Objetivos
Para obter o grau de licenciado/a é preciso ter demonstrado, através dos processos de ensino/aprendizagem, a posse de conhecimentos, a capacidade de os aplicar, a capacidade de recolher, selecionar e analisar informação, a capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de problemas, a capacidade de comunicar informação e de aprender ao longo da vida.
Para o efeito, a estrutura curricular concretiza-se através de 5 tipos de componentes de formação, articuladas entre si:
- uma componente de formação teórica pluridisciplinar em Educação distribuída por várias áreas científicas com património reconhecido no pensamento sobre educação (Educação; Psicologia; Currículo; História; Sociologia; etc.);
- uma componente de formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas bem como investigação-ação, fundamentadora de uma postura de cariz investigativo e de intervenção acerca dos problemas e dos fenómenos educativos nos seus vários contextos;
- uma componente marcadamente teórico-prática através das quais se procura promover competências gerais de natureza cognitiva e prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social;
- uma componente de contacto com contextos de exercício profissional através da qual os/as estudantes interagem de forma continuada com profissionais e práticas profissionais nas várias áreas de profissionalização em Ciências da Educação: Educação, Cidadania e Proteção Social; Educação em Contextos de Cultura e Lazer, Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação e Gestão Educacional;
- uma componente opcional livre, de entre a oferta do grupo de Ciências da Educação do Mestrado em Psicologia ou em qualquer 1.º ciclo da UP.