Avançar para conteúdo principal

Sobre a FPCEUP - História

Com mais de 40 anos de história e em plena fase de maturidade institucional, a FPCEUP projeta-se no futuro como uma escola de referência, empenhada em oferecer um ensino de qualidade e em posicionar-se na vanguarda da investigação e da prestação de serviços nas suas áreas de atuação.

• Criação da FPCEUP;
  • Aprovação do Plano de estudos da Licenciatura em Psicologia.
  • Primeiras provas de Doutoramento em Psicologia
  • Criação do primeiro Curso de Mestrado em Psicologia.
  • Início da Licenciatura em Ciências da Educação;
  • Constituição formal da Associação de Estudantes da FPCEUP.
  • Primeiras provas de Doutoramento em Ciências da Educação.
  • Homologação dos primeiros Estatutos da FPCEUP;
  • Primeiras provas de Mestrado em Psicologia.
  • Primeiras provas de Agregação em Ciências da Educação.
  • Alteração dos Estatutos da FPCEUP;
  • Primeiras provas de Mestrado em Ciências da Educação.
  • Luiza Cortesão é agraciada pela Presidência da República com o grau de Oficial da Ordem de Instrução Pública.
  • É concedido, pela primeira vez, o título de Professor Emérito da Universidade do Porto a Luiza Cortesão.
  • Inauguração das novas Instalações do Polo da Asprela;
  • Comemorações dos 25 Anos da FPCEUP;
  • Stephen R. Stoer é agraciado pela Presidência da República com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Instrução Pública e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública;
  • Joaquim Bairrão Ruivo profere a sua Lição de Jubilação.
  • Início do Ciclo de Bolonha.
  • A designação oficial da FPCEUP passa a ser Fundação Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na sequência da mudança do estatuto jurídico da Universidade do Porto.
  • Publicação dos Novos Estatutos na sequência da passagem da Universidade do Porto a regime fundacional
    (por despacho de 29.12.2009 do Reitor da Universidade do Porto, de acordo com o estipulado no artigo 40.º, n.º 1, alínea i) dos Estatutos da Universidade do Porto, publicados no Diário da República, 2.ª série, n.º 93, de 14.5.2009).
  • Homologação dos Estatutos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
    (Despacho n.º 12708/2016 Homologação dos Estatutos da FPCEUP – publicados no Diário da República n.º 203/2016, Série II de 2016-10-21).
  • Comemorações dos 40 anos da FPCEUP;
  • Alteração dos Estatutos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
    (publicados no Diário da República n.º 86/2020, Série II de 2020-05-04 – Despacho n.º 5169/2020 / Universidade do Porto).