste estudo? Entender o papel da diferenciação e da vinculação em situações hipotéticas que podem ocorrer nas vivências dos jovens adultos. 

Em que consiste o estudo? Este estudo é composto por duas fases: 

1) ser-te-á pedido que respondas a um questionário com uma duração estimada entre 15 a 20 minutos. 

2) passada uma semana, iremos pedir que leias um texto, e voltes a responder a um conjunto de questões. A duração estimada varia entre 10 a 15 minutos. 

Para conseguirmos obter informação válida, é importante que respondas da forma mais sincera possível. Não há respostas certas ou erradas, e podes desistir de responder em qualquer momento se o desejares. 

Quem pode participar? Jovens entre os 18 e os 29 anos, sem filhos e que nunca tenham sido casados/ou tenham estado em situação coabitação marital. 

Quais são os riscos da minha participação? Não são expectáveis riscos significativos resultantes da participação neste estudo. Poderás desistir do estudo a qualquer momento - no caso de quereres terminar a tua participação antes de completar o questionário, basta fechar a janela do navegador da internet. 

Quais são os benefícios da minha participação? Este estudo não trará qualquer tipo de benefício direto e pessoal para o participante. Contudo, a participação e utilidade da mesma contribuirá para o avanço do conhecimento científico. 

As minhas respostas são confidenciais? Sim. Todos os dados recolhidos serão utilizados somente para fins de investigação. Os dados pessoais que forneças serão mantidos confidenciais e seguros e a base de dados anonimizada (dados identificativos serão eliminados). Podes abandonar a tua participação em qualquer altura sem qualquer consequência para ti, sem precisar de explicar as razões e sem qualquer penalidade. Para isso, deves clicar em "Sair e limpar inquérito" no canto superior direito da página e solicitar a interrupção do envio de e-mails lembretes do presente questionário ou futuros. 

Quem está a realizar este estudo? O presente estudo encontra-se inserido numa investigação inerente a duas dissertações de mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Quaisquer dúvidas que possam surgir poderão ser esclarecidas junto das investigadoras, através dos e-mails: [email protected], [email protected].

Estudo | Regulação Emocional e Dependência de Jogos Eletrónicos em Jovens Adultos e Adultos

O objetivo desta investigação é abordar a eventual relação entre género, idade, os processos de Regulação Emocional e a dependência dos Jogos Electrónicos e como esses processos afetam a vida quotidiana das pessoas. Para tal, contamos com a sua colaboração através do preenchimento de um questionário que aqui se apresenta, de forma anónima e confidencial, pelo que pode desistir a qualquer momento do estudo, sem consequências para si.
Este questionário engloba três partes e demora cerca de 10 minutos a preencher. Portanto, pedimos a sua disponibilidade pois não só a sua participação nesta pesquisa é fundamental, mas também é uma nova janela de reflexão acerca da realidade dos videojogos. A sua colaboração é importante para nós. Desde já muito obrigado pela sua participação!

A equipa de investigação:

Jorge R. Saraiva, PhD estudante de doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto
Jorge Negreiros, PhD professor
Pedro Hubert, PhD doutor
Marta Pinto, PhD professora

Para comentários, dúvidas e sugestões, também pode contactar-nos através do email: [email protected]

Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior

Estudo | Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior

Este questionário faz parte de um estudo sobre jovens adultos/as que decidem regressar às suas regiões de origem após formação no Ensino Superior. Também nos interessa perceber trajetórias de jovens que não saíram das suas regiões ou que tendo saído não regressaram. O estudo, em desenvolvimento no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob coordenação de Sofia Marques da Silva, foi distinguido pelo Prémio CEI – Investigação, Inovação & Território (CEI – IIT), 2021, do Centro de Estudos Ibéricos.  Pedimos a sua colaboração para o preenchimento deste questionário, que lhe tomará cerca de 15 minutos. A sua participação é totalmente anónima, voluntária e confidencial.

Contactos: Para esclarecer qualquer questão acerca deste estudo poderá contactar a investigadora responsável Sofia Marques da Silva, através do e-mail [email protected].  Este estudo teve o parecer favorável da Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Ref.ª 2023/02-09) e da Unidade de Proteção de Dados da Universidade do Porto (PARECER A-19/2023).

Estudo | Violência sexual através de meios digitais

O presente estudo decorre no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica da Mestre Rafaela Monteiro (Ref.202203_UIDPSI_BI01), na Universidade da Maia - UMAIA, sob a supervisão da Prof.ª Doutora Anita Santos (CPUP) e da Prof.ª Doutora Helena Grangeia.

Insere-se na área de investigação acerca da violência sexual através dos meios digitais, tendo como objetivo principal a caracterização da prevalência da violência sexual digital e do seu impacto ao nível da sintomatologia psicológica.

A responsabilidade científica, ética e legal é exclusiva dos/as representantes do projeto de investigação, sendo que a divulgação deste estudo realizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) não implica a sua responsabilização.